terça-feira, agosto 31, 2010

ATENÇÃO ESTUDANTES-Banco do Brasil passa a operar no Fies.



O Banco do Brasil começa a operar também como agente financeiro do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O programa permite que estudantes de baixa renda financiem sua formação em instituições particulares. Até este ano, o único banco participante do Fies era a Caixa Econômica Federal.

Com a entrada do Banco do Brasil, o MEC acredita que a principal vantagem é o aumento do alcance do programa em função da ampla rede de agências bancárias. O interessado deve primeiro acessar o site do Fies (http://sisfiesportal.mec.gov.br) e se cadastrar. Em seguida, a Comissão de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) de cada instituição deve validar os documentos para que o aluno possa contratar o financiamento.

Hoje, o Fies tem 500 mil contratos ativos. Em 2010, o programa foi reformulado para facilitar o acesso do estudante ao crédito. Agora, o aluno pode pedir o financiamento a qualquer momento e não é necessário aguardar o início de cada semestre, como ocorria antes. Também houve redução dos juros e ampliação do prazo para pagamento da dívida.

10 DICAS PARA VOCÊ REDUZIR OS GASTOS E SOBRAR DINHEIRO NO FINAL DO MÊS

Gaste menos do que ganha
Contabilize seus rendimentos e planeje seus gastos de acordo com seus ganhos. Lembre-se sempre: os gastos devem adequar-se às receitas, e não o contrário!

Faça uma lista antes de sair às compras
A medida ajuda a evitar gastos extras e desnecessários, já que condiciona você a comprar apenas o que está listado. Cuidado para não perder o foco!

Prefira o pagamento à vista
Pagando à vista o salário dos outros meses não fica comprometido e ainda há a possibilidade de descontos com essa opção de pagamento.

Corte os gastos supérfluos
Avalie suas despesas e corte gastos que possam estar prejudicando suas contas. A assinatura da revista que você nunca lê e a mensalidade do clube que você não frequenta são exemplos de cortes que podem, e devem, ser feitos.

Dedique um tempo para planejamento financeiro
Reserve um período na sua agenda para se organizar financeiramente, reveja suas metas, confira extratos bancários, contas a pagar etc. Com dedicação o planejamento tende a funcionar muito melhor.

Tenha um controle mensal dos seus gastos
Elabore uma lista com todas as suas receitas e despesas, separando estas últimas em categorias. Verifique o comprometimento de sua renda com cada uma das categorias de despesas e avalie se os seus gastos estão de acordo com o seu padrão de vida.

Cuidados com financiamentos
Avalie taxas de juro, prazos e outros encargos e verifique se não é mais viável aguardar para comprar o bem à vista.

Controle compras com cartão de crédito
Lembre-se que o cartão é uma forma de comprar agora para pagar apenas daqui a um tempo. No entanto, atrasar ou quitar apenas o pagamento mínimo da fatura pode acabar com o seu planejamento, já que os encargos quando isso acontece são altos e podem comprometer bastante suas contas.

Evite o uso do cheque especial
Nunca considere o limite oferecido pelo seu na modalidade de crédito como parte de sua renda. Os juros são altos e o descontrole pode levá-lo à inadimplência.

Adote o consumo consciente
Diminua o tempo do banho, desligue a torneira ao lavar louça e escovar os dentes, apague luzes de cômodos vazios e não deixei aparelhos eletrônicos em stand-by. Essas são apenas algumas, das muitas dicas que podem colaborar para o seu bolso e para o meio-ambiente.

sexta-feira, agosto 27, 2010

FERIADOS NA COPA DE 2014



Brasília, 26 ago (EFE).- A Câmara dos Deputados está analisando um projeto de lei que, se aprovado, declarará feriados os dias em que houver jogos da seleção pela Copa do Mundo.

A iniciativa é do deputado Felipe Bornier (PHS-RJ), que acredita que a medida pode contribuir para despertar o nacionalismo na população, já que considera o Mundial o "acontecimento máximo de celebração da unidade e de fortalecimento da identidade nacional".

O deputado lembrou que nos dias em que a seleção entra em campo, as ruas ficam desertas e que o comércio mantém as portas "semifechadas". Com o projeto, segundo ele, a intenção é apenas oficializar algo que já acontece na prática em todo o país.

A proposta será estudada pelas comissões de Educação e Cultura, de Turismo e Esporte e de Constituição e Justiça da Câmara, e, caso receba sinal verde, poderá ser aprovada sem necessidade de passar pelo plenário do Congresso. EFE

SAUDE-ÁGUA AJUDA A PERDE PESO



Uma pesquisa realizada pela Universidade Virginia Tech (EUA) por três meses mostrou que as pessoas ingerindo o liquido antes das refeições perderam 7,5 quilos, enquanto os adeptos de uma dieta de baixa caloria conseguiram eliminar "apenas" 5,5 quilos.

O estudo sugere que a água pode ajudar a reduzir as calorias ingeridas por preencher o estômago, fazendo o indivíduo se sentir mais satisfeito, ou tornado menos provável a opção por tomar bebidas açucaradas durante as refeições.

"Eu mesmo não bebo nenhum tipo de liquido durante minhas refeições diarias, isso me ajudou muito a perde peso". Eloy Netto.

quinta-feira, agosto 26, 2010

TSE manda tirar site com propaganda contra Dilma do ar



O Tribunal Superior Eleitoral determinou nesta quinta-feira (26) o fechamento de uma página da internet registrada falsamente com o nome do tesoureiro da campanha da presidenciável Marina Silva (PV). O site estaria sendo utilizado para fazer propaganda "ilícita e degradante" contra a candidata da coligação “Para o Brasil seguir mudando”, Dilma Rousseff, e outros membros de seu partido, o PT - o que viola a Lei das Eleições (9.504/97). O tesoureiro de Marina nega que tenha qualquer participação na criação ou nas publicações do veículo.

Instauração de Inquérito

Além de exigir a retirada do site do ar, o tesoureiro do PV pede que seja aplicada a multa prevista no artigo 26 da Resolução TSE 23.191 – que pode ir de R$ 5 mil a R$ 30 mil. E, também, que seja encaminhada cópia dos autos para o Ministério Público, para instauração de inquérito policial, “diante dos manifestos indícios de práticas criminosas [injúria e calúnia na propaganda eleitoral e falsidade ideológica eleitoral]”.

Decisão

Segundo o ministro do TSE Joelson Dias, os documentos apresentados com a representação “evidenciam a veiculação de propaganda irregular, visto que no sítio constaria mesmo o número de CPF do representante como responsável pelo referido domínio, o que pode, ao menos em tese, levar que se conclua seja de sua autoria o que ali veiculado”.

Ao decidir conceder a liminar, o ministro admitiu que a decisão poderia ser ineficaz, caso não deferida de pronto, “uma vez que, notificado pelo representante, o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (Nic.br) informa que o menor prazo para o cancelar o domínio e alterar os dados seria de dois dias úteis contados do recebimento da documentação necessária”.

“Assim”, concluiu o ministro Joelson Dias, “tenho que a suspensão do sítio deve ser imediata, ao menos até que a segunda representada [Host Location Ltda], onde estaria armazenado, informe sobre o seu autor. Ou, querendo, até que o próprio responsável pela divulgação do sítio eventualmente venha ao processo pleiteando a regularidade na sua manutenção”.

"Isso me lembra uma Prefeitura do interior da bahia que usava nome e cpf de terceiros sem autorização para locar carros e motos, pena que a justiça é lenta por lá"





FONTE:TSE

Prefeitos do PMDB, DEM e PSDB apóiam Wagner em Paulo Afonso

Mais três prefeitos aderiram na tarde desta quarta-feira (25), em Paulo Afonso, ao governador Jaques Wagner, candidato à reeleição, durante o encontro com lideranças políticas, empresariais, sindicais e sociais da região.Presentes à reunião, os prefeitos Pedro Gomes Filho, do PMDB, do município de Pedro Alexandre, João Batista, do DEM de Jeremoabo, e o padre José Francisco dos Santos Teles, do PSDB de Santa Brígida, foram a Paulo Afonso dizer a Wagner que votam com ele.

Pedro Gomes Filho declarou que está ao lado do governador desde setembro de 2009, porque foi atendido em tudo o que pediu. "Senti firmeza, Wagner não é demagogo, não é perseguidor e é trabalhador", declarou. João Batista, por seu turno, disse que mesmo sem ser aliado de Wagner não encontrou dificuldades para a administração de Jeremoabo, "por isso fui conquistado pelo governo".

Já o Padre Teles, informou que Santa Brígida recebeu de Wagner água tratada, boas escolas, saneamento e poços artesianos: "Foram mais de 100 mil metros de tubulação instalados aqui, não posso deixar de apoiar ele".

Satisfeito com os novos apoios, o governador declarou: "Temos que abraçar aqueles que querem se incorporar ao nosso projeto, a gente está raspando o tacho do lado de lá e eles não sabem nem por onde andar. Mas temos que trabalhar porque temos muitos votos para conquistar dos outros candidatos".

FONTE:Site oficial da campanha do Governador Jaques Wagner

terça-feira, agosto 24, 2010

SERTÃO DA BAHIA O POVO VIVE NO ABANDONO

FISCALIZAÇÃO DE TRANSITO

Estive viajando esse último final de semana para a cidade Paulo Afonso-BA em pleno sertão baiano e fiquei impressionado com o abandono das estradas e a falta de segurança e fiscalização de transito, pois o que vi foi uma região totalmente isolada do desenvolvimento, presenciei um transporte alternativo que fazia linha de Canindé/Paulo Afonso, onde transportava os passageiros em cima do veiculo cerca de quatro cinco pessoas correndo risco de morte, pois não tinha nenhum tipo de segurança, lembro-me que a poucos tempo em aqui no estado de Sergipe um caminhão que transportava pessoas na carroceria virou matando mais de 6 pessoas.A falta de fiscalização de transito na Bahia principalmente no sertão a anos e anos que vem sendo prometida por políticos e nunca acontece, pra você ver, da divisa do estado de Sergipe ate a cidade de Juazeiro pela BA 210, é difícil ou impossível ver alguma tipo de fiscalização transito estadual, só vemos um posto Policia rodoviária Federal em Paulo Afonso e mais nada.

SEGURANÇA
O que vemos também é a falta de segurança Publica, pois o que vi também foi impressionante tomei um susto muito grande quando duas pessoas nas proximidades da ponte rio do sal município de Paulo Afonso portando uma arma tipo espingarda em plena BR,"pensei que era um assalto". Isso quando eu estava chegando e no dia seguinte quando voltava para o Estado de Sergipe, outra vez me deparei agora com um homem novamente portando uma arma tipo espingarda e ainda com uma cartucheira no ombro, novamente tomei outro grande susto. E mais uma vez comprovei a falta de segurança que toma conta do sertão baiano.

INFRA-ESTRUTURA
E alem da falta de fiscalização de transito e de segurança o que também ainda me impressionar pois já houve troca de governo e as estradas continua em total destruição a ponte do rio do sal ainda continua quebrada a mais de cinco anos e os buracos só terminam chegando em Juazeiro-BA, pela BA 210.
Imagine o tanto de prejuízo que leva as prefeituras da região referente a saúde pois aja concertos de ambulância muitas vezes não há tempo de salva vidas pois as estradas estão intransitáveis , os comerciantes e feirantes da região já estão cansados de serem assaltados. Fazendo esse relato que presenciei é de fica imaginando que não há policiamento na região, tem sim, mais um contingente mínimo do mínimo, a exemplo da CEPAC, companhia de policiamento na caatinga duas ou três viaturas pra uma região enorme e muito populosa que faz divisa com dois estados, Pernambuco e Sergipe.

Vamos “gravar na mente” as promessas do políticos dessas eleições.

segunda-feira, agosto 23, 2010

Motorista do desembargador de Sergipe abre os olhos



A equipe médica que cuida do motorista do desembargador Luiz Mendonça ficou feliz com a primeira reação de Jailton Pereira, o ‘Cabo Batatinha’ no final da manhã desta segunda-feira, 23. Vítima do atentado na última quarta-feira, 18 na avenida Beira Mar, Jailton abriu os olhos e apertou a mão dos médicos quando solicitado. Apesar do avanço, o estado de saúde do motorista ainda é considerado grave. Mas os médicos já afastam a possibilidade de morte encefálica.

Por telefone, o neurocirurgião que o operou, Dr. Rilton Morais informou ao Portal Infonet que Jailton Pereira, 41, abriu os olhos e fechou a mão. “A situação ainda é muito grave, mas a gente já conseguiu afastar a possibilidade de morte encefálica e isso já é um bom sinal, mas não quer dizer que ele acorde logo e fale”.

O motorista do desembargador continua em coma induzido, mas desde o domingo, 22, que os médicos estão diminuindo a sedação. No sábado à noite ele apresentou
Momento da visita do desembargador Luiz Mendonça ao motorista (Foto: Portal Infonet)
arritmias cardíacas, que foram controladas por meio de medicamentos. Jailton está internado há seis dias na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), do Hospital de Urgência de Sergipe.

Segundo o último boletim emitido pela Assessoria de Comunicação do Huse “continua grave o estado de saúde do paciente Jailton Batista Pereira. Em coma e febril, o motorista do desembargador Luís Mendonça continua sob sedação, respirando com ajuda de aparelhos e mantendo a pressão arterial com medicamentos, mas a equipe médica está otimista”.

Por Aldaci de Souza

VEREADOR ROUBA A CENA EM NOVA GLORIA-BA



Na última Sexta-feira (20) foi inaugurado o comitê do Dep. Luiz de Deus (DEM) na cidade de Gloria, onde marcaram presença o próprio Dep. Luiz de Deus (DEM) do Deputado Estadual Gilberto Brito, do Prefeito de Paulo Afonso Anilton Bastos e de Vereadores e Lideranças de toda a região.
Todo políticos falaram de suas propostas para centenas de pessoas ali presente, mais o que chamou atenção de todos foi o pronunciamento do jovem Vereador Alex, líder da oposição do Município administrado pela Prefeita Vilma Negromonte(PP)em seu discurso olhando atentamente para o povo de sua cidade ele emocionou a todos com um discurso rico de idéias em prol do município, que passa por uma situação caótica(segundo o próprio vereador)perante dois deputados o Vereador roubou a cena e foi muito aplaudido e recebeu muito carinho e abraços de toda comitiva ali presentes e ao descer do palanque muitos populares elogiaram e abraçaram e disseram "você tem um grande futuro vereador, coloque os pés no chão e pense grande, nossa cidade esta de parabéns pelo vereador que elegemos".

sexta-feira, agosto 20, 2010

Jailton Pereira continua em estado grave



Informação foi divulgada no início da noite de ontem sexta-feira, 20, pela assessoria de comunicação do Huse, onde o cabo da PM está internado
20/08/2010 - 19:45

A assessoria de comunicação do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) divulgou no início da noite desta sexta-feira, 20, um boletim sobre o estado de saúde de Jailton Batista Pereira, 41, motorista do Presidente do TRE de Sergipe, Luís Mendonça. Ele permanece em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da unidade, mas sem intercorrências.

Jailton ainda respira com a ajuda de aparelhos, porém, com níveis adequados de oxigenação arterial. Ainda de acordo com o médico intensivista Hélio Sampaio, a pressão arterial está mantida com a ajuda de medicamentos. Um novo boletim será divulgado neste sábado, 21, em horário a ser definido.

Presidente do TRE-SE, Luiz Mendonça visita motorista no Huse







Com a fisionomia de tristeza, o desembargador deu sinais de que fazia orações ao lado do leito do Cabo Batatinha; estado dele ainda é grave
20/08/2010 - 11:56

Luiz Mendonça reza pelo restabelecimento do motorista


Inerte e respirando por meio de aparelhos, num leito da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), o motorista Jailton Pereira (Cabo Batatinha), recebeu a visita do desembargador Luiz Mendonça, da secretária de Estado da Saúde, Mônica Sampaio, da imprensa de Sergipe e de outros estados na manhã desta sexta-feira, 20. Na casião, o médico plantonista afirmou que a situação do cabo da Polícia Militar é gravíssima.

Antes da visita, a secretária Mônica Sampaio e os diretores do Huse, Francisco Claro e Yuri Maia, receberam o desembargador em uma sala, onde conversaram sobre o motorista. Em seguida, a visita foi feita após percorrer vários corredores até chegar à UTI.


Momento da chegada ao leito
Ao chegar ao lado do leito, o desembargador se benzeu e deu a impressão de estar fazendo uma oração em prol do restabelecimento do motorista, que em coma induzido, não teve como apresentar qualquer reação. O desembargador ouviu as explicações do médico de plantão, o Dr. Hélio Carvalho Jr., e como a imprensa acompanhou, a visita teve de ser a mais rápida possível por conta do risco de infecções.

Após ver o paciente, Luiz Mendonça disse que ao ser informado da gravidade do quadro, resta não somente a ele [o desembargador], mas a toda a sociedade rezar pela recuperação do 'Cabo Batatinha'. “Quero agradecer todo o tratamento que tem sido dado ao meu motorista aqui no Huse.

Após o relato de que a situação é grave, digo que com a fé inabalada em Deus, espero que ele se
Médico fala sobre a saúde do motorista atingido por uma bala na cabeça
recupere o mais rápido possível”, ressalta.

Gravidade

De acordo com o médico plantonista, que acompanha o motorista Jailton Pereira na UTI do Huse nesta sexta-feira, “o estado é gravíssimo. Ele está em coma induzido, respirando por aparelhos”. Indagado pelo Portal Infonet se há previsão de começarem a retirar o paciente do coma induzido, Dr. Hélio Carvalho Jr. Informou que não. “O tempo é quem vai determinar à cada dia, à cada hora, por conta da gravidade

da situação”, ressalta acrescentando que o motorista foi operado pela equipe do neurocirurgião, Rildo Morais.

Huse

A secretária Mônica Sampaio explicou que não há necessidade de transferir o motorista para outra unidade hospitalar em Sergipe. “Aqui no Huse, ele está sendo muito bem acompanhado. Aqui é o melhor lugar. Todos os especialistas estão aqui de plantão acompanhando o paciente. São neurocirurgiões, intensivistas, enfim, todo um corpo clínico. Ele está no lugar adequado”, tranqüiliza Mônica Sampaio.

Boletim

O paciente Jailton Batista Pereira, 41, continua em estado
Luiz Mendonça agradece o tratamento ao seu motorista



grave na UTI do Huse. Encontra-se entubado, porém com níveis adequados de oxigenação arterial. A descompressão craniana é considerada satisfatória, ou seja, o cérebro se mantém pulsando e já não apresenta febre. As funções pulmonares e renais estão preservadas.

quinta-feira, agosto 19, 2010

Secretario João Eloy descarta crime político em atentado em SE



A Secretaria de Segurança de Pública de Sergipe informou que está descartada a hipótese de ser crime político o atentado ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), Luiz Antonio Araújo Mendonça, de 61 anos, em Aracaju. Segundo o secretário de Segurança, João Eloy Menezes, foi um crime encomendado - mas não disse por quem. A SSP está investigando o caso.

O PM Jailton Pereira Batista, motorista do desembargador, está em coma induzido na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e seu estado de saúde é grave. Batista, baleado na ação criminosa, foi submetido a uma cirurgia que durou seis horas, na tarde de ontem, no Hospital de Urgência de Sergipe. O desembargador foi liberado na noite de ontem e já está em casa.


O presidente do TRE-SE sofreu um atentado por volta das 8h50 de quarta-feira, na Avenida Beira-Mar, em Aracaju. De acordo com a Polícia Militar (PM), quatro homens encapuzados e armados com pistolas e uma escopeta calibre 12, que estavam em um carro, dispararam contra o veículo em que estava Mendonça.

quinta-feira, agosto 12, 2010

Ficha limpa já tirou 19 definitivamente da disputa



Silenciosamente, a Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/10) já tirou da corrida eleitoral 19 candidatos de maneira definitiva. São os que renunciaram à candidatura após sofrerem impugnação por parte do Ministério Público Eleitoral (MPE) ou então tiveram suas inscrições canceladas pelos partidos antes de serem analisadas pela Justiça Eleitoral. Para esses, a eleição já acabou de fato, Não há mais possibilidade de recurso. A eles, somam-se outros 169 registros até agora que foram indeferidos pelos tribunais nos estados.

O nome mais conhecido dessa lista de políticos definitivamente fora das eleições é o deputado Alceni Guerra (DEM-PR), ex-ministro da Saúde no governo Fernando Collor. Alceni foi condenado por improbidade administrativa e teve as contas rejeitadas por sua administração como prefeito de Pato Branco. Outro nome fora da disputa é o ex-deputado distrital Júnior Brunelli, o deputado da “oração da propina” do mensalão do DF. Os dois renunciaram diante da hipótese de terem suas candidaturas cassadas pela ficha limpa.

Veja a lista completa dos políticos que já estão fora da eleição por conta da filha limpa

Por conta da Lei da Ficha Limpa, os 19 políticos abaixo já estão definitivamente fora das eleições deste ano:

Renúncias:
Acre
Francimar Fernandes de Albuquerque (PT), dep. estadual
Maria Raimunda Ferreira de Carvalho (Dinha Carvalho - PR), dep. estadual

Amapá
Ely da Silva Almeida (PSB), primeiro-suplente de senador

Amazonas
Lupércio Ramos (PMDB), dep. federal

Bahia
Tânia de Freitas Mota Lomes (PMDB), dep. estadual

Distrito Federal
Rubens Brunelli (PSC), dep. federal
Tiago Mendes (PHS), dep. distrital

Pará
Everaldo França Nunes (PPS), dep. estadual

Paraná
Alceni Angelo Guerra (DEM), dep. federal
Luiz Fernandes da Silva (Litro - PSDB), dep. estadual

Piauí
Carlos Henrique Nery Costa (PT), candidato a deputado federal
Marcos Antonio Ribeiro de Sousa Almeida (PTB), dep. estadual

Rio Grande do Norte
Amaro Saturnino (PSDB), dep. estadual

Rondônia
Francisco de Sales Duarte Azevedo (PSDC), dep. estadual
Paulo Moraes (PR), dep. estadual

Santa Catarina
Abel Schroeder (PMDB), candidato a deputado estadual
Giliard Reis (PMDB), dep. estadual

Cancelamento:
Amapá
Jorge Elson Silva de Souza (PCB), dep. estadual
Ocivaldo Serique Gato (Gatinho - PTB), dep. estadual

quarta-feira, agosto 11, 2010

Relação entre o DEM e o PSDB está cada vez mais desgastada

Daniela Almeida

Ivan Iunes

Publicação: 11/08/2010 07:40 Atualização: 11/08/2010 08:00

Falta de recursos, centralização excessiva de decisões estratégicas e crescimento da candidatura petista de Dilma Rousseff abalam a relação dos integrantes do PSDB e do DEM. Ontem, um José Serra (PSDB) irritado bem que tentou varrer para debaixo do tapete a crise entre as duas legendas: “O ti-ti-ti não acaba”, reclamou, durante visita a São Bernardo do Campo (SP). Mas o descompasso vai além de uma simples frase de efeito. Movimentações e declarações recentes evidenciam que os dois grupos aliados já não falam o mesmo idioma. Pior, o volume das reclamações cresce a cada dia. O cardápio do desgaste seria tema de conversa entre o presidente do PSDB e coordenador da campanha de Serra, Sérgio Guerra, e o ex-governador de Minas Gerais Aécio Neves, escalado para tentar contornar as desavenças. O encontro estava marcado para a noite de ontem.

Os ruídos de comunicação entre tucanos e democratas tiveram início nas composições regionais, mas já colocam Serra e o presidente do DEM, o deputado federal Rodrigo Maia (RJ), em mesas distintas. Em pelo menos cinco estados (veja quadro), as duas legendas não se entendem quanto aos rumos na campanha. Em Sergipe e no Rio Grande do Sul, a falta de sintonia, mais do que explícita, é oficial. O quadro se agravou ainda mais com o baixo repasse de recursos da campanha nacional para os estados. Diante da reclamação de Fernando Gabeira (PV), de que daria a mesma “banana” depois das eleições, dispensada a ele agora pelos aliados, Maia recomendou que ela fosse transferida a Serra, pois ele não teria prometido nada ao candidato verde. A fala irritou o presidenciável tucano.

Embora tenha irritado especialmente Serra, os efeitos da frase foram além. Ela atingiu a campanha no Rio de Janeiro e reforçou a reclamação recorrente do DEM de abandono do aliado nos estados em que lidera a cabeça de chapa. “Toda a oposição está reclamando é da campanha milionária do outro lado. A campanha estadual dos nossos adversários é mais forte, especialmente no Nordeste. Em todos os lugares, as pessoas estão reclamando, pedindo mais recursos, mas ainda não temos como combater isso”, admite Guerra.

Para Sérgio Guerra, existe um exagero nas reclamações dos aliados, que teriam sido prejudicados apenas na composição eleitoral no Pará, onde Valéria Pires Franco (DEM) não teve a legenda ao Senado. Em contrapartida, os tucanos teriam sacrificado aliados em Santa Catarina, na Paraíba, no Espírito Santo, em Sergipe e no Rio Grande do Norte em favor dos democratas. “Chegamos a fazer uma intervenção no Rio Grande do Norte para colocar um aliado que favorecesse o acordo com o DEM”, ressalta Guerra. O candidato ao Senado pelo Paraná, Gustavo Fruet (PSDB), admite que há uma tensão entre os aliados, especialmente por conta dos repasses financeiros. “Todos nós enfrentamos problemas, até porque a arrecadação está muito aquém do previsto, mas não adianta sair reclamando. Em campanha é difícil manter a sintonia o tempo todo”, minimiza Fruet.
Outra reclamação recorrente dos aliados é a total inoperância do conselho político montado por Serra, composto pelo próprio candidato e os presidentes nacionais das legendas aliadas (PSDB, DEM, PPS, PTB), além de Aécio e Fernando Henrique Cardoso. Para tentar controlar o incêndio na campanha tucana, Guerra pediu pessoalmente que o ex-governador mineiro intercedesse perante a Rodrigo Maia. Hoje, o presidenciável tucano estará no Rio de Janeiro para dar entrevista ao Jornal Nacional, da TV Globo. O esforço seria para que a viagem incluísse uma conversa apaziguadora entre Serra e o presidente do DEM, mas a agenda ainda não foi confirmada. À imprensa, o democrata desencorajou a viagem.

Situação atual
Confira como andam os rachas entre o DEM e o PSDB nos estados:

Bahia
O deputado federal Jutahy Júnior (PSDB) nunca foi ligado aos aliados do ex-senador Antônio Carlos Magalhães. A morte do senador apazigou as desavenças, mas não o suficiente para o parlamentar se engajar na campanha de um dos herdeiros do carlismo. O candidato a governador Paulo Souto (DEM) reclama da falta de empenho de Jutahy.

Pará
Vice-presidente do DEM, Valéria Pires Franco tinha pretensões reais de concorrer ao Senado. Sonhava ainda com a vice de José Serra (PSDB). Por conta das composições regionais e nacionais, os dois planos acabaram naufragando.

Paraíba
Embora o PSDB esteja fechado com o DEM pela candidatura de Ricardo Coutinho (PSB) no pleito local, o senador tucano Cícero Lucena tem feito movimentos claro em direção a José Maranhão (PMDB). Oficialmente, o parlamentar mantém o apoio ao socialista, mas liberou o suplente, o empresário João Rafael de Aguiar, para embarcar na campanha de Maranhão.

Rio Grande do Sul
A governador Yeda Crusius cortou dobrado por quatro anos com o vice Paulo Feijó, do DEM. O segundo nome do Palácio Piratini liderou um movimento de cassação da titular. A batalha desgastou a relação entre os dois partidos, que romperam oficialmente.

Rio de Janeiro
Tucanos e democratas fluminenses simplesmente não se bicam, e isso desde o início das eleições. A escolha de Índio da Costa (DEM-RJ) como vice de José Serra fez políticos locais do PSDB, como Márcio Fortes e Andrea Gouvêa Vieira, criticarem publicamente o partido. Para azedar ainda mais a relação, os tucanos ainda se uniram ao candidato do Partido Verde ao governo fluminense, Fernando Gabeira, em uma tentativa frustrada de barrar o nome de Cesar Maia (DEM) ao Senado. Com as duas legendas rachadas no estado, falta tudo para a campanha presidencial e para a de Gabeira no Rio. De recursos a materiais de mobilização.

Sergipe
O candidato tucano ao Senado, Albano Franco, sempre preferiu reforçar a campanha à reeleição do petista Marcelo Deda do que apoiar João Alves Filho (DEM). Por conta do movimento de Franco, o PSDB estava pronto para deixar o aliado à deriva. Uma intervenção do diretório nacional garantiu a legenda no palanque de Alves Filho — e minutos preciosos no horário eleitoral. O acordo, contudo, não dobrou Franco. O tucano faz campanha sozinho.