quinta-feira, setembro 30, 2010

QUE MAL EXEMPLO O PT E STF ESTÃO DANDO


PLENÁRIO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL





















Por oito votos a dois, os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) aprovaram, nesta quinta-feira (30), a Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) apresentada pelo PT, pedindo que a Suprema Corte negasse a decisão da Justiça Eleitoral de cobrar do eleitor, no dia da votação, a apresentaçãodo título de eleitor e de um documento de identidade com foto.

Com a decisão, o eleitor não é mais obrigado a levar dois documentos para votar, ou seja, de porte de apenas um documento com foto é possível votar; só com o título de eleitor, não.

Em seu voto, a ministra-relatora do caso, Ellen Gracie, ponderou que a dupla documentação era “desnecessária”. “Entendo que não é cabível que coloque como impedimento ao voto do eleitor (...) [Assim] a ausência do título de eleitor não impediria o exercício do voto”, detalhou a ministra, que teve apoio dos ministros José Antonio Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Joaquim Barbosa, Carlos Ayres Britto e Marco Aurélio Mello.

Antes da conclusão da decisão, a ministra frisou que com a decisão o documento “não se torna inútil”, apenas dispensável. “Quem trouxer o título, será atendido com mais celeridade (...) Segue-se exigindo ambos os documentos, mas a ausência do título não impede o direito de votar”.

Os votos contrários à decisão foram do ministro Gilmar Mendes e do presidente do STF, Cezar Peluso. Mendes pediu vista nesta quarta-feira (29), adiando a decisão sobre o tema para hoje.

A argumentação contrária de Mendes é que “uma liminar a três dias da eleição” seria um fator de “desestabilização do processo eleitoral”.

Já Peluzo, contrariado por fazer parte da minoria, disse: “acabou de ser decretada, a partir de hoje, a abolição do título eleitoral”.

Vale lembrar

O prazo para a solicitar a segunda via do título de eleitor termina nesta quinta-feira. O pedido pode ser feito em qualquer cartório eleitoral, mesmo se o eleitor estiver fora do seu domicílio eleitoral.

Para as eleições deste ano, 135.804.433 brasileiros estão aptos a votar para presidente, governador, senador, deputado estadual, federal e distrital, segundo o TSE.

quarta-feira, setembro 29, 2010

Até dia dia 03 de Outubro de 2010, ninguem pode ser preso! salvo!



Desde ontem 28/09/2010, de acordo com a lei eleitoral, até 48 horas depois do encerramento da votação, nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, salvo em flagrante delito, ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou ainda por desrespeito a salvo-conduto. Já a proibição de prisão de candidatos, fiscal de partido e membros de mesa está em vigor desde o último dia 18. Essas pessoas podem ser detidas ou presas, no entanto, em caso de flagrante delito

MPE PEDE CASSAÇÃO DA CANDIDATURA DE COLLOR



O senador é acusado de usar o jornal e instituto de sua família para divulgar pesquisa eleitoral fraudulenta

Maceió. O Ministério Público Eleitoral em Alagoas (MPE/AL) entrou ontem com uma ação de investigação judicial eleitoral pedindo a cassação da candidatura de Fernando Collor (PTB) ao governo de Alagoas. Collor é acusado de abuso de poder econômico e de utilização indevida de meios de comunicação na realização e divulgação de pesquisa eleitoral fraudulenta.

A pesquisa - publicada pelo Jornal Gazeta de Alagoas e realizada pelo Gazeta Pesquisa (Gape), empresas da família do senador - coloca Collor na frente dos adversários, com dez pontos porcentuais a mais que o levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Opinião e Pesquisa (Ibope).

Enquanto a pesquisa do Gape/Gazeta aponta a liderança de Collor, com 38% da preferência dos eleitores, na do Ibope o candidato do PTB aparece em segundo lugar com apenas 28% das intenções de voto. Já o candidato ao governo Ronaldo Lessa (PDT), que aparece com 23% na pesquisa do Gape/Gazeta, liderara a pesquisa do Ibope com 29%. O levantamento do Gape/Gazeta também é diferente da pesquisa do Ibope com relação à candidatura à reeleição do governador Teotônio Vilela (PSDB). De acordo com o Gape/Gazeta, Vilela teria 16%, enquanto no Ibope o candidato tucano aparece com 24%.

Segundo o que apurou o Ministério Público, ao contrário do determinado pela Resolução 23190/2010 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do informado pela própria Gazeta, a pesquisa do Gape não representou fielmente o eleitorado alagoano. Para chegar a essa conclusão, o Ministério Público examinou todos os 1.055 formulários preenchidos pelo Gape/Gazeta com o resultado das entrevistas feitas durante a pesquisa.

Para o MP, houve deturpação na representatividade da parcela da população que ganha até um salário mínimo com o claro fim de beneficiar o candidato Collor. Essa faixa da população é a que tem maior peso na pesquisa e nela o candidato Fernando Collor tem excelente desempenho, com 41% da preferência, contra 20% de Ronaldo Lessa e 18% de Teotônio Vilela.

Na ação, o Ministério Público requer a cassação do registro de candidatura e a imposição de inelegibilidade pelo prazo de oito anos ao candidato Fernando Collor, pela prática de abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação.

O advogado de defesa de Collor, disse que só vai se manifestar após ser notificado sobre a decisão. O Instituto Gape afirmou que toda a documentação, provando a lisura da pesquisa, está sendo levantada para ser encaminhada à Justiça Eleitoral e ao público de uma forma geral. O objetivo é atestar a legalidade e afastar qualquer dúvida sobre o levantamento.

Vantagem de Dilma se mantém estável em pesquisa CNI-Ibope


















BRASÍLIA (Reuters) - A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, manteve estável sua vantagem na disputa eleitoral, mostrou pesquisa CNI/Ibope, nesta quarta-feira.

Dilma tem 50 por cento das intenção de votos, José Serra (PSDB) aparece com 27 por cento, enquanto Marina Silva (PV) ficou com 13 por cento.

Na pesquisa Ibope divulgada em 24 de setembro, Dilma tinha 50 por cento, Serra 28 por cento e Marina, 12 por cento.

O Ibope entrevistou 3.010 pessoas entre os dias 25 e 27 de setembro, em 191 municípios. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais

(Reportagem de Natuza Nery e Ray Colitt)

DICAS-Pesquisa indica como elaborar um currículo atraente



SÃO PAULO – Um currículo mal elaborado pode prejudicar o profissional na busca por uma nova oportunidade. Antes de encaminhar as informações à empresa, o candidato deve avaliar o número de páginas do currículo, formação acadêmica, objetivo, resumo de qualificações, entre outros aspectos.

Uma pesquisa realizada pela Right Management, com headhunters e Executives Searches, aponta que o número de páginas mais indicado para a construção de um bom currículo é duas.

Na elaboração de um currículo, 79% dos recrutadores disseram que o documento deve conter o resumo de qualificações e descrição dos cargos.

Já no espaço destinado ao objetivo, o profissional deve apresentar tanto o cargo que ele deseja como a área de atuação que está buscando no mercado de trabalho.

Formação acadêmica
Em relação à formação acadêmica, 85,3% dos entrevistados disseram que a pessoa deve citar especialmente os cursos de graduação e especializações. Os cursos não concluídos, mas cursados por um período superior à metade da grade curricular, também podem ser citados.

O candidato pode incluir ainda os cursos complementares, considerados um indicativo de que o profissional é interessado no autodesenvolvimento. Entretanto, os consultores da Right alertam que as informações devem ser pertinentes e os cursos citados devem ser recentes, realizados nos últimos quatro anos.

A data de nascimento e o estado civil também são itens importantes. De acordo com o levantamento, 54,9% dos consultores disseram que devem ser destacados, assim como as realizações e os resultados expressivos alcançados pelo profissional.

Formato ideal
Sobre a maneira mais correta de elaborar o currículo, segundo a opinião de 80% dos avaliadores, é dividir o texto em itens.

A consultora sênior de Transição de Carreira da Right Management, Telma Guido, explica que o profissional deve optar em escrever o texto em formato de tópicos para facilitar a avaliação da empresa.

“O especialista em avaliação de currículo tem de ficar estimulado em ler a informação escrita no documento. O texto em tópicos, além de ser mais prático para o leitor, possibilita a chamada análise dos trinta segundos”, afirma.

Ela acrescenta que este tipo de análise consiste no primeiro contato do avaliador com o currículo, que neste momento precisa encontrar as informações relevantes à vaga e entender quem é o candidato.

Somente em uma segunda etapa será feita a leitura com mais atenção. Outra ressalva sobre o texto em tópico é que o formato favorece uma linha de raciocínio coerente tanto na construção das informações como na leitura do avaliador.

Realizações
Outro destaque do currículo é a menção de realizações e resultados conquistados pelo candidato. O profissional deve ter cuidado ao escrever a conjunção verbal. “O correto é utilizar o verbo substantivado, por exemplo, desenvolvimento de algo ou implantação de algo e não eu desenvolvi ou eu implantei”, aconselha Telma.

Outros resultados
A pesquisa aponta ainda que:

73% das empresas preferem a apresentação do idioma por nível (fluente/avançado/intermediário/básico);

96% disseram que a ordem para apresentação do histórico e experiência profissional deve ser apresentada do último para o primeiro emprego;

96% preferem que as datas de admissão e de desligamento devem ser menciondas por mês e ano;

56% apontam que a melhor forma de apresentar a experiência profissional é por descrição tanto dos cargos como das qualificações;

69% divulgaram que somente as viagens internacionais com propósito de trabalho devem ser mencionadas no histórico profissional.

terça-feira, setembro 28, 2010

NOTICIAS INTERNACIONAIS-"Lula, o Brasil reiventado", afirma a manchete do diário francês.



PARIS (AFP) - "Os rostos do novo Brasil" é o título de um suplemento especial que chega às bancas nesta terça-feira (28) no jornal francês Libération, que ilustra sua primeira página com uma foto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a cinco dias das eleições gerais brasileiras.


"Lula, o Brasil reiventado", afirma a manchete do diário francês, que na margem superior traz as cores da bandeira brasileira.


Através de 10 figuras conhecidas e de cidadãos anônimos, o suplemento de 16 páginas apresenta "os rostos do novo Brasil", um país que Lula "transformou profundamente".


Assim, naturalmente, o primeiro artigo fala sobre a vida e a trajetória sindical e política de Lula, ex-operário metalúrgico que no dia 1º de janeiro de 2003 se tornou o primeiro presidente de esquerda do Brasil - que, impedido constitucionalmente de disputar um terceiro mandato, tenta eleger sua sucessora, Dilma Rousseff.


"O Brasil foi promovido ao status de grande potência emergente atacando a miséria, mas o caminho ainda é longo na direção de um país igualitário", afirma um dos artigos, antes de fazer um resumo da atual situação em várias esferas.


"A educação e a saúde pública precisam de recursos, a violência e o racismo perduram, as minorias têm dificuldades para reconhecer seus direitos e a televisão continua sendo a principal fonte de informação dos mais desfavorecidos", aponta.


Fabíola Derani, professora de história em uma escola secundária pública; Gabriela Leite, ex-prostituta e candidata a deputada pelo Partido Verde; Priscilla de Oliveira Azevedo, policial em uma favela, e Raí Souza Vieira de Oliveira, ex-jogador de futebol, contam suas histórias de vida.


"Ele tem uma voz bonita, de rádio. Eu falo como todo mundo, o que é importante em um país onde as diversidades sociais são tão grandes", diz a apresentadora Fátima Bernardes, que comanda a bancada do principal noticiário da TV Globo ao lado do marido, William Bonner.


As famosas sandálias Havaianas, uma foto do célebre estádio carioca do Maracanã, uma referência ao etanol, símbolo do "preço da independência energética", e Nossa Senhora de Aparecida, santa padroeira do Brasil, encerram a publicação especial, que não foi a única nestas semanas na França.


O jornal francês Le Monde e a revista Los Inrockuptibles também dedicaram números especiais ao Brasil.

Sinceramente nunca ouvir dizer que outro Presidente do Brasil, tenha sido tão respeitado e que tenha tanto chamado a atenção dos olhares das grandes potências Mundiais. Nunca na historia do Brasil ou até mesmo dos paises sulamericanos, um pais emergente como nosso está nos alpes da economia mundial. O governo LULA deu alavancada em todos os setores do pais,vejamos e analisamos bem, LULA chegou ao ponto de ser chamado de "O CARA" respeitosamente, por um dos homens mais importante do mundo, o presidente dos Estados Unidos, Obama, a que ponto chegamos! Parabens Luiz Inacio Lula da Silva, impamente "O PRESIDENTE". Eloy Netto.

Datafolha aponta 2º turno; média ainda dá 55% de votos válidos para Dilma



Pesquisa Datafolha feita nesta segunda-feira aponta queda de Dilma Rousseff (PT) e real possibilidade de haver segundo turno na corrida presidencial. Segundo o instituto, ela perdeu 3 pontos entre quinta-feira e ontem. Mantido esse ritmo de queda, haveria segundo turno, uma vez que a petista, nos números do Datafolha, já entrou na margem de erro de uma vitória em turno único.

Na média das quatro sondagens mais recentes, porém, Dilma ainda ganharia no primeiro turno, com 55% dos votos válidos. Entraram no cálculo da média duas pesquisas feitas pelo Datafolha, uma do Ibope e outra do Vox Populi, todas concluídas nos últimos quatro dias. A média tem a vantagem de diluir eventuais pontos fora da curva em uma sequência de pesquisas, mas é mais lenta para detectar mudanças bruscas de tendência do eleitorado.

Na sondagem feita nesta segunda, o Datafolha aponta uma queda das intenções de voto de Dilma para 46% do total de votos, ou 51% dos válidos. Segundo o instituto, o desgaste da petista, antes limitado aos segmentos mais rico e escolarizado, alcançou o eleitorado que ganha de 2 a 5 salários mínimos. É a primeira vez nesta eleição

que uma pesquisa indica uma mudança de voto que desce a pirâmide social. Até então havia sido no sentido

contrário.

Em comparação ao levantamento anterior do mesmo instituto, aumentaram os eleitores sem candidato (indecisos e quem pretende votar branco ou nulo), de 8% para 11%.

É como se uma parte do eleitorado de Dilma, diante das denúncias e das críticas de Lula à imprensa nas últimas semanas, tivesse ficado em dúvida e estivesse repensando seu voto.

Isso porque, entre os adversários, apenas Marina Silva (PV) se beneficiou da queda de Dilma no Datafolha. Ela foi a 14% no total de votos, ou 16% dos válidos. José Serra (PSDB) continua com 28% no total, e chegou a 32% nos válidos, nas contas do instituto. Os demais candidatos não somaram 1%, mas o instituto não informou se, juntos, atingem esse percentual.

A pesquisa Datafolha contrasta com o tracking diário do Vox Populi (uma média móvel de quatro dias, com amostras diárias de 500 entrevistas). O percentual de Dilma ontem, no tracking, continuava sendo de 49%, como na véspera. Serra seguia com 24%, enquanto Marina mantinha a tendência de crescimento e chegava a 13%.

O Datafolha é o único dos institutos que divulgam pesquisas sobre a eleição presidencial que faz as entrevistas em pontos de fluxo, e não na casa dos eleitores. Por conta disso, o perfil de sua amostra tende a ser um pouco diferente dos demais: capta a opinião de mais pessoas ativas, que saem à rua com frequência.

Teoricamente, esses eleitores são uma espécie de vanguarda das mudança de humor do eleitorado, que demorariam a atingir os mais caseiros. Mas essa é uma hipótese ainda a ser provada.

O movimento que poderia levar a eleição para o segundo turno poderá ser confirmado ou não nos próximos dias. Há três novas pesquisas a serem divulgadas entre hoje e quinta-feira: do Ibope. do Sensus e outra do próprio Datafolha.

domingo, setembro 26, 2010

CGU: punir corruptos depende de novas leis

AE - Agência Estado

A sucessão de escândalos estaduais envolvendo políticos e autoridades com desvio de recursos públicos fez o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Jorge Hage, cobrar fortemente mudanças na legislação do País. Responsável pelo comando do principal órgão de controle do governo federal, o ministro defende que a "sociedade pressione mais o Congresso" para modificar o Processo Penal brasileiro. Na prática, ele quer garantir que os tribunais ganhem agilidade para punir acusados da prática do chamado crime do colarinho branco.



"Muitos corruptos ainda insistem em praticar as mesmas condutas por acharem que o risco de serem presos ainda é baixo", diz Jorge Hage. "Talvez porque não acreditem na condenação definitiva, pois em nosso País, infelizmente, as leis e a jurisprudência dominante permitem a eternização dos processos, e o Supremo Tribunal Federal só admite a prisão após o trânsito em julgado. Vale dizer, nunca", lamenta o ministro.


Por conta do aumento de casos, a CGU vai assinar amanhã um protocolo de cooperação técnica com o Ministério Público Federal (MPF) para ampliar suas ações de combate a crimes de corrupção envolvendo recursos federais. Com isso, passará a haver cruzamentos entre todas as bases de dados que as duas instituições possuem.


Nas últimas semanas, denúncias de corrupção explodiram em vários Estados. No Amapá, durante a Operação Mãos Limpas da Polícia Federal, foram presos o governador Pedro Paulo Dias (PP) e o ex-governador Waldez Góes (PDT), além de outras 16 pessoas. No Tocantins, o Ministério Público investiga a suposta participação do governador Carlos Gaguim (PMDB) num esquema de fraudes em licitações.


Outros escândalos desse tipo também estão sendo investigados no Mato Grosso do Sul e Alagoas. Em Roraima, a compra de votos de eleitores se tornou tão comum que a Justiça Eleitoral local proibiu saques acima de R$ 10 mil para evitar a prática. Além disso, em março, o então governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, renunciou ao cargo depois de ser preso por conta do envolvimento no chamado mensalão do DEM, com pagamento de propinas para deputados distritais e desvio de verbas públicas.

È bom lembrar que essas punições servem tambem para Prefeitos e Vereadores corruptos.
È uma pena que nossa região não esta no rota da CGU, por que se estivesse, ai,ai,ai,ai. Eu iria ver politico se escondendo com "tatu".




ELEIÇÕES 2010- IBOPE E DATAFOLHA TEM NUMEROS DIFERENTES PARA A BAHIA

TIAGO DÉCIMO - Agência Estado

Nova pesquisa Ibope de intenções de voto na Bahia, divulgada sexta(24/09), mostra que a candidatura do governador Jaques Wagner (PT) à reeleição continua crescendo entre os eleitores, ao contrário da sondagem do Datafolha divulgado ontem. O petista agora aparece com 52% das intenções de voto, ante 49% no levantamento anterior, do dia 10. O Datafolha havia apontado queda de 5% nas intenções de voto no governador, que teria 48% hoje.



O candidato do DEM, o ex-governador Paulo Souto, que segundo o Datafolha tem 21% das intenções de voto - crescimento de cinco pontos porcentuais em relação ao levantamento anterior -, tem 15% no Ibope, mesmo índice de duas semanas.


De acordo com o Ibope, Souto está empatado com o ex-ministro da Integração Nacional Geddel Vieira Lima (PMDB), que avançou três pontos e chegou aos 15%. Segundo o Datafolha, Geddel tem 12%. Luiz Bassuma (PV) aparece na pesquisa Ibope com 2%. Os indecisos são 10% e os votos em branco ou nulo, 6%.


As diferenças entre os dados divulgados pelos dois institutos são ainda maiores na disputa pelas duas vagas no Senado. Para o Ibope, quem lidera é Walter Pinheiro (PT), com 35%, seguido por Lídice da Mata (PSB), com 32%, e César Borges (PR), com 29%. Conforme o Datafolha, o primeiro lugar é de Borges, com 29%, seguido por Lídice, com 28% e Pinheiro, com 25%.


Segundo o Ibope, José Ronaldo (DEM) tem 12% das intenções de voto, José Carlos Aleluia (DEM) e Edivaldo Brito (PTB) estão empatados com 9%, Edson Duarte (PV) tem 3%, Zilmar Alverita (Psol) tem 2% e os demais candidatos, 1%. Os indecisos são 41% e os eleitores que declararam votar em branco ou nulo são 13%.


O Ibope informa que a pesquisa foi realizada entre os dias 21 e 23 com 1.512 eleitores de 81 municípios, e inscrita no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 41.452/2010. A margem de erro é de três pontos porcentuais para mais ou para menos.



Tópicos: Eleições 2010, Pesquisa, Ibope, Datafolha, BA,

SAUDE- NEUROLOGISTA ENSINA COMO INDENTIFICAR UMA PESSOA COM DERRAME CEREBRAL

Derrame: memorize as três primeiras letras...S.T.R.
Só leva um instante ler isto...
Disse um neurologista que se levarem
uma vítima de derrame dentro das
primeiras três horas, ele pode reverter
os efeitos do derrame -totalmente.
Ele disse que o segredo é reconhecer o
derrame, diagnosticá-lo e receber o
tratamento médico correspondente,
dentro das três horas seguintes, o
que é difícil.

RECONHECENDO UM DERRAME
Muitas vezes, os sintomas de um derrame
são difíceis de identificar. Infelizmente,
nossa falta de atenção,torna-se desastrosa.
A vítima do derrame pode sofrer severa
consequência cerebral quando as pessoas
que o presenciaram falham em reconhecer
os sintomas de um derrame.

Agora, os médicos dizem que uma
testemunha qualquer pode reconhecer
um derrame fazendo à vítima estas três
simples preguntas:

S* (Smile) Peça-lhe que SORRIA.

T* (Talk) Peça-lhe que FALE ou
APENAS DIGA UMA FRASE SIMPLES. (com
coerência)
(ex : Hoje o dia está ensolarado)

R* (Rise your arms) Peça-lhe que levante AMBOS OS BRAÇOS.

Se ele ou ela têm algum problema em
realizar QUALQUER destas tarefas, chame
a emergência imediatamente e
descreva-lhe os sintomas,ou vão rápido
à clínica ou hospital.

Novo Sinal de derrame -
Ponha a língua fora.

NOTA: Outro sinal de derrame é este:
Peça à pessoa que ponha a língua para fora..
Se a língua estiver torcida e sair por um
lado ou por outro, é também sinal de
derrame.

sexta-feira, setembro 24, 2010

Diap aponta 51 baianos com chances de eleição para Câmara

O Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) divulgou ontem um levantamento em que identificou a chance de eleição de 51 candidatos a uma das 39 vagas de deputado federal da Bahia.

Os partidos com tendência a garantir um maior número de deputados são PT, com doze nomes concorridos e maior posição no ranking; o DEM, com nove, e o PMDB, que possui seis com possibilidade de êxito. Os demais, PR e PP, cada um tem quatro candidatos na disputa acirrada; PCdoB, PDT, PSDB apresentam três postulantes; PTB e PV, dois; e PSC e PRB podem levar um parlamentar cada.

A Câmara Federal apresenta 39 vagas para os baianos. O prognóstico, realizado em todo o Brasil, foi feito com base em informações qualitativas e quantitativas. Entretanto, segundo informações do Departamento, a pesquisa não tem caráter eleitoral, "nem a pretensão de ser conclusivo".

Na lista composta pelo PT, partido que tem na chapa majoritária o governador e candidato à reeleição, Jaques Wagner (PT), aparecem com chance de reeleição os candidatos Sérgio Barradas Carneiro, Nelson Pelegrino, Geraldo Simões, Luiz Alberto e Zezéu Ribeiro. Entre os novos com probabilidade de serem eleitos são listados Emiliano José e Josias Gomes, Walmir Assunção, Waldenor Pereira, Rui Costa, Afonso Bandeira e Amauri Teixeira. Desses, dois já passaram pelo Congresso - Emiliano e Josias.

No prognóstico do Diap, o DEM do candidato ao governo Paulo Souto tem a chance de levar três novos nomes, sendo citados Gerson Gabrielli (sem cargo eletivo), Luiz de Deus e José Nunes - ambos são deputados estaduais. Já na lista da reeleição aparecem ACM Neto, Cláudio Cajado, Fábio Souto, Jorge Khoury, Luiz Carreira e Paulo Magalhães.

O PMDB de Geddel Vieira Lima - terceiro partido na relação, leva os veteranos Colbert Martins, Marcelo Guimarães Filho, Veloso e Severiano Alves. Entre os novos são citados os nomes de Lúcio Vieira Lima e Arthur Maia.

Lista traz a volta de nomes conhecidos
Partido aliado no campo local ao projeto de Geddel, o PR apresenta quatro com possibilidade de reeleição. Entre os candidatos citados estão João Carlos Bacelar, José Rocha, Tonha Magalhães e Maurício Trindade. O PP, coligado ao PT de Jaques Wagner, apresentou os nomes de João Leão, Mário Negromonte e Roberto Britto como reeleitos e o deputado estadual Luiz Argolo como novo integrante na Câmara Federal.

No PDT, sigla também aliada ao projeto do PT, aparecem José Carlos Araújo, Marcos Medrado e Félix Jr. Já o PSDB, também com três nomes, pode apresentar a reeleição de João Almeida e Jutahy Junior e como novo integrante na Câmara dos Deputados, o ex-prefeito de Salvador Antonio Imbassahy. O histórico PCdoB pode oferecer a chance de reeleição para a deputada Alice Portugal e o deputado Daniel Almeida. Entraria como novo nome o deputado estadual Edson Pimenta.

O PTB pode trazer a volta de dois nomes à Câmara Federal: Benito Gama e Jonival Lucas. O Partido Verde, do candidato Luiz Bassuma, é citado com possibilidade de reeleger Edgar Mão Branca e eleger Rose Bassuma. O PRB pode levar à reeleição de Marcio Marinho.

Com informação da tribuna da Bahia

domingo, setembro 19, 2010

MAIS UM COMITÊ É INAUGURADO EM CHORROCHÓ

Foi inaugurado na ultima terça-feira (14/09), em Chorrochó o comitê da coligação “a Bahia tem pressa" que contou com a presença do candidato a deputado estadual Pedro Tavares (PMDB). A coligação conta com o apoio do ex-prefeito José Juvenal, o vereador Oscar Araújo e ex-vereador Wellington de Walmir entre outros militantes, seu representante maior da região é o prefeito de Abaré Delísio Oliveira.
O público presente superou a expectativa, deixando os candidatos do atual prefeito de Chorrochó frustrados, pois na semana passada inauguraram seu comitê com pouquíssimas pessoas e com pouco entusiasmo, mais é bom salientar, que, os ppistas sempre têm um jeitinho de reverter o quadro de uma noite para o dia, e ultimamente sempre saem ganhando na contagem dos votos.
Rebatendo as críticas feitas pelo candidato Mário Negromonte (PP), onde ele diz que o candidato ao governo Geddel Vieira (PMDB) "estava morto”, o vereador Oscar se expressou dizendo que "Geddel não está morto e vai ser governador da Bahia, agora o que Geddel tem de qualidade falta no dep. Mário Negromonte. Geddel Vieira não fica arrastando a cachorra (mala) pulando de galho em galho, atrás de quem ganha as eleições para se aliar, como o deputado federal Mario negromonte (PP) faz".
O prefeito de Abaré Delísio fez duras críticas ao deputado ppista e principalmente ao prefeito de Chorrochó Humberto Gomes (PP) referente aos escândalos que vem sendo denunciado rotineiramente pelo vereador Beto de Arnóbio (PT) e diz que o prefeito de Chorrochó tem preguiça de trabalhar.



FALANDO AINDA DE FORMAÇÃO DE COMITÊ, O PREFEITO JÁ CONTA NOVAMENTE COM OS APOIOS DOS "ARREPENDIDOS" EX-VEREADORES BENEVALDO E DO LÍDER POLÍTICO DA VÁRZEA DA EMA JOSÉ AMÉRICO.

sábado, setembro 18, 2010

Delegados estariam envolvidos em atentado contra o desembargado de Sergipe.





O presidiário Joélio Santos Almeida, preso há um ano e meio na Cadeia Territorial de Nossa Senhora do Socorro, sob acusação de ter cometido 11 estupros, teria sido o autor de uma suposta carta em que aponta o diretor da unidade prisional Rosman Pereira dos Santos e mais três delegados da Polícia Civil, “de fazer parte de uma facção criminosa que inclusive teria ordenado a morte do desembargador Luiz Mendonça”. Essa informação será checada pelo delegado responsável pelo inquérito Thiago Leandro de Oliveira, ao ressaltar que tudo está sob sigilo. Ele garantiu que todas as informações que chegam para a polícia a respeito do caso são checadas. “Não desprezamos nada e qualquer nome que seja citado, não importa quem seja, é investigado”, assegurou.

Hoje, ao completar um mês do atentado contra Luiz Mendonça, presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em Sergipe, a acusação do presidiário é o único fato relevante nesse imbróglio que desafia a Secretaria de Segurança Pública (SSP). A investigação é feita por quatro delegados da instituição e outro da Polícia Federal, e mais 15 agentes das duas instituições. De acordo com Thiago Leandro, nem mesmo os outros policiais civis que não estão na apuração desse caso não têm qualquer tipo de informação. “Nós nos reportamos somente ao superintendente [João Batista] ou ao secretário João Eloy”, afirmou.

A denúncia do Joélio Santos Almeida é apenas uma, entre as muitas que a polícia tem recebido de presidiários a respeito do atentado contra Luiz Mendonça. “São presos que querem algum benefício dentro da prisão”, disse Thiago Leandro. Segundo ele, o inquérito “está bem grosso”, ao se referir ao número de páginas, mas não especificou exatamente quantas são. O delegado também não disse quantas pessoas já foram ouvidas até este momento ou quantas vezes o desembargador Luiz Mendonça foi procurado pela polícia. “Tudo é sigilo, tudo é sigilo”, afirmou.

O inquérito tende a ficar maior, porque a acusação de Joélio vai ser apurada. A denúncia foi tornada pública pelo próprio diretor da unidade prisional, Rosman Pereira, que no dia 15 de setembro, às 14h47 prestou uma queixa na 5ª Delegacia Metropolitana. Rosman diz que essa acusação não passa de uma calúnia do presidiário que, isolado na Cadeia de Socorro, quer transferência para outra unidade prisional. De acordo com Rosman, Joélio teria redigido uma carta e nela aponta três delegados da Polícia Civil. Na queixa, Rosman disse que “a carta teria sido levada a uma suposta autoridade pelo servidor da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), Jobson de Oliveira Costa”.

Ontem, Rosman classificou a acusação de um “disparate” e que, além de procurar a polícia, abriu um procedimento interno na Cadeia para interrogar o preso e ainda solicitou que a Corregedoria da Sejuc ouça o servidor Jobson de Oliveira, o que deve ocorrer na segunda-feira. Rosman apenas sabe que existe um a carta, mas que não a leu e credita toda essa história a uma invencionice. Isso porque na Cadeia Territorial os presos só assistem na televisão programas educativos durante as duas horas de banho de sol.

Estado de saúde do cabo

A Assessoria de Comunicação do Hospital João Alves Filho informou na tarde de ontem que, prestes a completar um mês de internação, o paciente Jailton Batista Pereira, motorista do desembargador Luiz Mendonça e vítima do ataque, recebeu alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e será encaminhado a um leito da Unidade Semi-intensiva.

De acordo com a nota divulgada pelo hospital, a equipe médica que acompanha o caso disse que o quadro clínico do cabo apresentou evolução suficiente e que justifica tal remoção. Segundo o neurocirurgião Rilton Morais, nesta nova ala Jailton terá maior contato com familiares e amigos, essencial para a sua reabilitação.

Ainda segundo as informações passadas pelo hospital, o paciente está traqueostomizado, sem nenhum sinal de infecção e com pressão arterial controlada. Ele continua respondendo a alguns estímulos de forma esporádica, mas ainda não consegue se comunicar verbalmente. Na Unidade Semi-intensiva, Jailton seguirá acompanhado de uma equipe interdisciplinar e do aparato tecnológico necessário ao seu tratamento. Apesar da melhora considerável, seu estado de saúde ainda é considerado delicado.

TEXTO: Antonio carlos garcia/ foto Marcos Vieria

sexta-feira, setembro 17, 2010

ALUNOS E PROFESSORES DO COLÉGIO ESTADUAL DE CARAÍBAS REALIZAM CULMINÂNCIA DO PROJETO CAPOEIRA ARTE E CULTURA







ALUNOS E PROFESSORES DO COLÉGIO ESTADUAL DE CARAÍBAS REALIZAM CULMINÂNCIA DO PROJETO CAPOEIRA ARTE E CULTURA.

Aconteceu no Distrito de Caraíbas Município de Chorrochó-BA,a culminância do PROJETO CAPOEIRA ARTE E CULTURA.
O Colégio Estadual de Caraíbas trabalhou com o projeto Didático, Capoeira Arte e Cultura.
Tendo em vista a necessidade de realizar um projeto voltado para a capoeira é que os professores do Colégio Estadual de Caraibas resolveu levar aos alunos e a toda comunidade através de apresentações informações básicas sobre a capoeira, Um dos principais objetivos do projeto era mostrar para os alunos e a comunidade que a capoeira é uma pratica cultural que deve ser inserida no currículo escolar, haja vista que a capoeira é mais uma opção nas escolas e ressaltando ainda que já temos visto muitos trabalhos significativos decorridos de ações como essa.

Alunos e professores da Escola se empenharam bastante nesse projeto e foi muito proveitosos, pois a comunidade local compareceu em grande numero, todos ficaram satisfeitos com os trabalhos realizados.

FONTE: juninho chorrocho

José Serra teria se irritado com perguntas e ameaçado deixar entrevista na TV



O candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, teria se irritado com perguntas durante a gravação de uma entrevista para o programa "Jogo do Poder", da CNT, nesta quarta-feira (15), e ameaçado deixar os estúdios. O tucano não teria gostado de perguntas sobre a quebra de sigilo de aliados do partido e seu desempenho nas últimas pesquisas eleitorais, informa O Dia Online.

O candidato disse que eles "estavam perdendo tempo falando daqueles assuntos", enquanto podiam dar ênfase aos seus programas de governo.

Após a apresentadora Márcia Peltier citar que a quebra de sigilo teria acontecido em 2009, antes do anúncio das candidaturas à Presidência, Serra reclamou: "que antes da candidatura, Márcia? Nós estamos gastando tempo aqui precioso, estamos repetindo os argumentos do PT, que você sabe que são fajutos". Peltier tentou prosseguir a entrevista, mas Serra levantou-se e ameaçou sair do estúdio, "eu não vou dar essa entrevista, você me desculpa, apague a TV pra gente conversar", afirmou o candidato.

A apresentadora pediu que as câmeras fossem desligadas, enquanto Serra questionava a produção do programa: "porque isso aqui está parecendo montado". "Montado para quem? Aqui não tem isso", defendeu a jornalista. Segundo o tucano, ele esperava por perguntas sobre política e economia, ao contrário da insistência em assuntos ligados à Receita Federal e intenções de voto.

Após conversa reservada com Márcia e o apresentador Alon Feuerwerker, Serra retornou à entrevista, respondendo sobre economia, saúde e saneamento básico.

Questionado por jornalistas presentes na gravação sobre sua reação irritada, o candidato do PSDB negou o fato e afirmou estar apenas "com estômago ruim" porque não tinha tomado café da manhã.

De acordo com a assessoria de imprensa da CNT, as perguntas que incomodaram Serra serão mantidas na edição, transmitida nesta quarta-feira, a partir das 22h50. Já o jornalista Ricardo Noblat afirmou, em seu blog, que a conversa do candidato com os apresentadores não irá ao ar porque aconteceu durante o intervalo das gravações.

FONTE:portalimprensa.uol.com.br

quinta-feira, setembro 16, 2010

POLICIA- ATENTADO AO DESEMBARGADO DE SERGIPE-SSP DE SERGIPE E BAHIA NEGA PRISÃO DE SUSPEITO




A Secretaria da Segurança Pública (SSP) emitiu nota oficial ontem à tarde para negar a prisão de suspeito relacionado ao atentado contra o desembargador Luís Mendonça, presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SE) e o cabo Jailton Batista Pereira, da Polícia Militar. O crime ocorreu no último dia 18 de agosto, na Avenida Beira-Mar, zona sul, e ainda está sob investigação sigilosa da polícia sergipana.
Por volta das 15h de ontem, circularam informações divulgadas no site Twitter, segundo as quais um sobrinho do desembargador teria sido o mentor do crime e preso na cidade de Barreiras, no oeste da Bahia. Segundo a nota, o secretário da Segurança, João Eloy de Menezes, levantou a veracidade da informação junto ao secretário da Segurança da Bahia, delegado César Nunes, que apurou o fato junto à Delegacia de Barreiras e também negou a possível prisão. Os delegados que tratam do caso, ligados ao Complexo de Operações Policiais Especiais (Cope), também negaram a informação.
A nota frisa que a polícia continua com o processo investigativo a fim de elucidar o caso no menor período de tempo possível. O atentado completará um mês no próximo sábado e estaria com as investigações concentradas em Alagoas, estado onde está registrado o carro usado pelos criminosos no dia do crime. A bordo dele, quatro homens armados de pistolas e escopetas calibre 12 dispararam 37 tiros contra o carro oficial do Tribunal de Justiça que o levava para o trabalho. Mendonça não se feriu, mas o cabo Jailton - seu motorista particular - foi baleado na cabeça e, desde então, está em coma induzido na UTI do Hospital de Urgência João Alves Filho (Huse). (Gabriel Damásio)

quarta-feira, setembro 15, 2010

AS FORMAÇÕES DOS COMITES DE CHORROCHÓ

Foi inaugurado no ultimo sábado 11 de setembro, em chorrochó,o comitê dos deputados Mario negro monte, candidato a deputado federal (PP) e seu filho, Mario Junior candidato a deputado estadual (PP),que são apoiados pelo prefeito Humberto Gomes e seu vice Paulo de tático e vereadores de seu grupo e representantes políticos e militantes dos povoados e distrito.
Foi uma inauguração com poucas pessoas sem muita expressão, pois o povo já sabe de muito tempo qual seriam os candidatos do grupo do prefeito, mais com algumas exerções! O exemplo do vereador Euzébio Araujo que não esta apoiando o deputado estadual Mario Junior, e sim o deputado Roberto Carlos (PDT). Mais todos com o mesmo governador Jaques Wagner (PT). Apos a inauguração por coincidência houve shows artísticos com bandas locais, não sabemos informar se o show foi em virtude da inauguração ou das comemorações da festa de emancipação política do município que seria realizada nos outro dia domingo 12. Pois no que consta na lei de nº 9.504/97, art.39§7º são proibidas a realização de showmício e de evento assemelhado para promoção de candidato e a apresentação, remunerada ou não, de artistas com finalidade de animar comício e reunião eleitoral.
curioso! O comitê é vizinho a outro comitê dos deputados, Roberto Carlos candidato a deputado estadual e do candidato a deputado federal Luiz de deus (dem) que recebe o apoio do empresário João de Isaac e a pouco mais de 40m do comitê do PT, dos candidatos Josias Gomes (PT) candidato a deputado federal, Paulo Rangel candidato a deputado estadual todos apoiado pelo vereador Beto de arnobio. a candidata Luiza maia (PT) é apoiada pela vaqueira Adriana. Falando em comitê! Esta faltando o comitê do ex- prefeito José Juvenal, o vereador Oscar Araujo e do ex-vereador welliton que ambos apóiam o grupo de do candidato geddel vieira (PMDB) a governo do estado e seus respectivos candidatos a deputados.
bem essa é uma visão rápida de como estão os políticos de chorrochó e seus apoios aos candidatos das eleições 2010.

MPF investiga cédulas falsas em terminais de auto-atendimento em sergipe



Na manhã desta quarta-feira, 15, o procurador tomou o depoimento de dois vigilantes de uma empresa de transporte de valores e tesouraria.
Desde janeiro deste ano, o Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) instaurou procedimento, para apurar a notícia de que os terminais de auto-atendimento bancário estariam fornecendo algumas cédulas falsas. A notícia surgiu em inquéritos da Polícia Federal (PF), que apuram o crime de moeda falsa, em que os cidadãos declararam haver sacado as notas falsas nos terminais.

O procurador da República Paulo Gustavo Guedes Fontes, que instaurou o procedimento, requisitou informações a alguns bancos e no dia 23 de julho realizou reunião envolvendo os setores de tesouraria e operacional de algumas instituições financeiras, ocasião em que lhe foi explicado o procedimento de abastecimento dos terminais.

Na manhã desta quarta-feira, 15, o procurador tomou o depoimento de dois vigilantes de uma empresa de transporte de valores e tesouraria.

O procurador pretende manter contatos com o setor competente do Banco Central e da Polícia Federal para verificar se os bancos e as empresas de transporte de valores e tesouraria estão adotando procedimentos de segurança suficientes para evitar tais ocorrências. Um desses procedimentos seria a adoção da conferência mecanizada da autenticidade das cédulas, através do maquinário apropriado, o que, segundo as apurações realizadas até aqui, só é feito pelo Banco do Brasil.

"O que não deve acontecer de maneira alguma é o cidadão sacar notas falsas nos terminais, ficando sujeito a vexames e até a procedimentos criminais quando vier utilizar, sem saber, a nota falsa", declarou o procurador.

Fonte: Ascom/MPF

sexta-feira, setembro 10, 2010

GOVERNADOR DO AMAPA PEDRO PAULO DO (PP) E SEU VICE WALDEZ GOES DO (PDT) SÃO PRESOS PELA POLICIA FEDERAL




O presidente do Tribunal do Justiça do Amapá, desembargador Dôglas Evangelista Ramos, 67, assumiu hoje o governo do Estado após a prisão do atual governador.

Na manhã desta sexta-feira, o governador do Estado, Pedro Paulo Dias (PP), foi preso na operação Mãos Limpas, realizada pela Polícia Federal, que cumpriu 18 mandados de prisão por suspeita de desvios de repasses da União. Entre os suspeitos presos estão empresários, políticos e servidores do governo estadual.

O atual governador era vice de Waldez Góes (PDT), que deixou o governo em abril para concorrer ao Senado. O ex-governador também é um dos presos na operação realizada hoje.

Com a prisão de Pedro Paulo, na linha de sucessão estava o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Jorge Amanajás (PSDB), mas como ele concorre ao governo do Estado, se tornaria inelegível se assumisse o cargo. Amanajás foi uma das 87 pessoas que tinham mandados de condução coercitiva e foram ouvidos pela Polícia Federal sobre o desvio de recursos.

O governador do Amapá, Pedro Paulo Dias (PP), e o ex-governador Waldez Góes (PDT) foram presos pela PF

Natural de Barreiras (BA), o desembargador Ramos, que assume o governo, destaca em seu currículo que é um homem de origem humilde, foi sapateiro de profissão e se formou em direito pela UnB (Universidade de Brasília). Fez carreira no Judiciário de Rondônia e Amapá. Desde a saída de Góes, o desembargador vinha assumindo a função de vice-governador na ausência de Dias.

Segundo a Polícia Federal em Macapá, os presos na operação serão levados para Brasília às 17h.

De acordo com a PF, as investigações da operação revelaram indícios de um esquema de desvio de recursos da União que eram repassados à Secretaria de Educação do Amapá, provenientes do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) e do Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental).

Durante as investigações, foi constatado que a maioria dos contratos administrativos firmados pela Secretaria de Educação não respeitava as formalidades legais e beneficiava empresas previamente selecionadas.

Apenas uma empresa de segurança e vigilância privada manteve contrato emergencial por três anos com a Secretaria de Educação, com fatura mensal superior a R$ 2,5 milhões, e com evidências de que parte do valor retornava, sob forma de propina, aos envolvidos.

Durante as investigações, constatou-se que o mesmo esquema era aplicado em outros órgãos públicos.

Segundo a PF, foram identificados desvios de recursos no Tribunal de Contas do Estado do Amapá, na Assembleia Legislativa, na Prefeitura de Macapá, nas Secretarias de Estado de Justiça e Segurança Pública, de Saúde, de Inclusão e Mobilização Social, de Desporto e Lazer e no Instituto de Administração Penitenciária.

APOIO DE LULA

Waldez Góes (PDT) tinha o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva apesar da posição contrária do PT do Estado. Ele também tem o apoio da presidenciável Dilma Rousseff (PT).

Que "bobeira"Goleiro comemora defesa antes da hora e se dá mal



Pelas oitavas da Copa do Rei, no Marrocos, uma cena engraçadíssima ganhou o mundo: em uma disputa de pênaltis entre o Maghreb de Fès e o FAR de Rabat, o goleiro do segundo aprendeu da pior forma possível que não basta só defender a penalidade, mas também comemorar na hora certa.

Khalid Askri saltou bem para pegar a cobrança do jogador do Maghreb. Cheio de si, levantou rapidamente e foi comemorar com a galera. Bateu no peito, deu beijo no escudo do clube... mas tinha um pequeno problema: a bola não tinha parado de se mover, e foi morrer dentro do gol!

Além da gafe, o goleirão teve que engolir a eliminação do FAR por 7 a 6. Que dureza de lição, hein? Veja o video nesse link abaixo.

http://www.youtube.com/watch?v=TfzRy0WYfno&feature=related

http://br.esportes.yahoo.com/colunas/goleiro-comemora-defesa-antes-hora-mal-esportes-682.html

quinta-feira, setembro 09, 2010

Exigência de FIADOR para o FIES vai acabar



A exigência de fiador no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) vai acabar. Medida provisória já publicada permite a criação de um fundo garantidor para as instituições, com o fim de substituir o sistema de fiança e facilitar o acesso à educação superior.



A medida provisória deverá ser regulamentada até o fim de setembro, com regras definidas pelos ministérios da Educação e da Fazenda. A adesão das instituições ao fundo garantidor será voluntária; portanto, o fiador será necessário naquelas que não optarem pelo fundo.



Hoje, cerca de 800 instituições participam do Fies. Até o fim de 2009, foram fechados 562 mil contratos. Só este ano, foram firmados 47 mil, com a reformulação do programa. O novo formato do Fies facilitou a tomada do financiamento por parte dos estudantes. Além das inscrições permanentemente abertas, o que permite que o aluno solicite o financiamento em qualquer época do ano, os juros baixaram para 3,4% ao ano e o prazo para quitação do empréstimo foi ampliado (três vezes o tempo de duração do curso, acrescido de doze meses).

informações do MEC

Acesso de brasileiros à internet cresce 113% em quatro anos, diz IBGE



A rede mundial de computadores já é acessada por 41,7% da população acima de dez anos, o equivalente, em números absolutos, a 67,9 milhões de pessoas, segundo dados da Pnad 2009 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O número representa crescimento de 112,9% na comparação com os 31,9 milhões de usuários registrados em 2005 (20,9% da população).

Em 2008, 34,8% das pessoas acima de dez anos, ou 55,9 milhões, tinham acessado a rede mundial de computadores. A Pnad foi feita na última semana de setembro de 2009.

Os mais jovens são os que mais utilizam a internet. Do total da população de 15 a 17 anos, 71,1% tiveram acesso à rede de computadores em 2009. Um ano antes, essa proporção era de 62,9%, e em 2005, não passava de 33,7%.

Os dados de 2009 indicam que 68,7% da população de 18 a 19 anos acessaram a internet no ano passado; entre as pessoas de 20 a 24 anos, foram 68,7% de internautas. Para a população de 25 a 29 anos, tal proporção não passa de 53,7%.

A menor proporção coube à população acima de 50 anos. Apenas 15,2% tiveram algum tipo de acesso à rede mundial de computadores. Essa faixa etária, no entanto, apresentou a maior expansão entre os grupos pesquisados, com alta de 138% entre 2005 e 2009.

Entre as regiões, o Sudeste se manteve com a maior proporção de usuários. Em 2009, 48,1% da população local acessou a rede, ante 26,2% observados em 2005. No Nordeste, 30,2% se conectaram em 2009. Quatro anos antes, foram apenas 12%.

quarta-feira, setembro 08, 2010

CHORROCHÓ 56 ANOS DE AMANCIPAÇÃO POLITICA


O LINDO AMANHECER DE CHORROCHÓ
(PRAÇA DO CRUZEIRO)














NO PROXIMO DOMINGO DIA 12 DE SETEMBRO CHORROCHÓ-BA COMPLETARÁ 56 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLITICA COM MUITA ALEGRIA E EVENTOS DURANTE O DIA SE ESTENDENDO PELA NOITE COMO: DESFILE CIVICO, SHOWS ARTISTICOS E APRESENTAÇÕES CULTURAIS, REALIZADA PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO.
DESTE DE 12 DE SETEMBRO DE 1954, CHORROCHÓ-BAHIA DEIXOU DE SER POVOADO DA MUNICIPIO DE CURAÇA SE TORNANDO CIDADE. CHORROCHÓ TEM 2.648 KM² DE EXTENÇÃO FAZENDO LIMITE COM OS MUICIPIOS DE ABARÉ, RODELAS, MACURURE E CURAÇA, BANHADO PELO RIO SÃO FRANCISCO FAZENDO DIVISA COM O ESTADO DE PERNANBUCO COM A CIDADE DE BELEM DO SÃO FRANCISCO.
TEM UM DISTRITO, BARRA DO TARRACHIL, TRES POVOADOS: SÃO JOSÉ, CARAIBAS E VARZEA DA EMA, A POPULAÇÃO ESTIMADA SEGUNDO O IBGE DE 2009: 11.022 HABITANTES, CLIMA SEMI-ARIDO, DISTANTE DA CAPITAL SALVADOR 496 km, NOME DE XOROXÓ DE ORIGEM INDIGENA REFERE-SE AO RIACHO GRANDE, CIDADE OSPITALEIRA DE UM POVO ALEGRE. AS PRIMEIRAS CASAS INCLUSIVE A IGREJA DO SENHOR DO BOMFIM FOI CONSTRUIDA POR “ANTONIO CONSELHEIRO” NO ANO DE 1877.
SUA PRINCIPAL FONTE DE RENDA É A AGRICULTURA E COMERCIO, BIOMA CAATINGA, TEM COMO SUAS PRINCIPAIS FESTA E EVENTOS, A PROPRIA FESTA DE EMANCIPAÇÃO POLITICA (QUANDO A PREFEITURA REALIZA) FESTA EM ADORAÇÃO AO SENHOR DO BOMFIM NO MÊS DE JANEIRO, MICARETA EM MAIO “CHORROFOLIA”, FESTA DOS VAQUEIROS NO MÊS DE JULHO E AGORA PELA SEGUNDA VEZ A EXPOSIÇÃO DE CAPRINOS E OVINOS NO MÊS DE NOVEMBRO AMBAS REALIZADAS PELA ASSOCIAÇÃO DOS VAQUEIROS DE CHORROCHÓ.
CHORROCHÓ 56 ANOS DE HISTORIA, POVO ORGULHOSO, MESMO PARA AQUELES QUE NÃO RESIDEM MAIS EM SEU BERÇO, MAIS ONDE ESTÃO NUNCA SE ESQUECEM DE SUA TERRA NATAL PESSOAS ESSAS MORANDO HOJE EM OUTRAS CIDADES, ESTADOS E ATÉ MESMO EM OUTROS PAISES, E AO LHE PERGUTAREM DE ONDES ELE É? NÃO SE OMITEM EM DIZER “SOU DE CHORROCHÓ”, MUITOS ATÉ IRONIZAM, QUEM NASCE EM CHORROCHÓ É O QUE? “CHORROCHOENSE” DE CORAÇÃO. FELIZ ANIVERSARIO CHORROCHÓ.

sábado, setembro 04, 2010

Adrianinho foragido da policia sergipana, preso em Chorrochó é absorvido de crimes



O foragido da Policia sergipana Adriano de Jesus santos "Adrianinho" que era foragido do Complexo Penitenciário Manoel Carvalho Neto (Copemcan), em São Cristóvão-SE, de onde fugiu em fevereiro, vestido de mulher. Ele foi preso em Março de 2009 em Chorrochó pela policia do estado de Sergipe.

"Adrianinho", 27, que já é condenado a 28 anos de reclusão pelos crimes de roubo e porte ilegal de arma, voltou a sentar no banco dos réus, desta feita em um processo por homicídio. O julgamento começou às 8 horas de ontem, no fórum de Itabaiana, e foi presidido pela juíza Iracy Ribeiro Mangueira Marques. O crime aconteceu na madrugada dia 11 de julho de 2004, nas imediações do bar A Deusa do Asfalto, e teve como vítima Reginaldo Bispo dos Santos. O acusado contou com o auxílio de Manoel Messias Lourenço dos Santos, que já é falecido. Mesmo com um histórico não favorável, o réu foi absolvido desse crime, por quatro votos a três. Depois do julgamento, Adrianinho voltou para o presídio do Santa Maria, em Aracaju.

Consta no processo que no dia do ocorrido a vítima estava em frente ao bar acompanhada do sogro, José Vicente da Mota, onde a companheira vendia churrasquinho, quando teria visto um cachorro e comentado que até o animal queria ir ao cabaré. Manoel também passava pelo local, entendeu que estava sendo afrontado por Reginaldo e armado com um revólver foi tomar satisfações, chegando a efetuar vários disparos. Testemunhas contaram que Adriano também atirou, atingindo a vítima nas costas.

Em seguida, ele e o comparsa ainda obrigaram um homem que estava no bar a entregar as chaves da moto, que foi utilizada na fuga. Ainda de acordo com os autos, Manoel e Adriano, ao perceber que populares tentavam socorrer Reginaldo, efetuaram disparos e fizeram ameaças, só deixando o local depois de constatar que a vítima estava morta. Adriano é conhecido na região pela frieza com que pratica os crimes. Em um deles, que conta com riqueza de detalhes, matou um homem em uma vila, decepou a cabeça e ficou chutando pelo local. Questionado se estava arrependido, chegou a dizer que só não fez o gol porque era ruim de bola.

ELEIÇÕES EM ALGUNS ESTADOS DO NORDESTE PODEM SER DECIDIDA NO PRIMEIRO TURNO



A coluna publica um diagnóstico das eleições em todo o país, a partir de levantamento feito pelo UOL Eleições a um mês do pleito de 3 de outubro levando em consideração as pesquisas Datafolha e Ibope divulgadas até 2 de setembro. Pelo levantamento, 14 novos governadores podem ser definidos no primeiro turno, seis confrontos estão indefinidos e outros sete se inclinam para decisão no segundo turno.
No Nordeste, quatro disputas se encaminham para decisão no primeiro turno. Todas com aliados de Lula e Dilma: Sergipe (Marcelo Deda/PT), Pernambuco (Eduardo Campos/PSB), Paraíba (José Maranhão/PMDB) e Ceará (Cid Gomes/PSB). Em Alagoas, Fernando Collor (PTB), Ronaldo Lessa e o governador Teotônio Vilela (PSDB) disputam para saber quem chegará ao segundo turno. No Piauí, os rivais são Silvio Mendes (PSDB), Wilson Martins (PSB) e João Vicente Claudino (PTB).
Há também três disputas com claros favoritos, segundo Datafolha e Ibope, mas que podem terminar apenas no segundo turno, por conta de candidatos menores. Na Bahia, Jaques Wagner (PT) é o favorito contra Paulo Souto (DEM); no Maranhão, Roseana Sarney (PMDB) leva vantagem contra Jackson Lago (PDT); e, no Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini (DEM) é uma rara oposicionista à frente de um aliado de Lula, Iberê Ferreira de Souza (PSB).
Apenas Mato Grosso deve ter segundo turno no Centro-Oeste. Silval Barbosa (PMDB), aliado do ex-governador Blairo Maggi (PR), é presença provável. Wilson Santos (PSDB) e Mauro Mendes (PSB) disputam a outra vaga. No Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB) tem reeleição provável no confronto com Zeca do PT.

Fonte: UOL

quinta-feira, setembro 02, 2010

VEREADOR BETO DE ARNOBIO DECLARA SEU APOIO NAS ELEIÇÕES 2010



O VEREADOR BETO DE ARNOBIO UM POLITICO QUE SEMPRE TEVE NA ESQUERDA,HOJE PRESIDENTE DO PT DO MUNICIPIO DE CHORROCHÓ E VEREADOR, LIDER DA OPOSIÇÃO NA CAMARA, VEM DESENVOLVENDO UM BOM TRABALHO EM PROL DA SOCIEDADE CHORROCHOENSE, DESEPENHANDO E SE DESTACANDO NAS REUNIÕES DENUNCIANDO AS INUMERAS IRREGURALIDADE QUE VEM ACONTECENDO NO PODER EXECUTIVO ADMINISTRADO PELO SRº PREFEITO HUMBERTO GOMES.
O VEREADOR HONRANDO E RESPEITANDO SEU PARTIDO (PT) DECLARA SEU APOIO A TODOS DO PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT).
O VEREADOR APOIA PARA DEPUTADO ESTADUAL: PAULO RANGEL (PT)
PARA DEPUTADO FEDERAL: JOSIAS GOMES(PT)
PARA SENADOR(A)1 LIDICE DA MATA (PT)
PARA SENADOR 2 WALTER PINHEIRO (PT)
PARA GOVERNADOR JAQUES WAGNER (PT)
PARA PRESIDENTE DILMA (PT).

Luiz de Deus garante obras e projetos para o município de Glória



Em seus quatro mandatos como deputado estadual, Luiz de Deus representou com orgulho a região do Vale do São Francisco na Assembleia Legislativa da Bahia. Através da parceria com o deputado federal José Carlos Aleluia, Luiz conseguiu levar ao município de Glória importantes obras e ações, como a construção de novos Postos de Saúde da Família (PSF), perfuração de poços na área rural e implementação de projetos de piscicultura e avicultura.

Saúde – Através de intervenções do deputado Luiz de Deus, Glória recebeu novas ambulâncias e ganhou cinco novos PFSs – Cerquinha, AG5, Sede, Torquato e na Quixaba. Pacientes carentes receberam cadeiras de rodas, próteses mecânicas, óculos, próteses oculares e próteses auditivas, e conseguiram realizar exames de alto custo, como tomografias e ressonâncias, gratuitamente.

Educação e Esporte – Luiz e Aleluia trabalharam juntos e conseguiram ampliar a quadra poliesportiva da Sede, construir uma nova quadra na AG5, além do novo prédio do Infocentro.

Desenvolvimento e Trabalho – Não há nada mais importante para uma família do que ter trabalho para tirar o seu sustento. Pensando nisso, Luiz garantiu a reforma da casa de apicultura e a implementação de projetos de piscicultura, com distribuição de alevinos, e de avicultura. Sem falar no projeto Cabra Forte, que gerou emprego e renda com a contratação de Agentes Comunitários Rurais (ACRs), veterinários e técnicos da EBDA. As localidades de Ilha das Flores e Olhos D’Água dos Negros, Retiro, Cerquinha, Olhos D’Água do Souza, Serrota, Chico Correia foram beneficiadas com tratores e implementos agrícolas.

Água e Luz – Atendendo às solicitações do deputado Luiz de Deus, o programa Luz para Todos chegou às localidades de Baixa das Pedras, Lagoa do Negro e Salgadinho. Os povoados de Quixaba, Olhos d’Água do Souza e Retiro ganharam sistema de abastecimento de água; Olhos d’Água dos Coelhos ganhou dessalinizador; e Baixa Grande e outras localidades foram beneficiados com poços.

Assistência Social – Através de parceria com as Voluntárias Sociais, Luiz de Deus conseguiu levar ao município o programa Nossa Sopa, além de distribuir colchões, filtros, cobertores, peças de tecidos e enxovais de recém-nascidos para as comunidades carentes

FONTE. site do deputado Luiz de deus