quarta-feira, novembro 30, 2011

Senado aprova em primeiro turno exigência de diploma para jornalista.

A exigência do diploma de curso de nível superior em jornalismo para exercício da função de jornalista foi aprovada pelo Senado em sessão nesta quarta-feira (30). A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 33/2009 foi aprovada em primeiro turno com 65 votos sim e sete votos não. Ainda será preciso aprovar o projeto em segundo turno. A matéria segue na ordem do dia do Plenário até que um novo acordo entre lideranças partidárias permita sua votação.

A PEC 33/2009, de iniciativa do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), inclui no texto constitucional o artigo 220-A para estabelecer que o exercício da profissão de jornalista seja “privativo do portador de diploma de curso superior de comunicação social, com habilitação em jornalismo, expedido por curso reconhecido pelo Ministério da Educação”. A proposta prevê, no entanto, a possibilidade de atuação da figura do colaborador, sem vínculo empregatício com as empresas, para os não graduados, e também daqueles que conseguiram o registro profissional sem possuir diploma, antes da edição da lei.

A medida tenta neutralizar a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de junho de 2009, que revogou a exigência do diploma para jornalistas. Os ministros consideraram que o decreto-lei 972 de 1969, que exige o documento, é incompatível com a Constituição, que garante a liberdade de expressão e de comunicação. A exigência do diploma, de acordo com esse ponto de vista, seria um resquício da ditadura militar, criada somente para afastar dos meios de comunicação intelectuais, políticos e artistas que se opunham ao regime.

A aprovação da PEC 33/2009 vem sendo reivindicada por entidades representativas dos jornalistas, que chegaram a entregar aos parlamentares abaixo-assinado favorável à proposta. Na Câmara, também tramita matéria (PEC 386/2009) de mesmo teor, apresentada pelo deputado Paulo Pimenta (PT-RS). Em campanha pela aprovação do projeto, a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) classificou a decisão do STF como “obscurantista”.

Paola Lima / Agência Senado

QUAL SERÁ A NOTA DE ESCLARECIMENTO AGORA? MINISTRO MARIO SERÁ CONVOCADO PARA DAR EXPLICAÇÃO

com informações do panoticias
Após acordo entre oposição e governo, deputados aprovaram convite para Mário Negromonte prestar esclarecimentos sobre fraude em projeto de obra da Copa

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara aprovou nesta quarta-feira, 30, convite para o ministro das Cidades, Mario Negromonte comparecer para depor na Câmara para esclarecer denúncias de irregularidades no Ministério. Houve acordo entre governo e oposição para transformar a convocação do ministro em convite. A audiência está prevista para a próxima quinta-feira, 8.



Mario Negromonte chorou em evento na cidade de Salvador

Na semana passada o depoimento de Negromonte chegou a ser marcado, mas a pedido do ministro foi adiado. A oposição também trabalha para aprovar convite de funcionários da pasta envolvido no escândalo da fraude do documento que abriu caminho para a aprovação de projeto de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), em Cuiabá (MT), encarecendo em R$ 700 milhões a obra de mobilidade urbana para a Copa do Mundo de 2014. A oposição quer ouvir Higor Guerra, analista de infraestrutura do Ministério, que denunciou a pressão para que adulterasse a documentação que trata da implantação de sistema público em Cuiabá.

Na edição desta quarta, o Estado revelou que a empresa interessada no negócio, a T’Trans, fez estudo pago por presidente da Assembleia de Mato Grosso, José Riva, a favor do VLT.

Carvalho. A base aliada rejeitou, porém, por 12 votos a 4, a convocação do ministro da Secretaria Geral, Gilberto Carvalho, para explicar denúncias feitas pelo sindicalista Irmar Batista, de que assessores do Ministério do Trabalho estariam cobrando R$ 1 milhão de propina para a autorização de abertura de sindicatos. Segundo a denúncia, Carvalho foi avisado sobre a extorsão, mas não tomou providências.

Eugênia Lopes, de O Estado de S.Paulo

PROTESTO PARALISA BR 116 E BA 210 NO MUNICIPIO DE ABARÉ.



Moradores, Vereadores, Prefeitos, Sindicatos, Movimento dos Sem Terra, Tribo de Índios e Lideranças políticas das cidades de Abaré,Chorrochó,Curaçá,Macururé e Rodelas, começaram a interditar as pistas nos dois sentidos da BR 116 e BA 210 às 08h45min na manhã de quarta feira (30), no trevo do Ibó, Município de Abaré interior da Bahia.

O principal objetivo desta manifestação é a recuperação da BA 210 que liga os municípios de Curaçá até Paulo Afonso. O protesto parou o trânsito de veículos que chegou a 15 km de congestionamentos nos dois sentidos. O bloqueio nas pistas foi feita com troncos,pedras e pneus que foram queimados.

As pistas só foram liberadas nesta tarde por volta das 14:50, devido as negociações que foram feitas através dos Prefeitos e da coordenação do movimento liderada pelo Vereador Carlito Lima com o Diretor do Derba o Sr. Saulo.

FONTE: lider do sertao fm

Imprensa regional se une contra censura e o abuso do poder.




Dar um basta à censura e o abuso do poder que vem cerceando a liberdade de expressão em Petrolina. Este foi o objetivo principal do encontro que reuniu um grupo significativo de profissionais dos meios de comunicação do Vale do São Francisco (Jornal, rádios, TV, assessoria de imprensa e blogs), na noite da última terça-feira (29), no Circulo Militar, em Petrolina.

Os profissionais da imprensa resolveram se unir após uma série de processos judiciais movidos pela Prefeitura Municipal de Petrolina contra os Blogs de Carlos Britto e Folha/Jornal Folha do São Francisco, por conta de informações consideradas inoportunas pelo prefeito Júlio Lóssio.

Os profissionais reclamaram ainda da rapidez com que os processos andam, na Justiça Especial de Petrolina, em relação aos jornalistas, em detrimento de outros oriundos do cidadão comum.

Após mais de uma hora de debates e entendimentos, os profissionais deliberaram pela realização de uma campanha nacional de repúdio e protesto com a participação efetiva de entidades, a exemplo dos sindicatos dos jornalistas e radialistas de Pernambuco e Bahia, OAB e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj).

O acesso à informação é garantia constitucional contida no Art 5º de nossa Carta Magna, que assegura a todos a livre manifestação do pensamento, levando ainda em conta outra garantia constitucional: o direito de informação.(da Clas comunicação)

FONTE: CARLOS BRITTO

terça-feira, novembro 29, 2011

PREFEITO DE PETROLINA TENTA CALAR, O BLOG DE CARLOS BRITTO. E A JUSTIÇA FOI FEITA. QUE ISSO SIRVA DE EXEMPLO PARA OUTROS PREFEITOS.



Incomodado com as críticas, o atual prefeito de Petrolina entrou com uma ação junto ao Juizado de Pequenas Causas de Petrolina, com o objetivo de impedir este Blog de publicar qualquer matéria sobre ele.

No entanto, em decisão proferida pela juíza Juçara Leila do Rêgo Figueiredo, nos Autos do processo nº 0003443-06.2011.8.17.8026, a Justiça não somente negou tal pedido como reconheceu que o prefeito é pessoa pública e, como tal, deve aprender a conviver com o direito de crítica.

Este é o trecho referente à decisão da juíza: “Acerca do segundo pedido de antecipação, consistente na abstenção de o primeiro demandado não mais divulgar novas matérias neste meio ou em qualquer outro veículo de comunicação (sic), não pode merecer guarida, uma vez que o requerente é pessoa pública, atual ocupante do cargo de prefeito deste município e, naturalmente, terá seu nome ligado a notícias acerca de fatos pertinentes à administração municipal. Outrossim, deferir pedido tão abrangente caracteriza cerceamento ao direito público de informação e à liberdade de imprensa”.

Como se pode vê, o prefeito tentou nos calar, mas a Justiça negou.

Todo político convive com críticas, seja ela de esfera federal, estadual ou municipal, pois antes de serem políticos eles são funcionários do povo e devem satisfação ao povo por tudo o que fazem.

Nós, da imprensa, continuaremos a fazer o nosso papel, pois este é o nosso dever: manter você, leitor, cada vez mais informado. Doa a quem doer.

Se a presidente aguenta críticas, se o governador, por que então o atual prefeito de Petrolina não pode suportar? Antes de ser prefeito, ele é cidadão como todos nós e deve, sim, ser contestado. Assim é a democracia, em sua essência.

fonte: carlos birtto

CULTURA- ESSA, VAI DAR O QUE FALAR! O SIMBOLO DO SERTÃO,LAMPIÃO, ERA GAY?



O site oficial da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Aracaju, capital do Estado de Sergipe, informa que o advogado Pedro de Morais lançou seu livro `Lampião, o Mata Sete´.

Já no dia 1º de dezembro, Pedro lançará seu livro na sede da OAB/SE localizada na Av. Ivo do Prado, nº 1072, São José, Aracaju.

No livro o advogado conta que o Rei do Cangaço era Gay e que Maria Bonita entrou no bando para afastar ” a má fama “.

O escritor Alcino Alves Costa reagiu contra a afirmação do juiz de Direito aposentado Pedro de Morais de que Lampião era homossexual e Maria Bonita adúltera. “Lampião jamais foi gay. Aliás, em toda a história do cangaço, desde os seus primórdios, não se registra nenhum homossexual nos grupos de cangaceiros”, escreve Alcino na edição do Jornal da Cidade. As insinuações de Morais, que lança o livro “Lampião, o mata sete”, já foram feitas antes pelo antropólogo e fundador do grupo gay da Bahia, Luiz Mott, porém seus argumentos jamais convenceram os pesquisadores do cangaço. A pergunta que se faz é: estivesse Lampião vivo e aterrorizando o Nordeste com seu bando de jagunços, Pedro Morais, Luiz Mott e tantos outros teriam coragem de chamá-lo de boiola?

O Cinform publica esta semana matéria sobre o lançamento do livro.

Eis a parte da matéria

Título: “Lampião era boiola e não tinha não tinha capacidade de ereção”

Data: 21 de novembro de 2011/Fonte: Cinform – Capa e Pág. 05

É o que defende o escritor e juiz Pedro de Morais no livro “Lampião, o mata sete”. Ele não poupa convicções de que Virgulino Ferreira da Silva erâ homossexual e que Maria Bonita, a Dona Deia, uma adúltera. “Luiz Pedro era amante dele e de Dona Deia. Existia um triângulo amoroso. Lampião não tinha capacidade de ereção”.

Poderia ser apenas mais um livro retratando a vida de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, tão difundido no imaginário popular um sertanejo pernambucano que empreendeu suas andanças e matanças pelos sertões nordestinos por uma questão, até hoje, irrevelada.

Mas o advogado Pedrade Morais, de 67 anos, resolveu empreender a sua aventura literária por um caminho alternativo e desconstrói, sem poupar afirmações de toda espécie, a imagem endeusada e, segundo ele, equivocada que se fez daquele que é amplamente conhecido como o Rei do Cangaço.

“Luiz Pedro era amante dele e de Dona Deia. Existia um triângulo amoroso. Lampião não tinha capacidade de ereção. Em 1922 foi atingido por urna bala que lhe rompeu a bolsa escrotal. Na verdade, era Luiz Pedro quem gozava das delícias do prazer conferido pela mulher do cangaço”, sustenta o historiador.

fonte: lisandro nascimento, a voz da noticia

segunda-feira, novembro 28, 2011

Enfraquecidos por crises, insatisfações do Executivo ou denúncias de irregularidades em suas pastas, os ministros Carlos Lupi (Trabalho), Mário Negromonte (Cidades), Ana de Hollanda (Cultura) e Afonso Florence (Desenvolvimento Agrário) poderão ser demitidos no ano que vem.

A presidente Dilma Rousseff parece ter dado ouvidos ao seu consultor para melhora da gestão no governo, o empresário Jorge Gerdau, e deverá reduzir o número de pastas na reforma ministerial, marcada para o início do ano que vem, dizem fontes do governo. O assunto é tratado com a mais absoluta discrição dentro do Planalto e os ministros estão proibidos de falar a respeito. “A presidente reserva esse assunto exclusivamente para ela”, disse um ministro de Estado que preferiu manter o anonimato.

Gerdau disse em discurso a empresários na última semana que “é impossível administrar com 40 ministérios” (há 38 no Brasil). Ele coordena a Câmara de Gestão, Desempenho e Competitividade, um órgão consultivo para a melhora da eficiência do governo, composto por quatro empresários e quatro ministros. “A presidenta já começa a se movimentar no sentido de criar grupos de ministérios”, declarou. Quem trabalha de perto com Dilma responde que “o Gerdau falou por ele próprio, não pelo governo”.

A expectativa da reforma ministerial, além da esperada dança das cadeiras por insatisfação com ministros ou por disputa eleitoral, é que alguns ministérios tornem-se novamente secretarias de pasta e que outros sejam unificados. A Secretaria de Portos, por exemplo, deverá voltar para o ministério dos Transportes e a da Pesca, para o ministério da Agricultura. Direitos Humanos pode voltar para o ministério da Justiça e as secretarias sociais, como a da Igualdade Racial e a de Política para Mulheres, podem ser aglutinadas.

A aglutinação de Igualdade Racial e Política para Mulheres não é consenso dentro do governo. Um interlocutor próximo à presidente disse que “isso (a proposta de junção desses ministérios) é uma grande bobagem”, uma vez que reduziria o capital político de Dilma junto aos movimentos sociais.

A reforma ministerial, prevista para o início do ano que vem, não será marcada apenas por cortes e demissões. O governo espera lançar até lá o Ministério da Micro e Pequena Empresa. A criação da nova pasta, no entanto, depende do Congresso Nacional, onde o projeto do novo ministério está parado há sete meses. O nome escolhido é da empresária Luíza Trajano.

Prefeituráveis

Na dança das cadeiras do processo eleitoral, o governo conta também com a saída do ministro da Educação, Fernando Haddad, que informou nesta semana que “em breve” deverá ter a tão aguardada conversa com a presidente para sua saída formal do primeiro escalão do governo para disputar a prefeitura de São Paulo. Também devem desembarcar da administração pública federal os aspirantes a prefeito Luiz Sérgio (Pesca), que poderá disputar a prefeitura de Angra dos Reis (RJ) pelo PT, e Fernando Bezerra (Integração Nacional), provável candidato do PSB à Prefeitura do Recife (PE). Engrossa a lista dos prefeituráveis a ministra Iriny Lopes (Política para Mulheres).

Enfraquecidos por crises, insatisfações do Executivo ou denúncias de irregularidades em suas pastas, os ministros Carlos Lupi (Trabalho), Mário Negromonte (Cidades), Ana de Hollanda (Cultura) e Afonso Florence (Desenvolvimento Agrário) poderão ser demitidos no ano que vem. Apesar de suposto esquema de corrupção no ministério e uso de um avião cedido por uma ONG, o argumento de auxiliares da presidente é que Lupi ainda não foi demitido porque Dilma pretenderia tirar o PDT do controle do Ministério do Trabalho.

Um caso a parte é o do ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro. Amigo histórico da presidente Dilma Rousseff, ele deve ser aconselhado a se afastar da pasta para se dedicar integralmente ao tratamento de um câncer no cérebro.

fonte:Do Portal Terra c/foto de Roberto Stuckert Filho/divulgação.

Fãs fazem abaixo assinado pela liberação do sinal da TV Diário do Ceará nas antenas Parabólicas, que foi vetado pela Rede Globo



A decisão de retirar os canais de suas afiliadas da parabólica partiu do alto escalão da Rede Globo. A TV Diário, que pertence ao Sistema Verdes Mares, afiliada da Rede Globo em Fortaleza, tem um formato completamente diferente da emissora carioca: formatos populares, humor regional cearense, no maior “Padrão Ratinho de Qualidade”.

Com programas simples e populares, a TV Diário conseguia tirar a hegemonia da Globo em Fortaleza e em todo Brasil. A TV Diário era muito mais do que uma TV nordestina, mas um elo do nordestino emigrante com a sua terra natal. Uma forma de fazer o nordestino matar um pouco da saudade de sua terra.

Digamos não à essa manipulação, à esse domínio. A Rede Globo é mais do que uma emissora, a Rede Globo é um império, um império de dominação e manipulação.
FONTE:TVIAUDIENCIA.BLOGSPOT.COM

sábado, novembro 26, 2011

PROGRAMA DE VARELLA DA TV ITAPOAN, FILIADA A REDE RECORD EM SALVADOR-BA RECEBE DOSSIÊ SOBRE CHORROCHÓ. (clic aqui, e veja o video

redação, chorrochoemfoco
No último dia 06 de outubro de 2011, um dos programas de maior audiência da Bahia "balanço geral" que tem como apresentador Raimundo Varella. Recebeu e publicou um dossiê com denúncias graves sobre a administração do atual Prefeito Humberto Gomes (PP). A maioria das denuncias já comprovadas pelo ministério publico do estado e o restante ainda esta em trabalho de investigação pelo próprio Ministério Público da comarca de Chorrochó.

Devido a estas denuncias através do dossiê, mencionada no Programa de Varella. O prefeito do município de Chorrochó, Humberto Gomes Ramos, no dia 21 de fevereiro de 2011, foi afastado imediatamente do cargo, por determinação do juiz Antônio Henrique da Silva, que atendeu ao pedido de liminar formulado pelo Ministério Público estadual em ação cautelar proposta pelo promotor de Justiça Alex Santana Neves.

Além do prefeito, também serão afastados os servidores públicos municipais Tereza Cristina Lima de Sá Cruz e Walney Elpídio da Silva. De acordo com a decisão judicial, eles ficarão afastados até o final do processo instaurado pelo MP para apurar irregularidades identificadas na prestação de contas de recursos municipais, dentre as quais a alteração ilícita de processos de pagamento e destruição de provas.

Relembrando o Caso.

Na ação que pediu o afastamento do prefeito, o promotor de Justiça Alex Neves explica que, em maio de 2010, um vereador noticiou ao MP que, após análise nos documentos de despesas do exercício financeiro de 2009 feitas pelo Município à 22ª Inspetoria de Controle Externo/Paulo Afonso, do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), constatou inúmeras irregularidades, dentre as quais um contrato de locação de veículo tipo caminhonete celebrado com Celestino Pires do Nascimento – falecido desde 04 de setembro de 2005 – com recibo de pagamento assinado por ele em 07 de janeiro de 2009.

Um outro contrato apontava a locação de veículo tipo motocicleta com Antônio Carlos dos Santos Nery, com recibo de pagamento datado de 13 de janeiro de 2009. Ocorre que, neste caso, o contratado afirmou nunca ter firmado o referido contrato.

Posteriormente, quando colocados à disposição dos cidadãos e autoridades para o exercício do controle popular das contas públicas – nos dias 12, 16, 21 e 24 de maio de 2010 –, os referidos processos de pagamentos teriam sido alterados para, respectivamente, um contrato de locação de um veículo tipo automóvel com Everaldo José dos Santos e um contrato de locação de veículo tipo motocicleta com Antônio Carlos Alves dos Santos.

Diante da denúncia, o MP enviou ofício ao TCM solicitando alguns documentos, entretanto, o tribunal informou que a documentação da receita e despesa referente ao exercício financeiro de 2009 já havia sido devolvida à Prefeitura. A Promotoria de Justiça encaminhou, então, ofício solicitando a referida documentação à Prefeitura, que respondeu solicitando prorrogação do prazo, sob a alegação de que a documentação se encontrava no Tribunal, fato que “causou estranheza à Promotoria, vez que, o próprio TCM já havia informado que a documentação solicitada já havia sido devolvida à Prefeitura”, explica Alex Neves.

Após o prazo estipulado, os documentos solicitados foram entregues à Promotoria de Justiça, que verificou que os processos de pagamento estavam efetivamente em nome de Edvaldo dos Santos e Antônio Carlos dos Santos. Entretanto, informa Alex Neves, o MP solicitou ao Banco Bradesco as microfilmagens dos cheques nº 1720 e nº 2658, utilizados para efetuar o pagamento dos serviços, quando foram constatadas sérias irregularidades: um cheque foi emitido em favor de terceiro, Walney Elpídio da Silva, controlador interno da contabilidade do município, e o outro foi sacado por Eugênia Sena dos Santos, funcionária pública municipal na função de mensageira.

“Tais fatos já são suficientes para a constatação de irregularidades na administração municipal, vez que os cheques de pagamentos de despesas públicas não podem ser emitidos em nome de terceiros, o que burla a fiscalização contábil”, observa o promotor de Justiça.

O representante do MP informa, ainda, que novos ofícios foram enviados ao TCM que, em 8 de fevereiro, respondeu confirmando que na relação de pagamentos de janeiro de 2009 apresentada do Município constava pagamento efetuado em 08 de janeiro em nome de Celestino Pires do Nascimento e pagamento efetuado em 13 de janeiro a Antônio Carlos dos Santos Nery, confirmando a denúncia apresentada ao MP.

“Logo, desta clara informação, infere-se que efetivamente os processos de pagamento foram alterados”, salienta o promotor de Justiça, que solicitou o afastamento dos acionados dos cargos públicos que exercem para evitar a destruição de provas. Segundo Alex Neves, o Ministério Público deverá ajuizar uma ação civil por improbidade administrativa contra os acionados


fonte do video: Tv ITAPOAN,filiada a rede record

sexta-feira, novembro 25, 2011

AS RAPIDINHAS DA SEMANA! EM DOBRO.



ME LEMBRA UMA PREFEITURA ALI...
Essas novas denuncias sobre o ministro das cidades Mário Negromonte me lembra esquemas parecidos em uma cidadezinha onde o próprio ministro já colocou os pés. “então por isso que o” grandão” quer o “nanico” como seu candidato a prefeito são tudo farinha do mesmo saco.

PRÉ-CANDIDATO A VEREADOR ESTA QUASE CERTO DE APOIAR O PRIMO
Em conversa pelas redes sociais da vida. Conversamos com um dos pré-candidatos a vereador da situação Junior de Souza, e me parece que ele não será mais candidato a vereador. E confirmou se não for, apoiara o primo Vereador Oscar Araújo. Agora o porquê de não se candidata, me parece também, que é falta de apoio dos primos paternos, mais será se eles vão deixar ele fazer isso? É ver pra crê!

BANCO BRADESCO EM MACURURE E CAIXA BANCO DO BRASIL EM CHORROCHO.
Conversando com funcionários do Bradesco de outro estado, que já trabalho aqui na região, ele informou que já estava quase certo a reabertura da agencia do banco Bradesco em Macururé. Falando em banco, em breve teremos novamente um caixa do banco do Brasil em Chorrochó, me parece que vai ser instalados na casa lotérica da cidade. “agora deixem o caixa quieto por favor”

CHORROCHO PAPELARIA BELEM. O QUE ISSO TEM EM COMUM?

VALORIZAÇÃO DA CULTURA, TRADIÇÃO MEIO AMBIENTE...
Pouca importância é dada pela maioria dos internautas visitantes do blog chorrochoemfoco! Pode se observar o tanto de votos dados as pesquisas politicas e as pesquisas de interesse da cultura, tradição e meio ambiente, por isso que eu digo “chorrocho é hoje, o que merece” mas, dias melhores viram! Só é colocar a pessoa certa no lugar certo e as erradas nos lugares...

VEREADOR, VOCÊ VOTA EM DRª SOCORRO?... E ELE FICOU A PENSAR...
Conversando com o vereador líder da situação Antônio José (chefinho) sobre eleições 2012, ele falou que tem três pré-candidatos a prefeito, Dilan, Rita campos e Nilsinho. Perguntei a ele: E drª Socorro você vota? Ficou calado por um momento... E em seguida respondeu: “é, voto”. Será? É, a Drª que é filiada ao PP esta ficando sem apoio dentro do grupo do prefeito, fica a pergunta, se estivesse em outro partido, sua situação hoje era bem mais cômoda? Melhor dizendo, mais “livre”

PESQUISA, VOCÊ CONFIA?
Conversando com um pré-candidato a vereador que não vou citar o nome, falamos em pesquisas. Ele me falou que a situação tem uma pesquisa que dar larga vantagem dos candidatos da situação sobre os da oposição. Disse que Rita campos esta em primeiro, drª socorro em segundo e tercio em terceiro. Só me lembro da pesquisa das eleições de 2008, que sou doido pra descobrir qual é o nome dessa empresa que fez aquela pesquisa naquele ano, pois ele dizia que iria ser 1.800 votos de frente e acertou 99%. Coisa já mais vista no Pais uma empresa acerta 99% de uma pesquisa pública, e outra, em período eleitoral todas as pesquisas tem ser registradas no cartório eleitoral e essa me parece que não foi! “coisas que só acontecem, em Chorrochó”! Chorrochó, a cidade que tudo pode!

TERÁ SIDO UMA CRITICA AOS EX-PREFEITOS JUVENAL E PAULO DE CHORROCHÓ?
Uma matéria veiculada no site da radio líder do sertão fm sobre a entrega “tardia” das quadra de esportes dos povoados de várzea da Ema, Caraíbas e São José. Onde o chefe de gabinete da prefeitura de Chorrochó, o senhor Nilsinho diz que: ” Estou feliz em cumprir a promessa que nós fizemos. Prefiro fazer sem prometer,a prometer e não fazer.
Uma boa lembrança: fico feliz em poder contribuir, mais uma vez, através do cargo público que ocupo, destacou o Secretário Nilsinho.

CHEGA DE BLÁ,BLÁ, BLÉ,BLÉ. VAMOS DIZER COMO ESTÁ HOJE, OS GRUPOS POLITICOS DE CHORROCHÓ!
Situação, o grupo atual do prefeito Humberto esta com sete politicos de mandado que são: Os vereadores, Chefinho, Josuel, Ciel jerico, Bady, Sertão, tercio e Zebinho . Políticos sem mandatos, Waltinho e Antônio Carlos ambos da barra, Zé de nita , Miranda e Etevaldo nas caraíbas, Marcelino e João de Teófilo no são José e Zé Américo na Várzea da Ema. Em Chorrochó esta com Drª Socorro, Wellington de Valmir, benevaldo entre outros.
Oposição, os vereadores Beto de Arnobio e oscar, e o vice prefeito Paulo de Tarso. Políticos sem Mandatos, José Juvenal, Carlito e Luís da Várzea da Ema, cabeção, Gregório, Irma Cipriano, Antônio de Júlia, Naide, Cinthia e severino do PT, na barra entre outros.
É claro que esta faltando alguns nomes de políticos ainda, mais só que, por em quanto, eles não se decidiram, então é melhor esperar mais um tempo para anunciarmos os apoios deles. Más, garanto que tem muitos ai que não apoiam o candidato do Prefeito. É bom lembrar que, essa é a atual posição da politica chorrochoense, HOJE, pois, o futuro a DEUS pertence.

Seminário sobre a cultura do Coco em Rodelas



CULTURA DO COCO: Oportunidades, ameaças e perspectivas da Cultura - No próximo dia 29 de dezembro de 2011, a Prefeitura Municipal de Rodelas em parceria com a ATER-Codevasf/Rodelas, Cooperativas Locais, estarão promovendo um Seminário.

Com os seguintes temas:

- Plantio, manejo e comercialização
- Produção de Alimentos à base de coco
- Produção de artesanatos a partir dos subprodutos
- Aproveitamento da Fibra e do Pó
- Máquinas e equipamentos
- Linhas de Crédito
- Agregação de Valor na Agricultura Familiar

Estarão presentes neste evento o BANCO DO NORDESTE, SEBRAE BAHIA e EMPRESAS DA REGIÃO apresentado produtos e máquinas, além de associações de artesanatos a base de subprodutos do coco.

O SEMINÁRIO SERÁ REALIZADO NO CENTRO CULTURAL CASTULINA SOARES DE ALMEIDA a partir das 8:00 hs. da manhã. Na oportunidade contaremos com apresentações Artísticas e culturais.

fonte: Rodelas.Com

MINISTRO MARIO, SE EMOCIONA NA UPB.



O auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB) foi palco nesta sexta-feira, dia 25 de novembro, da cerimônia de assinatura do termo de Adesão ao Programa Minha Casa, Minha Vida- Segunda Etapa, contando com a presença do Governador do Estado da Bahia, Jaques Wagner, do Ministro das Cidades, Mario Negromonte, e do presidente da UPB, Luiz Caetano onde contempla 55 municípios baianos.

Em seu pronunciamento o Governador Jaques Wagner afirmou o quanto o Programa Minha Casa, Minha Vida vêm ajudando a população mais carente a ter uma vida mais digna. “Minha Casa, Minha Vida é ótimo para a economia baiana e brasileira, pois além de da moradias para a população carente, ainda gera emprego, pois, nessas construções gera-se em média 480 mil empregos”, enfatizou.

Para o presidente da UPB, o prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, “é com muito orgulho que a UPB recebe novamente o Governador e o Ministro Mario Negromonte na casa dos prefeitos baianos para assinatura do termo de adesão ao Programa Minha Casa, Minha Vida, programa tão importante para a população necessitada. A Bahia vive um novo momento, melhorando a economia e o poder local”.



Muito emocionado o Ministro das Cidades, Mário Negromonte, afirmou a competência do Governador e enfatizou a amplitude do Programa Minha Casa, Minha Vida. “É com enorme prazer que estou aqui na Bahia hoje anunciando o Termo de Adesão ao Programa para os 55 municípios baianos. A primeira foi Santa Catarina, a segunda Rio de Janeiro e aqui é o terceiro Estado, mais gostaria que tivesse sido o primeiro.”

O Ministro anunciou ainda a aprovação da Portaria 127, portaria que desburocratiza para os prefeitos questões relacionadas a assinatura de convênios junto ao Governo Federal. Como a garantia da metade dos recursos no início das execuções das obras municipais, a simplificação com a Caixa Econômica Federal, onde contará com apenas 3 visitas durante toda a obra, 18 meses para que os municípios possam resolver problemas como engenharia, entre outros.

MUDANÇAS- Uma das mudanças propostas nesta segunda etapa é a ampliação das faixas de renda tanto para as famílias da zona urbana quanto para as famílias da zona rural. Com esta medida, o governo espera proporcionar a inclusão de um maior número de beneficiados, priorizando as famílias de menor renda.

O governo propõe que para a segunda etapa do Minha Casa, Minha Vida, 1,2 milhão de moradias sejam destinadas a famílias que ganham até R$ 1,6 mil por mês nas áreas urbanas e tem como meta contratar dois milhões de unidades habitacionais até dezembro de 2014. Outro ponto importante é o trabalho social com as famílias que ficará sob responsabilidade do município com os recursos do programa.

Nova estrutura - Para melhorar as condições físicas das unidades habitacionais e melhorar a acessibilidade para idosos e pessoas com dificuldades de locomoção, o governo promete aumentar de 35 para 39 metros quadrados o tamanho mínimo das casas e de 42 para 45,5 metros quadrados o tamanho mínimo dos apartamentos.

Pelo menos na expectativa do governo, as unidades habitacionais deverão ser entregues ao proprietário com revestimento em azulejos em todas as paredes da cozinha e banheiro, piso cerâmico em todos os cômodos e portas e janelas maiores. A energia solar também será item obrigatório.

O termo de adesão é um elo entre União, Estados e Municípios no sentido de incentivar a participação dos mesmos na implementação e sustentabilidade dos empreendimentos. A sinergia entre os entes envolvidos é decisiva para o sucesso do Programa Minha Casa Minha Vida, garantindo moradias bem localizadas providas de infraestrutura necessária, áreas comerciais, serviços públicos e transporte.

Estavam presentes na cerimônia o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado Marcelo Nilo, a senadora Lídice da Mata, a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, a prefeita de Euclides da Cunha, Maria de Fátima Nunes, o prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Humberto Santa Cruz, o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro, entre outras autoridades.

FONTE:UPB

Estão abertas as inscrições para seminário sobre Caatinga em Juazeiro. noticia sobre meio ambiente, é uma pena,mas, poucas pessoas tem interesse nesse assunto de muita importância pra nossa região.


O Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa) realiza de 29 de novembro a 01 de dezembro próximo o Seminário ”Recaatingamento: O valor da Caatinga em pé”, no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro. O evento é para apresentar o que está sendo pesquisado e colocado em prática acerca da preservação e recuperação da Caatinga.

Durante o seminário haverá também o lançamento do vídeo-documentário com a experiência do Projeto Recaatingamento, uma iniciativa do Irpaa, com patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental. O seminário será organizado em forma de palestras e debates sobre preservação da Caatinga, combate à desertificação, sequestro de carbono e Comunidades Tradicionais.

Podem participar do evento estudantes, camponeses, técnicos de ONGs, técnicos governamentais, pesquisadores, políticos e a comunidade em geral. Os interessados em participar devem encaminhar a ficha de inscrição para o seguinte endereço: Escritório do IRPAA – Avenida das Nações, N° 04, Castelo Branco, Juazeiro – BA. A ficha está disponível no site do evento (www.irpaa.org).

fonte: carlos britto

PRIMEIRA IGREJA BATISTA DE CHORROCHO JÁ ESTA QUASE PRONTA. VISITE E CONHEÇA A IGREJA BATISTA



Primeira Igreja Batista em chorrochó Está sendo construida com a supervisão do Pastor Manoel Carneiro e a Missionária Elzeni. Atualmente uma Congregação da Igreja da Pituba em Salvador-BA. Tem 14 anos consagrando vidas ao Senhor. no inicio possuia apenas o apoio das irmãs Eliane, Edilene, Gislene, Madalene,Marcilene e Josenice.

quinta-feira, novembro 24, 2011

EXCLUSIVO-PREFEITO DE UAUA-BA FOI JULGADO NO TRE ESSA NOITE.



redação chorrochoemfoco, assessoria juridica PMU
EM SEÇÃO REALIZADA NESSA NOITE (24) PELO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL (TRE) DA BAHIA. O RCD (PROCESSO ELEITORAL AJUIZADO PELA OPOSIÇÃO) CONTRA AO PREFEITO JORGE LÔBO DA CIDADE DE UAUÁ, FOI SUSPENSSO POR PRAZO INDERTEMINADO, POR CONTA DE UM PEDIDO DE VISTA, MAIORES INFORMAÇÕES ESTARÃO DISPONÍVEIS A APARTIR DE AMANHÃ DIA 25/11 NO SITE DO TRE.

OUTRA, DINOVO, MAIS UMA DO MIINISTRO DAS CIDADES MARIO NEGROMONTE. SERÁ SE DESSA VEZ CAI?


com informaçoes do pauloafonso noticias
Ministério das Cidades, com aval do ministro Mário Negromonte, aprovou uma fraude para respaldar tecnicamente um acordo político que mudou o projeto de infraestrutura da Copa do Mundo de 2014 em Cuiabá (MT). Documento forjado pela diretora de Mobilidade Urbana da pasta, com autorização do chefe de gabinete do ministro, Cássio Peixoto, adulterou o parecer técnico que vetava a mudança do projeto do governo de Mato Grosso de trocar a implantação de uma linha rápida de ônibus (BRT) pela construção de um Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT).




Ministro das Cidades, Mario Negromonte(PP)

Com a fraude, o Ministério das Cidades passou a respaldar a obra e seu custo subiu para R$ 1,2 bilhão, R$ 700 milhões a mais do que o projeto original. A mudança para o novo projeto foi publicada no dia 9 de novembro na nova Matriz de Responsabilidades da Copa do Mundo.

Para tanto, a equipe do ministro operou para derrubar o estudo interno de 16 páginas que alertava para os problemas de custo, dos prazos e da falta de estudos comparativos sobre as duas mobilidades de transporte.

O novo projeto de Cuiabá foi acertado pelo governo de Mato Grosso com o Palácio do Planalto. A estratégia para cumpri-lo foi inserir no processo documento a favor da proposta de R$ 1,2 bilhão. Numa tentativa de esconder a manobra, o “parecer técnico” favorável ficou com o mesmo número de páginas do parecer contrário e a mesma numeração oficial (nota 123/2011), e foi inserido a partir da folha 139 do processo, a página em que começava a primeira análise.

Resposta

Em nota enviada ontem à reportagem, o Ministério das Cidades não respondeu por que existem duas notas técnicas de número 123/2011 sobre o projeto de Cuiabá para a Copa do Mundo. Afirmou apenas que há um parecer com esse número, assinado pela diretoria e gerência de Mobilidade Urbana da pasta, “concordando com a defesa técnica do Estado e aprovando a mudança na matriz de responsabilidade apresentada pelo governo do Estado”.

Ministério das Cidades defende decisão, mas não explica existência de 2 pareceres

Com aval do ministro, pasta adulterou documento e elevou em R$ 700 mi projeto da Copa – 23 de novembro de 2011

Em nota enviada na quarta-feira, 23, ao Estado, o Ministério das Cidades não respondeu por que existem duas notas técnicas de número 123/2011 sobre o projeto de Cuiabá para a Copa do Mundo. Afirmou apenas que há um parecer com esse número, assinado pela diretoria e gerência de Mobilidade Urbana da pasta, “concordando com a defesa técnica do Estado e aprovando a mudança na matriz de responsabilidade apresentada pelo governo do Estado”.

A nota, porém, admitiu que houve divergência interna por parte dos técnicos. “Seguindo o rito processual da administração pública, os técnicos envolvidos no trabalho discutiram, analisaram e reavaliaram a pertinência ou não do novo modelo de transporte proposto pelo governo do Estado, tendo manifestado opinião divergente ao parecer final, opinião essa que foi revisada e refutada tecnicamente no momento da conclusão da análise.”

Segundo o ministério, os documentos assinados pela direção de Mobilidade Urbana, a favor do projeto de R$ 1,2 bilhão, “consideraram alguns pontos positivos como o fato de o VLT ser menos poluente, causar menos desapropriações e remoções involuntárias de famílias, com menos impacto econômico e social na área urbana, além de apresentar maior capacidade de transporte de pessoas e possibilidade de expansão quando atingido o limite, deixando um melhor legado à população”.

“Ressalte-se que, no âmbito das informações constantes no Ministério das Cidades, não houve qualquer mudança no valor do financiamento a ser disponibilizado pelo governo federal nesse projeto e o fato de serem recursos para empréstimo com contrapartida do governo do Estado”, disse a nota.

Gravação revela pressão da cúpula do ministério

‘Estado’ teve acesso ao áudio da reunião em que a diretora de Mobilidade Urbana relata a assessores episódio da troca de notas técnicas de Cuiabá – 23 de novembro de 2011

Na reunião a portas fechadas ocorrida na segunda-feira, 21, no Ministério das Cidades, a diretora de Mobilidade Urbana da pasta, Luiza Gomide Vianna, mandou um recado, em tom de ameaça, aos assessores: “Nota técnica de ninguém aqui é como música, não tem direito autoral. Nosso trabalho é para o governo, a nota técnica de vocês é para o governo”.

O Estado teve acesso ao áudio da reunião, que durou mais de duas horas. O encontro tratou da manobra que derrubou uma nota técnica contrária à mudança do projeto de transporte público de Cuiabá, orçado em R$ 1,2 bilhão, valor R$ 700 milhões maior que a proposta original.

Apesar de o ministério avaliar que tecnicamente não havia como aprovar essa mudança de maneira imediata, o Palácio do Planalto aceitou o pedido do governador de Mato Grosso, Silval Barbosa (PMDB). “Qualquer decisão tomada no governo, a gente faz parte dessa decisão”, afirmou Luiza Vianna, na reunião.

Na conversa com os assessores, ela afirmou que “ficou sem saída” depois que o chefe de gabinete do ministro Mário Negromonte, Cássio Ramos Peixoto, pediu para ela “rever” a nota técnica contrária à mudança imediata do projeto. “A gente ficou numa situação sem saída”, disse.

Segundo a diretora, Cássio Peixoto e uma pessoa de nome Guilherme consideraram uma “análise dura” o parecer do analista de infraestrutura Higor Guerra, servidor de carreira, contrário à troca imediata do modelo BRT pelo VLT em Cuiabá.

De acordo com assessores ouvidos pela reportagem, trata-se de Guilherme Ramalho, coordenador-geral de Infraestrutura da Copa de 2014 do Ministério do Planejamento.

AE – Agência Estado

quarta-feira, novembro 23, 2011

OAB divulga relação dos 90 melhores cursos de direito



com informações da veja
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) apresentou nesta quarta-feira a relação dos melhores cursos de direito do Brasil, segundo a intituição, que recebem um selo de qualidade. Dos 1.210 cursos existentes no país, 791 foram avaliados pela OAB e apenas 90 receberam o selo.

Para avaliação, é levado em conta o desempenho, nas três últimas edições do Exame da Ordem, de estudantes egressos das instituições de ensino e também resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2009, do Ministério da Educação (MEC).

É a quarta vez que a OAB divulga os resultados. A primeira edição foi realizada em 2001. Depois, respectivamente, em 2003 e 2007.

Em dois estados da federação, nenhum curso recebeu o selo: Acre e Mato Grosso. Ali, nenhum curso atingiu a nota mínima dentro dos critérios de avaliação da OAB. Há ainda casos de cursos que estão submetidos a processos de supervisão do MEC ou tiveram parecer desfavorável da Comissão Nacional de Educação Jurídica da OAB Nacional.

Confira a seguir a lista de cursos recomendados pela OAB (ou baixe o arquivo .pdf):
Lista é elaborada a partir de avaliação do Exame da Ordem e do MEC

Veja as faculdades e universidades melhor avaliadas mais próximas de nossa região.


Alagoas
Universidade Federal de Alagoas

Bahia
Universidade Católica do Salvador
Universidade Do Estado da Bahia
Universidade Estadual de Feira de Santana
Universidade Estadual de Santa Cruz
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Universidade Federal da Bahia

Pernambuco
Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina
Universidade Católica de Pernambuco
Universidade Federal de Pernambuco

Sergipe
Universidade Federal de Sergipe

Aprovada por unanimidade a Lei Orgânica da Cultura da Bahia. Com isso, fica mais facil das Prefeitura criar secretarias exclusivas para CULTURA, parabens aos Deputados e ao Governo Wagner



Foi aprovada por unanimidade na tarde desta terça-feira (22) a Lei Orgânica da Cultura, que tem como um dos destaques, a implantação do Sistema Nacional de Cultura além da regulamentação do Plano Estadual de Cultura. “A cultura sofre porque tem políticas instáveis. Com o plano, teremos a previsão de políticas para 10 anos e isso ajuda bastante a criadores e para a sociedade em modo geral”, explica o secretário de cultura do estado da Bahia, Albino Rubim. Representantes da bancada de governo e da oposição indicaram a votação a favor pelo projeto.



O secretário explicou que para o desenvolvimento da cultura é necessário que a União, o Estado e os municípios interajam entre si para poder fomentar a atividade. “Com o sistema de Cultura, teremos como facilitação de tramitação de recursos, assim como acontece com outras secretarias, como a saúde”, diz.

Encaminhado para avaliação do Legislativo pelo governador Jaques Wagner no dia 14 de outubro, o projeto de lei foi elaborado pela Secretaria de Cultura do Estado após ampla discussão com a sociedade e a comunidade cultural. A Lei foi um dos principais destaques da III Conferência Estadual da Cultura, realizada em 2009 e que posteriormente passou por consulta pública.


A presidente da associação dos Dirigentes Municipais de Cultura da Bahia, Normelita Oliveira, destaca a importância da Lei Orgânica. “A Lei Orgânica vai garantir o Sistema Nacional de Cultura. A Bahia é um estado que está se organizando em termos de construção de políticas para a cultura. É um estado que há cinco anos começou a se destacar em políticas culturais. Todo esse trabalho envolve 417 municípios e bis leva a pensar nessa lei que vai garantir a implantação do nosso sistema”, revela.

O presidente do sindicato dos artistas e técnicos em espetáculos de diversão do estado da Bahia – Sated, Fernando Marinho, também é um dos favoráveis a implementação da Lei. “A Lei de Cultura é um resultado, já que ela repensa o sistema de cultura do Estado. Ela revê ainda o Fundo de Cultura e o Fazcultura, ambos, incentivos culturais. A Lei dará um novo formato para cultura. A maior dificuldade em trabalhar sem um sistema de cultura é ter dificuldade nos três níveis de gestão. Quando temos um sistema definido, temos possibilidades de articulação, principalmente facilitando o repasse de recurso”.

Fonte: G1 BA

http://www.cultura.ba.gov.br/2011/11/22/aprovada-por-unanimidade-a-lei-organica-da-cultura-da-bahia/


Texto: Ingrid Maria Machado

ATENÇÃO PROFESSORES!



A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) está com inscrições abertas até esta sexta-feira (25) para a seleção pública de professores-formadores do Programa ProJovem Campo: Saberes da Terra, iniciativa coordenada pelo Ministério da Educação (MEC).

A seleção está disponibilizando 18 vagas, reservadas para professores das áreas de linguagem, códigos e suas tecnologias, ciências humanas, ciências da natureza e matemática, e ciências agrárias, com experiência em educação do campo e educação de jovens e adultos.

Os interessados devem se inscrever na sede da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) - executora do ProJovem na universidade -, no Bairro do Imbuí, em Salvador, ou via Sedex. No ato da inscrição, o candidato deve apresentar ficha de inscrição e documentos exigidos no edital da seleção.

Os docentes selecionados vão atuar em quatro territórios de cidadania: Sisal (Serrinha), Nordeste II (Ribeira do Pombal), Velho Chico (Bom Jesus da Lapa) ou Itaparica (Paulo Afonso). O professor-formador receberá uma bolsa auxílio no valor de R$ 60,00 por hora-aula.

A ação visa capacitar educadores da região rural a partir de aulas distribuídas em três eixos temáticos: desenvolvimento sustentável e solidário com enfoque territorial; economia solidária; e pesquisa e planejamento.

O resultado da seleção está previsto para ser divulgado até o dia 3 de dezembro. As aulas devem ter início dia 15 do mesmo mês.

Edital nº. 060/2011

Fonte: www.comunicacao.ba.gov.br

BORA DEPUTADOS BAIANOS COPIEM ESSA, DUVID-O-D-O. TA MAIS FACIL PAPAI NOEL DEIXAR UM PRESENTE LÁ EM CASA



A proposta que institui a Ficha Limpa para a nomeação em cargos nos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, no estado do Rio de Janeiro, entra em vigor nesta quarta-feira (23), data da publicação da medida no Diário Oficial.

Na terça-feira (22), os deputados da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovaram por unanimidade a Proposta de Emenda Constitucional (PEC). E como foi aprovada nas duas votações, a PEC não precisa ir à sanção do governador Sérgio Cabral.

Cargos com Ficha Limpa
A Ficha Limpa impede futuras nomeações de pessoas que tenham sido condenadas, em última instância, para cargos com indicação dos três poderes.


Segundo a PEC, estão incluídos os cargos de "Secretário de Estado, Sub-Secretário, Procurador Geral de Justiça, Procurador Geral do Estado, Defensor Público Geral, Superintendentes e Diretores de órgãos da administração pública indireta, fundacional, de agências reguladoras e autarquias, Chefe de Polícia Civil, Titulares de Delegacias de Polícia, Comandante Geral da Polícia Militar, Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Comandantes de Batalhões de Polícia Militar, Comandante de Quartéis de Bombeiro Militar, Reitores das Universidades Públicas Estaduais e ainda para todos os cargos de livre provimento dos poderes Executivo(prefeitos), Legislativo(vereadores) e Judiciário do Estado."

fonte:g1

ATENÇÃO ALUNOS DA REDE ESTADUAL O PRAZO ACABA NA PRÓXIMA SEXTA-FEIRA (25)



Termina nesta sexta-feira (25) o prazo para pais e responsáveis de alunos da rede estadual renovarem a matrícula para 2012. Para isso, eles devem entregar o termo de renovação assinado na direção da escola onde a criança ou adolescente estuda. Quem não recebeu o documento deve solicitar na unidade de ensino. A expectativa é que cerca de 700 mil estudantes façam o procedimento.

Os alunos da rede municipal que querem ir para uma unidade do estado ou os que são da rede estadual e concluíram a 4ª ou 8ª série devem solicitar transferência entre 18 e 19 de janeiro. Já quem quer mudar de escola por outro motivo deve pedir transferência entre 20 e 23 de janeiro.

Já a matrícula para estudantes novos no ensino fundamental acontece nos dias 24 e 25 de janeiro, e do ensino médio em 26 e 27 de janeiro. Interessados na Educação Profissional dos cursos subsequentes têm até 30 deste mês para se inscrever no site: www.educacao.ba.gov.br.

Com informações de carlos britto

PREFEITA DE GLORIA VETA PROJETO QUE BENEFICIARIA IDOSOS DO MUNICIPIO.



Foi aprovado na ordem do dia 18/11/2011 na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Paulo Afonso, o PL nº34/2011, que fixa prazo para a realização de consultas médicas e exames de saúde pela rede pública, para pacientes com idade igual ou superior a sessenta e cinco anos, para quem não se lembra, em Glória, um projeto semelhante de autoria do Vereador Alex Almeida foi apresentado em Maio de 2009 e, a princípio, foi aprovado por unanimidade pelos Edis daquela casa, no entanto após o ser vetado pela Prefeita, apenas os Vereadores Alex Almeida, Valério José e José Nilson votaram a favor do referido Projeto de Lei, já os demais Vereadores, aliados da Prefeita Vilma Negromonte, voltaram atrás votando contra o projeto de lei que beneficiaria os idosos.


O Vereador Alex, no uso da Tribuna da Câmara na Sessão do dia 22, fez questão de frisar que infelizmente, mais uma vez o município de Glória segue na contramão da história, da mesma forma que foi vetado o Projeto de Lei que beneficiaria os idosos, enquanto os Governos Federal e Estadual e vários municípios ampliaram a licença maternidade para as funcionárias públicas de quatro para seis meses, em Glória o mesmo projeto foi vetado permanecendo apenas os quatro meses de licença, além disso na semana passada o executivo negou apoio às mulheres do município na participação da Conferência Estadual das Mulheres.


A aprovação do Projeto de Lei que beneficia os idosos na medida que prioriza o atendimento dos mesmos nos serviços de saúde em Paulo Afonso, traz a tona mais um exemplo de atraso quando prejudicou os idosos Glorienses que tiveram esse direito negado pela Prefeita do município e seus aliados, ferindo, inclusive, o estatuto do idoso.


"É preciso que o Governo Municipal dê a devida atenção e trate os idosos e as mulheres do município com responsabilidade dando toda importância que essas pessoas merecem" Falou o Vereador Alex.

fonte: blog do Vereador Alex Almeida

terça-feira, novembro 22, 2011

PROCON autua sites de compra coletiva por irregularidade

Com informações do yahoo
A Fundação Procon-SP autuou os sites Groupon, Click On e Peixe Urbano e mais onze estabelecimentos por irregularidades na venda de produtos e serviços por meio de compras coletivas. Entre as falhas encontradas pela fiscalização da entidade estão falta de garantia da qualidade dos serviços oferecidos, não devolução dos valores nos casos de não prestação do serviço e informação incorreta do porcentual de desconto oferecido. Segundo o Procon-SP, os sites de compras coletivas responderam por 767 reclamações de consumidores à entidade de janeiro a setembro deste ano.

As empresas irão responder a processos administrativos e correm o risco de serem multadas de R$ 400 a R$ 6 milhões, com base no artigo 57 do Código de Defesa do Consumidor. Nos estabelecimentos físicos, os fiscais encontraram ausência na informação de preço para que o consumidor ficasse impossibilitado de comparar o valor ofertado no site e o praticado, alteração dos preços anunciados no período da promoção e recusa na devolução do dinheiro nos casos de não prestação do serviço.


Os onze estabelecimentos autuados foram Bioplastica Brasil Clínica Médica Ltda. EPP; Praça dos Amores Morumbi Ltda. EPP; Radisson Hotel Maceió (Atlântica Hotels International Brasil Ltda.); Leandro Augusto Ferreira Cosméticos ME; Instituto R Hartmann & Costa Ltda. ME; M. F. Com. E Serviços de Embelezamento Ltda. ME (Summer In); Mirante Mooca Restaurante Ltda. EPP; Form & Elegance Estética Ltda. ME; Thermas de São Paulo S/C Ltda.; Hotel Pousada São Roque Ltda. ME; Digispace Com. De Equip. Eletrônicos Ltda. ME.

fonte: estadão.com.br

ESTA SENDO DIVULGADO NA INTERNET, HÉDUCASSÃO....e os professores envergonhados...



A Evolução da Educação:
Antigamente se ensinava e cobrava tabuada, caligrafia, redação, datilografia...
Havia aulas de Educação Física, Moral e Cívica, Práticas Agrícolas, Práticas Industriais e cantava-se o Hino Nacional, hasteando a Bandeira Nacional antes de iniciar as aulas...

Leiam o relato de uma Professora de Matemática:

Semana passada, comprei um produto que custou R$ 15,80. Dei à balconista R$ 20,00 e peguei na minha bolsa 80 centavos, para evitar receber ainda mais moedas. A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer.
Tentei explicar que ela tinha que me dar 5,00 reais de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la.
Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender.
Por que estou contando isso?
Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1950, que foi assim:

1. Ensino de matemática em 1950:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda.
Qual é o lucro?

2. Ensino de matemática em 1970:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda ou R$ 80,00. Qual é o lucro?

3. Ensino de matemática em 1980:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.
Qual é o lucro?

4. Ensino de matemática em 1990:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.
Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00

5. Ensino de matemática em 2000:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.
O lucro é de R$ 20,00.
Está certo?
( )SIM ( ) NÃO

6. Ensino de matemática em 2009:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.
Se você souber ler , coloque um X no R$ 20,00.
( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00

7. Em 2010 ...:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.
Se você souber ler, coloque um X no R$ 20,00.
( Se você é afro descendente, especial, indígena ou de qualquer outra minoria social não precisa responder pois é proibido reprová-los) .
( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00


E se um moleque resolver pichar a sala de aula e a professora fizer com que ele pinte a sala novamente, os pais ficam enfurecidos pois a professora provocou traumas na criança.
Também jamais levante a voz com um aluno, pois isso representa voltar ao passado repressor (Ou pior: O aprendiz de meliante pode estar armado)

- Essa pergunta foi vencedora em um congresso sobre vida sustentável:

Todo mundo está 'pensando'
em deixar um planeta melhor para nossos filhos...
Quando é que se 'pensará'
em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"





Passe adiante!
Precisamos começar JÁ!
Ou corremos o sério risco de largarmos o mundo para um bando de analfabetos, egocêntricos, alienados e sem a menor noção de vida em sociedade e respeito a qualquer regra que seja!!!






Date: Thu, 17 Nov 2011 18:00:35 -0200
Subject: Fwd: FW: HÉDUCASSÃO....e os professores envergonhados...
From: amaral@ativarepresentacoes.com

segunda-feira, novembro 21, 2011

BR 116 e BA 210 seram fechadas no dia 30 de novembro.



Os Vereadores da cidade de Rodelas na Bahia, se reuniram mais uma vez para avaliar o andamento da proposta de paralisação da BA 210 no trevo da estrada entre Paulo Afonso a Juazeiro.Eles alegam que Vários ofícios já foram encaminhados ao governo do estado e nenhum deles foi respondido ate o momento.O que os leva a crer que não há uma preocupação do estado para com a região norte da Bahia.

Foi discutida nesta casa Legislativa a situação da BA 210 que liga o trevo de Paulo Afonso a Juazeiro da Bahia, muitos ofícios já foram encaminhados ao governo do Estado e nem uma resposta foi dada a respeito da referida BA. A Câmara de Vereadores de Rodelas por unanimidade chegou á conclusão que a única maneira de chamar a atenção do governo do estado e os órgãos competentes é realizar no dia 30 de novembro do corrente ano o fechamento da ponte de Ibo-Ba que é uma estrada movimentada, chamar a atenção destes governantes e da imprensa a nossa situação, por este motivo estamos encaminhados este oficio para esta Câmara comunicando e solicitando dos nobres pares, em nome do povo de sua cidade a participação desta casa.Estamos convocando para este grande evento de mobilização popular as cidades de:Rodelas,Macururé,Chorrochó,Abaré e Curaçá.Pedimos também que a Câmara envolva o Poder Executivo buscando o apoio necessário para a concretização deste evento.

Cada cidade participante,Câmara,Prefeitura e a população em geral são responsável pela organização, divulgação, mobilização e alimentação de todos os seus munícipes.

Esta luta que iremos enfrentar é a única maneira para o governo entender que é uma necessidade de grande importância para o nosso transporte particular, dos transportes dos doentes, e o escoamento dos nossos produtos agrícolas.

Qualquer esclarecimento entre em contato com Câmara de vereadores de Rodelas pelo telefone(75)3285-2452 confirmando sua participação nesse movimento.

fonte:camara de vereadores de rodelas, radio lider

Secretária de Saúde de Abaré apresenta propostas a Presidente Dilma Rousseff



A Secretária de Saúde de Abaré (BA), Carol Pires Teixeira, esteve em Salvador na última sexta-feira (18) particípando de reunião referente à implantação do Samu no município do Norte baiano.

Em seguida esteve com a presidente Dilma Rousseff, para entregar a ela um documento apresentando propostas enviadas ao Ministério da Saúde – Fundo Municipal a Fundo Nacional de Saúde - para serem analisadas e priorizadas por ela.

“Estas propostas são de grande importância para o nosso município, pois estamos priorizando a promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde do povo abareense”, pontuou Carol Pires.

fonte: carlos britto

sábado, novembro 19, 2011

MAIS UMA DO MINISTRO DAS CIDADES, ATE O NOME DE CHORROCHO FOI LEMBRADO EM REDE NACIONAL!



As festas do bode fazem parte da tradição do interior nordestino. Em muitas cidades, as comemorações misturam exposições dos caprinos com muita comida, música e concursos entre vaqueiros a pé laçando os animais soltos no mato. A realização de uma dessas festas na semana passada em Paulo Afonso, município no norte da Bahia, mereceu a atenção de um ilustre representante da região, o ministro das Cidades, Mário Negromonte. Os cartazes da 11a Festa do Bode espalhados pelas ruas destacaram o nome e o cargo de Negromonte e do filho, o deputado estadual Mário Filho, ao lado dos logotipos de sete órgãos públicos apresentados como patrocinadores.
A exibição do nome dos dois políticos no cartaz de divulgação de uma festa paga, pelo menos em parte, com verbas oficiais materializa uma situação delicada para um ministro ou um deputado. A legislação brasileira proíbe a promoção pessoal no exercício de cargos públicos (leia o quadro na página 66). Veda também qualquer ato que possa ser caracterizado como campanha eleitoral antecipada. Para entender o exato envolvimento do ministro das Cidades com o bode de Paulo Afonso, é importante reconstituir os antecedentes da festança. O assunto foi tratado publicamente por Negromonte na manhã do dia 22 de outubro, durante a inauguração de uma estação de piscicultura em Paulo Afonso, obra realizada com verbas do Ministério da Pesca e do governo da Bahia. Acompanhado por Mário Filho, pela mulher, Ena Vilma, prefeita de Glória, município a 10 quilômetros de Paulo Afonso, e por vários outros aliados, Negromonte soube na ocasião que seu correligionário Delmiro do Bode, ex-vereador do PP, tinha dificuldades para obter patrocínio para a festa.

O cartaz fere o princípio constitucional da impessoalidade "
JANICE ASCARI, PROCURADORA DA REPÚBLICA EM SÃO PAULO
Delmiro é cabo eleitoral de Negromonte e responsável pela Coomab, cooperativa que fez a festa. Nos dias anteriores à inauguração da estação de piscicultura, tentava sem sucesso arrancar verbas de órgãos como a BR Distribuidora, o Banco do Nordeste e a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), uma estatal do grupo Eletrobras. Na frente de várias pessoas, Negromonte deu um telefonema para a Chesf e falou com um interlocutor sobre os problemas da festa. À noite, o ministro e Delmiro do Bode estiveram juntos num encontro do PSL em Paulo Afonso. Ele estava acompanhado, mais uma vez, de Mário Filho. Poucos dias depois, a Chesf autorizou a liberação de R$ 70 mil para o evento de Delmiro do Bode.
A boa vontade com a festa de Paulo Afonso é uma novidade na Chesf. A estatal nunca colocara dinheiro na produção anual de Delmiro. A empresa tem critérios para patrocínios predefinidos e registrados no portal oficial. As regras internas impedem contribuições financeiras para “eventos que possam caracterizar promoção pessoal de autoridades”. As marcas da BR Distribuidora e do Banco do Nordeste estão no cartaz indevidamente, segundo as assessorias das duas empresas. No caso da distribuidora da Petrobras, o projeto de Delmiro do Bode “não se enquadrava na política de patrocínios”.
O Banco do Nordeste também informou que o pedido não cumpria as formalidades exigidas pela instituição. Os outros órgãos citados no cartaz são ligados à Secretaria de Agricultura da Bahia. Disseram a ÉPOCA que entraram com apoio técnico, palestrantes e inspeção dos animais. A homenagem a Negromonte nos cartazes, segundo Delmiro, é uma retribuição a favores prestados pelo ministro. “Ele sempre ajuda com alguma coisinha, mas neste ano nem vi o ministro”, diz Delmiro. Não é a primeira vez que Delmiro do Bode põe o nome de Negromonte nos cartazes de suas festas. Ele fez a mesma coisa em 2009, quando Negromonte se preparava para disputar mais um mandato de deputado federal. Não foi repreendido.
ÉPOCA procurou especialistas para ouvir opiniões sobre a exibição do nome de ministros e deputados na propaganda da festa. “Por si só, o cartaz com o nome de uma autoridade associada a alguma realização fere o princípio constitucional da impessoalidade, segundo o qual nenhuma obra ou realização é fruto do esforço de uma pessoa, mas de um governo, uma prefeitura”, diz a procuradora da República Janice Ascari, de São Paulo. Ultrapassar a fronteira da “impessoalidade”, segundo a procuradora, é um ato de improbidade administrativa, um ilícito sujeito a várias sanções, inclusive perda do cargo. A lei que trata do assunto obriga as autoridades “a velar pela estrita observância dos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade no trato dos assuntos que lhe são afetos”. O procurador da República Rogério Nascimento, que já atuou pelo Ministério Público Eleitoral, também tem preocupações relacionadas à exposição de nome de políticos em cartazes. “Se adversários se sentirem prejudicados e a situação configurar abuso de poder econômico e político, independentemente de haver improbidade, pode ser um caso de propaganda antecipada para o qual a lei prevê multas”, diz Nascimento.
A promoção da imagem de Negromonte em eventos públicos faz parte da estratégia de controle político da região pela família do ministro. Eleito deputado federal pela quinta vez em 2010, Negromonte demonstra interesse em manter sua influência na área para as próximas disputas eleitorais. Além da mulher, Ena Vilma, prefeita de Glória, Negromonte trabalha com afinco para eleger o filho prefeito de Paulo Afonso, maior cidade da região. Isso explica a constante presença de Mário Filho nas aparições públicas dos pais, muitas vezes associadas a verbas federais.


NO CURRAL ELEITORAL
Negromonte (de óculos, no centro da foto ) na inauguração de estação de piscicultura, em Paulo Afonso. À direita do ministro, seu filho Mário, provável candidato a prefeito na cidade. Atrás, de óculos escuros, a mulher, Ena Vilma, prefeita de Glória (Foto: Heckel Junior/Ascom-Seagri)

Com mais de 100 mil habitantes, Paulo Afonso é o domicílio eleitoral de Negromonte e o objeto de seu desejo político. A cidade tem hoje como prefeito Hamilton Bastos Pereira (PDT), adversário do ministro. Para divulgar o nome do filho, Negromonte se desloca nos fins de semana para Paulo Afonso, onde faz reuniões políticas e negocia candidaturas para as eleições municipais do ano que vem. Mário Filho circula pela Bahia, a tiracolo do pai, em cerimônias de inauguração de obras e equipamentos comprados com recursos federais. Cercados de aliados, os dois chegam às cidades com estardalhaço até para atos de assinaturas de protocolos de intenção.
Para dar conta das longas distâncias na Bahia, Negromonte viaja em pequenos aviões que, segundo ele, são pagos com dinheiro do próprio bolso. Ele ganha R$ 26.700 brutos e, segundo declarou à Justiça Eleitoral em 2010, tem uma lista de bens avaliados em R$ 975 mil, sem referência a qualquer valor significativo em aplicações financeiras. Nas viagens em que busca apoio para seus planos políticos, Negromonte não impõe um filtro seletivo ao perfil de seus aliados. Foi num desses aviões fretados que ele aterrissou, no início do ano, em Chorrochó, município baiano de 10 mil habitantes, comandado por um amigo enrolado, o prefeito Humberto Gomes Ramos (PP). Ramos chegou a ser afastado da prefeitura por um período, acusado pelo Ministério Público de ter contratado um morto para fazer transporte escolar.

Os adversários de Negromonte acusam sua família de usar obras públicas com fins eleitoreiros, como em Glória, o município de 15 mil habitantes administrado por sua mulher, Ena Vilma. Todas as obras importantes de Glória – uma praça de esportes, a ciclovia e uma pista de Cooper – foram feitas graças a emendas parlamentares que Negromonte propôs como deputado e liberou como ministro. Essas obras estão concentradas no balneário, uma área de lazer à margem de um lago artificial.
Procurado por ÉPOCA, Negromonte disse que telefonou para a Chesf para “dar um testemunho” da importância da Festa do Bode, da qual participa há muitos anos. Afirmou também ter solicitado a análise da pretensão dos organizadores, em tramitação na empresa. Quanto ao nome nos cartazes, disse que foram colocados “sem autorização, sem solicitação e sem conhecimento prévio” do pai e do filho. Segundo Negromonte, a situação não configura promoção pessoal por ter sido uma iniciativa indevida dos responsáveis pela festa. Sobre o uso de avião para a viagem a Chorrochó, o ministro afirmou que a aeronave pertence a um empresário amigo do filho e só pagou pelo combustível.
Negromonte se tornou ministro das Cidades no início do governo da presidente Dilma Rousseff. Entrou no lugar de Márcio Fortes, também filiado ao PP, depois de uma briga interna no partido, que ainda hoje continua rachado. Márcio Fortes não queria sair e tinha a preferência de Dilma, mas Negromonte obteve o apoio da maioria da bancada do PP e atropelou o correligionário. Nos últimos meses, ele entrou na lista dos auxiliares indesejados pela presidente, aqueles que ela prefere ver longe da Esplanada. Por enquanto, a data prevista para a saída de Negromonte é a reforma ministerial, prevista para o início do próximo ano.

fonte: revista epoca

BASTIDORES POLITICOS DE CHORROCHO, NA FEIRA DO BODE




Redação, chorrochoemfoco
É, muitos políticos presentes na feira do bode em Chorrochó, principalmente da situação a quem damos os parabéns! Podemos observa em algumas fotos, a presença do líder da situação da câmara de vereadores de Chorrochó, o vereador chefinho, a ilustre presença da secretaria de educação e uma das pré-candidatas a prefeita Rita Campos, esteve presente também outros pré-candidatos a prefeitos a exemplo de Drº Marcelo de Laudemiro, o vereador Beto de Arnobio, drª Socorro ,Dilan João Isac e Zebinho. Marcaram presença também os vereadores Oscar, Bady, ciel, sertão entre outros pré-candidatos a vereadores e políticos. Sentimos falta dos vereadores Tercio de Fafá que é um dos fortes pré-candidatos a prefeito e do Vereador Josiel.





E como já virou rotina, ou, falta de humildade, por parte do Srº Prefeito do município de Chorrochó, Humberto Gomes, mais uma vez, ele faltou ao um evento realizado pela Associação dos Vaqueiros de Chorrochó. Eventos estes realizados pela Associação, que só trazem benéfico para o município e é difícil você ver a presença do Prefeito. Sabemos que ele tem seus motivos políticos em não apoiar os eventos da Associação mais não custa nada marca presença! E pelo que estamos notando em alguns de seus pré-candidatos a prefeito que possivelmente serão apoiados por Humberto, a exemplo de Rita, Drª Socorro, Dilan e Tercio. Uma outra postura referente aos eventos realizados pela ASVAC, alguns desse até ajudam as festas. Então, o que poderemos esperar do próximo prefeito de Chorrochó independente de quem ganhem, com certeza será, pelos menos, á humildade. Espero que depois dessa matéria o prefeito mude de ideai!

fonte de algumas fotos ekipa som(joelson)

sexta-feira, novembro 18, 2011

3ªEXPO-FEIRA DO BODE DE CHORROCHÓ SUPERA EDIÇÃO ANTERIORES, E É SUCESSO NO ANO DE 2011




Redaçao, chorrochoemfoco
Aconteceu no último final de semana na cidade de Chorrochó-BA nos dias 11,12 e 13 de Novembro, a 3ª edição da Expo-feira do bode, , que é realizada pela Associação dos vaqueiros de Chorrochó(ASVAC) que tem a frente como Presidenta Adriana Araújo e vice Presidente Irmá Cipriano.
E nessa 3ª edição, o evento superou todas as expectativas. Pela terceira vez a feira do bode como é mais conhecida regionalmente, vem se superando a cada ano que passar. Segundo informações da Associação, esse ano as vendas de caprinos e ovinos superaram as vendas das edições passadas um volume de negocio muito bom para alguns criadores de caprinos e ovinos das raças santa Inês e bôer.



E nesse ano, a quantidade de animais na expo-feira também superou a 1ª e 2ª edição da expo-feira. Isso demostra o bom trabalho e parcerias que a ASVAC vem fazendo no decorrer de cada ano da festa.
Entre as inúmeras atividades que ocorreram como: exposição de trabalhos artesanais, doces e mel da Associação de doce de umbu de São José e da Associação do mel de Chorrochó;; Palestras para capacitação dos produtores; Concurso e julgamento de animais (com registro); Palestras para capacitação dos produtores; Leilão de animais; Concurso e julgamento de animais(sem registro).




Tudo isso ocorrendo nos três dias da 3ª expo-feira do bode além de belíssimos animais expostos nas baias, um fato curioso da festa, foi competição de cabra leiteira, como demostra as fotos.



Um dos criadores bebeu o leite da cabra ali mesmo, para não só mostra a qualidade e quantidade do leite de seu criatório. Esse criador o senhor Manu de Silvino, foi um dos ganhadores da competição.

Além de tudo isso,no dia 12 anoite teve festa com: MARCELO SILVA, BANDA FILHOS DO AXÉ e fechando a noite NALDINHO BEIRA-RIO