terça-feira, janeiro 31, 2012

A casa esta começando a cair pro lado dos PPistas.Mário Negromonte não deve passar a semana no governo Enrolado em escândalos desde agosto, o ministro já colocou seu cargo à disposição de Dilma. E a presidente acerta com o PP nome para substituí-lo



O ministro das Cidades, Mário Negromonte, começou a semana com o cargo em risco. Enrolado desde agosto em escândalos, o ministro vem perdendo importantes aliados – o mais recente deles, João Ubaldo Coelho Dantas, foi demitido nesta segunda-feira. E, agora, é o nome do próprio Negromonte que figura na lista de demissões do governo. Sem apoio do governo e sem respaldo do próprio partido, o titular das Cidades não deve encerrar a semana na cadeira de ministro.


De acordo com a edição desta terça-feira do jornal O Globo, a presidente Dilma Rousseff já teria acertado com o PP, partido de Negromonte, a substituição do ministro. No encontro estava presente também o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT). Em viagem a Cuba e ao Haiti, a presidente só deve sacramentar a saída do nono ministro de seu governo quando retornar ao Brasil. Antes de anunciar a demissão de Negromonte, Dilma ainda se reunirá com ele para demonstrar um último sinal de prestígio.


O próprio ministro já está ciente de que seus dias no governo estão contados. Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, Negromonte colocou o cargo à disposição de Dilma em encontro com a presidente na Bahia, nesta segunda-feira. A decisão teria surpreendido a presidente, que evitou dar ao ministro uma posição definitiva sobre sua manutenção no cargo. Ainda segundo o jornal, porém, Dilma já avalia nomes do PP para substituí-lo.


A única surpresa em relação à saída do ministro é, de fato, a demora do Planalto para efetivá-la. O processo de fritura de Negromonte, cada vez mais frágil no cargo, teve início ainda em agosto do ano passado. Reportagem de VEJA mostrou que o ministro havia oferecido 30 000 reais a deputados de seu partido, o PP, em uma tentativa de manter a influência de seu grupo político dentro da legenda.


De lá para cá, não faltaram escândalos no currículo de Negromonte: ele foi, por exemplo, flagrado fazendo promoção pessoal e de seu filho em um evento custeado com verbas do ministério no interior da Bahia. E foi acusado de se reunir com lobistas de uma empresa que, depois, venceria uma concorrência para a área de informática da pasta.


Em novembro, o jornal O Estado de S. Paulo revelou que a diretora de Mobilidade Urbana do ministério, Luiza Viana, fraudou o parecer técnico que negava ao governo do Mato Grosso a possibilidade de alterar o projeto inicial, construindo um Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) em vez de uma linha rápida de ônibus. Tudo foi feito com o aval do chefe de gabinete de Negromonte, Cássio Peixoto. A partir de então, o ministério passou a respaldar o projeto.


O acerto para a mudança no projeto foi feito diretamente entre o governo de Mato Grosso e o Palácio do Planalto. Para isso, o estado utilizou-se, justamente, do parecer fraudado. O documento original, assinado pelo analista Higor Guerra, desautorizava a mudança tendo em vista problemas de custo, prazos e falta de estudos que comparassem as duas modalidades de transporte. Antes de adulterar o documento, Luiza chegou a pedir a Guerra que fizesse outro parecer. O analista não só se negou, como pediu demissão da pasta pouco depois.


Antes de Coelho Dantas, ex-chefe da Assessoria Parlamentar de Negromonte, o chefe de gabinete do ministério, Cássio Peixoto, perdera o cargo na semana passada. A situação de Negromonte é frágil porque, além de perder apoio do governo, ele não tem respaldo nem mesmo dentro do próprio partido - que só não entregou ainda a cabeça do ministro porque teme perder o controle sobre o orçamento bilionário das Cidades.

fonte:cenariomt.com.br

quarta-feira, janeiro 25, 2012

VEM AI O 2º BOI NO ROLETE DE CHORROCHO




Redação, Chorrochoemfoco, taciana Araujo
Vai acontecer em Chorrochó-BA no dia 28 de janeiro de 2012, 2º BOI NO ROLETE, na Rua Santa Rosa, conhecida como “Rua do Bagaço”.
O boi assado inteiro no Rolete foi instituído oficialmente em 27 de novembro de 1978, na cidade de Marechal Cândido Rondon, situada na Costa Oeste do Paraná, em comemoração aos festejos do aniversário da cidade, realizada no mês de julho a mais de 25 anos. A tradição gastronômica, é assar o número de bois equivalentes ao número de anos de aniversário do município.

Em Chorrochó, a festa do BOI NO ROLETE está apenas no seu segundo ano. Esse evento foi criado pelo chorrochoense João Eloy de Menezes e família. Há três anos Drº João Eloy conheceu essa prática de assar o boi inteiro no rolete em Sergipe e ficou impressionado com a tal pratica e foi logo fazendo um teste em seu aniversario na sua fazenda Berro do Bode. Como nunca se esquece da sua cidade natal, a nossa querida CHORROCHÓ e como um bom freqüentador do bar do nosso querido Dagi e da “Rua do Bagaço” resolveu realizar o 1º BOI NO ROLETE no ano de 2011. Foi sucesso, muitos não acreditavam que seria possível assar um boi inteiro no rolete.
E Foi assim que aconteceu o 1º Boi no Rolete de Chorrochó e no dia 28 de janeiro de 2012 todos estão convidados a conhecer e provar da carne do Boi no Rolete de Chorrochó lembramos que é um evento totalmente gratuito, os organizadores do evento distribuem a carne para todos os presentes. Então fica o convite para todos da região vir a chorrocho provar e conhecer o Boi no Rolete após o termino da lavagem alusiva ao Padroeiro Nosso Senhor do Bonfim por volta das 15h.

terça-feira, janeiro 24, 2012

Reunião com lobista agrava situação de ministro das Cidades Mario Negromonte(PP)

A revelação de reuniões reservadas entre membros do PP com um empresário e um lobista para discutir projeto de informatização do Ministério das Cidades acelerou o movimento para a saída de Mário Negromonte na reforma ministerial em curso, informa reportagem de Maria Clara Cabral, Leandro Colon e Natuza Nery, publicada na Folha desta terça-feira (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).

Interlocutores do Palácio do Planalto classificaram o episódio divulgado ontem pela Folha como "terrível", uma espécie de "extrema-unção" de Negromonte, já que sua situação era considerada delicada antes disso até por colegas de partido.

José Cruz - 2.dez.2011/Agência Senado
O ministro Mário Negromonte (Cidades) durante depoimento ao Senado sobre obras da Copa do Mundo de 2014


A reportagem mostrou que integrantes da cúpula do PP negociaram com uma empresa de informática sua participação num projeto milionário do Ministério das Cidades antes que fosse aberta licitação pública para sua contratação.
A oposição entrou ontem com uma representação na Procuradoria-Geral da República para que participação do ministro e aliados nas reuniões seja investigada.

OUTRO LADO
Todos os envolvidos nas reuniões negam qualquer irregularidade.
Ontem, aliados de Negromonte atribuíram o vazamento do episódio a integrantes do partido que estariam interessados na queda dele.
Leia a reportagem completa na Folha desta terça-feira, que já está nas bancas.


Editoria de Arte/Folhapress

segunda-feira, janeiro 23, 2012

ELEIÇÕES 2012-ENTROU ÁGUA!

redação, chorrochoemfoco
No ultimo final de semana em chorrochó em um evento realizado pela prefeitura e organizado por populares estava previsto o pré-lançamento de uma candidatura para as eleições de outubro. Mais “deu jegue” parece que o vice que iria compor a chapa da possível candidata não confirmou presença de seu nome nessa possível chapa, ao contrario do que o grupo deles está espalhando por ai. Mais segundo informações, esse grupo político já esta estudando outro nome para compor a futura chapa, sabemos que os nomes são dois, um deles, é de um ex-vereador ou talvez seja o do vereador mais votado da eleição passada. E pra completar surgiu mais um nome para pré-candidato no distrito da Barra do Tarrachil e esse nome não confirmou de que lado ele vai ser candidato, pois o mesmo tem seu próprio partido e pode sair candidato por qualquer lado político. Mais esta confirmado seu nome como pré-candidato a prefeito para disputar o pleito eleitoral em outubro.

quarta-feira, janeiro 18, 2012

DIFERENTE DE OUTROS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO QUE ESTAVAM DIVULGANDO QUE O MINISTRO MARIO NEGROMONTE NÃO SAIRIA DO MINISTÉRIO, JÁ ESTA DADO MAIS DO QUE CERTO A SAÍDA DE MARIO NEGROMONTE DO MINC. DAS CIDADES


A reforma ministerial que a presidente Dilma Rousseff fará a partir da semana que vem com a transferência de Aloizio Mercadante (Ciência e Tecnologia) para a Educação vai se resumir a cinco mudanças pontuais. A configuração política da Esplanada dos Ministérios e a chave do cofre serão mantidos tais como estão para evitar desconfianças no mercado e desequilíbrio na aliança de sustentação ao governo.

Guido Mantega, da Fazenda, fica onde está. Além da saída de Fernando Haddad da Educação, para disputar a Prefeitura de São Paulo, a presidente vai trocar o comando das Cidades, sem tirá-lo do PP, devolver o Trabalho ao PDT e substituir Iriny Lopes (Secretaria das Mulheres), que deixa a Pasta para concorrer à Prefeitura de Vitória. "Farei apenas um ajuste na equipe. Reforma só existe na cabeça da imprensa", afirmou a presidente hoje (17) a interlocutores.

A primeira nomeação será a de Mercadante, já anunciada pelo próprio petista. Para o lugar dele, na Ciência e Tecnologia, a presidente quer um técnico. O favorito é o atual presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Marco Antonio Raupp, sem filiação partidária. Ele já presidiu a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Dilma acha que o Ministério está indo bem e que Raupp é o técnico que pode dar continuidade ao trabalho de Mercadante.


No Ministério das Cidades a presidente vai fazer uma troca mais por imposição do PP, do que por vontade própria. A rejeição ao ministro Negromonte dentro do partido é tão grande, que a presidente já foi avisada de que a bancada do PP na Câmara aceita até a volta do ex-ministro Márcio Fortes, nome da preferência de Dilma.


Os deputados gostariam mesmo é de ver o colega Márcio Reinaldo (MG) no lugar do deputado Negromonte, que voltará à Câmara. Mas eles sabem que esse é um pleito mais difícil de ser atendido. Por isso, conformam-se com a escolha pessoal da presidente.

Depois da saída ruidosa do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, do Trabalho, o ajuste na equipe é a oportunidade de reincorporar um indicado do partido no Ministério, desde dezembro sob o comando do interino Paulo Roberto Pinto. Dilma decidiu que o novo ministro será um pedetista. Os nomes mais cotados são os dos deputados Vieira da Cunha (RS) e Brizola Neto (RJ).


A presença do nome do vice-presidente Michel Temer na agenda oficial de Dilma hoje pela manhã deu ao PMDB a certeza de que a conversa seria simbólica. Uma deferência ao presidente licenciado do partido, para dizer que o PMDB sairá da minirreforma do mesmo tamanho que entrou. No bastidor da cúpula peemedebista, a frase que resumiu o sentimento de todos é de autoria do Barão de Itararé: "De onde menos se espera é que não sai nada mesmo". As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.