sábado, maio 10, 2014

ESCOLA PROFESSORA JOSEFA ALVENTINA DE MENEZES, COMPLETA 40 ANOS DE AMOR E DEDICAÇÃO AOS SEUS EDUCANDOS


A Escola Municipal Professora Josefa Alventina de Menezes foi fundada em 10 de maio de 1974, na qual começou a funcionar no mesmo ano do ato da sua criação, tendo como sua 1ª Diretora a Senhora Maria Rita Da luz Menezes que ficou na Direção da mesma por 33 anos. A Escola está localizada no Centro da Cidade de Chorrochó, especificamente na Rua Santa Rosa s/nº, Bahia. Oferta da pré-escola ao 3º ano, conta com o Programa Nacional Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Faz parte da rede municipal de ensino da cidade, todavia já foi de âmbito estadual, tem em seu quadro uma equipe profissional composta por 28 funcionários, dentre as quais 12 professores, Diretor, Vice-Diretora e Coordenadora Pedagógica, além da equipe de apoio, cuja Administração compõe-se de 02 Auxiliares Administrativos, 02 Merendeiras, 03 Auxiliares de Serviços Gerais e 02 Vigilantes, os quais atuam um em cada turno, pois a escola oferece Educação Infantil e Ensino Fundamental I de 1º a 3º Ano, atualmente atende 301 estudantes.

Tratando da estrutura física, a escola está instalada num prédio de excelente construção de design inovador com 40 anos de existência. Sendo o Diretor Jadson Aleques Ribeiro e Vice- Diretora Janicleide Maria Ribeiro e a Coordenadora Pedagógica Thereza Helena Cordeiro de Menezes, gestão atual é recente, suas ações iniciaram no ano de 2013 o mandato tem duração até 2015, sobretudo, possui bom histórico de serviços prestados. É da jurisdição da diretoria de Ensino de Paulo Afonso, Bahia (Direc 10).

A Escola recebeu o nome da profª. Josefa Alventina de Menezes em homenagem sugerida pelo então Secretário Estadual da Educação e Cultura do Estado da Bahia o Dr. Rômulo Galvão, tendo em vista que a referida professora foi uma figura especial para o progresso da nossa Chorrochó, por conta de seu perfil dinâmico, responsável, com fortes princípios Morais e Éticos, profundamente comprometida com o progresso da cidade e de seu povo, bastante envolvida com a religiosidade, era também Zeladora do Apostolado da Oração na Igreja do Senhor do Bonfim, cujo diante o carinho todo especial que devotava aos seus discípulos fez com que eles passassem a chamá-la "Madrinha Nilinha", nome que ainda se ouve dos lábios de muitos chorrochoenses.

Sentia grande atração pelos livros, a fé nos ensinamentos cristãos, a vontade do engrandecimento de Chorrochó conduzindo-a as atividades Sociais, Culturais e Religiosas. Vencia sempre os obstáculos que apareciam em sua nobre missão, contando com todo apoio da comunidade católica. No seu leito apresentando debilidade física dizendo-nos pouco antes esta expressão "vou cantar as glorias do senhor do Bonfim de Chorrochó”, exprimindo assim sua convicção de se encontrar entre os eleitos de Deus.

A Escola Municipal Professora Josefa Alventina de Menezes fica localizada em um dos primeiros bairros da cidade de Chorrochó  que tem área superior a 3.000  km² fica localizado em pleno sertão nordestino, cujo clima é o sem- árido, com vegetação típica da caatinga e temperatura média de 30ºc. Situado às margens da BR 116, no norte da Bahia fica aproximadamente 500 km da capital e a cerca de 40 km da divisa com Pernambuco. Atualmente sua população é de 10.734 habitantes, segundo dados do IBGE 2010, a economia local é composta por alguns pontos comerciais e na agricultura de subsistência, tem como atrativo turístico pontos históricos locais.

Tal localidade conserva características próprias de cidades interioranas, onde a região é composta por locais cujos detalhes estão associadas a história da cidade, sua população é formada pelas famílias que vivem na região há muitos anos e mesmo com o seu crescimento, a região é habitada por núcleos uni familiares, quase sempre todos se conhecem. Encontramos uma gente humilde e trabalhadora.

HINO ESCOLAR

LETRA: MARIA RITA DA LUZ MENEZES (EX-DIRETORA)
MÚSICA: NEUSA MARIA RIOS MENEZES (EX-DIRETORA)

NA TERRA QUE TANTO SONHAMOS
UMA LUZ SE FEZ APARECER
E ESTA ESCOLA QUE MUITO AMAMOS
POR ELA SER SENDA DO SABER

EM CHORROCHÓ O NASCER
DESTA ESCOLA PARA ENSINAR
A TODOS É UM DEVER
QUE TEM O SABER BUSCA

BERÇO DE SONHOS E ESPERANÇAS
SANTUÁRIO DE TANTO AMOR
AS LETRAS HARMONIAS TANTAS
AQUI RESSOA COM MAIS VIGOR
                                                                                         
                                                                                         
NOSSA ESCOLA PRAZEROSAMENTE
UM GRANDE NOME VEM MEMORIZAR
A PROFESSORA JOSEFA
SÍMBOLO DE AMOR PARA EDUCAR.

MENSAGEM DA MARIA RITA DA LUZ MENEZES( DONA DALUZ)


Nenhum comentário: