sexta-feira, maio 09, 2014

SEGURANÇA PUBLICA- POLICIA DA CAATINGA FAZ MILAGRE COM O BAIXO EFETIVO E FALTA DE APOIO DAS PREFEITURAS.


Redação Chorrochoemfoco.
O apoio logístico oferecido  A CIPE/Caatinga - Companhia Independente de Policiamento Especializado na Caatinga por parte tanto do governo estadual como das prefeituras de nossa região, deixa a desejar.

A policia da caatinga ou CPAC como é mais conhecida na região, tem hoje um efetivo de apenas duas viaturas com policias para atender toda essa região que abrange as cidade de Abaré, Chorrochó, Macururé e Rodelas. No total são 16 viaturas para atender a 35 cidades do semiárido baiano ate as cidades ribeirinhas do vale do são Francisco e as cidades citadas anteriormente. A própria policia ver esse efetivo muito pouco para a demanda de crimes que atualmente vem ocorrendo, principalmente aqui no sertão. Outros fatores que dificultam o trabalho da policia alem da falta de apoio mais “expressivo” dos órgãos públicos, que falaremos mais adiante, é a falta de setor de inteligência na região. A policia militar lembra que, num geral e por lei, faz o trabalho ostensivo preventivo de segurança pública. As investigações ficam por parte da POLICIA CIVIL. Outra categoria que necessita de efetivo e investimentos no sertão da Bahia. O que é visto por boa parte da população e da mídia em geral, é que a policia da caatinga, por maioria das vezes, faz o trabalho ostensivo e investigativo de policia na região,fazendo milagre, com esse efetivo reduzido e falta de apoio logístico dos órgãos públicos.

 A CPAC também pede mais empenho das policias locais em fazer mais rondas e abordagem nas cidades citadas. Observamos dias atrás que o destacamento da cidade Rodelas vem desenvolvendo um bom trabalho referente a rondas e abordagem.

Os policiais também observam que as condições precárias das estradas, atrapalham muito o atendimento as ocorrências e denuncias feita a policia da caatinga. A  tecnologia é outro fator que  ajuda, mais também tem seus males citou um policial. Que por exemplo: os bandidos de hoje, estão mais organizados se utilizam da tecnologia do telefone para ter sucesso em suas ações,  se algum grupo de bandidos estiveram efetuando um assalto em certa localidade, já tem um integrante dessa mesma quadrilha de posse de um telefone celular observando o movimento da policia, para passar  informações da localidade onde se encontra alguma viatura policial principalmente da CPAC. Onde entra, a falta de policia investigativa, a policia judiciária, que praticamente não temos na região, problema também, de efetivo e investimento  na policia civil por parte do Governo estadual.

A CIPE/Caatinga - Companhia Independente de Policiamento Especializado na Caatinga faz milagre para combater o crime em nossa região, como foi citado no parágrafo anterior são inúmeras as dificuldades encontradas pela CPAC para realizar um trabalho de segurança publica mais eficaz. E a parceria entre a CIPE Caatinga  e as prefeituras poderia ser melhor, se melhorasse por exemplo: a oferta de combustível, alimentação, acomodação, são ajudas básicas que aumentasse a alto estima e incentivo das guarnições, pois esse policiais, esse mínimo efetivo são os que fazem a segurança de quase 50 mil habitantes de toda nossa região.


A CIPE caatinga também pede que a comunidade colabore denunciando os crimes de sua cidade, através do DISQUE DENUCIA da CPAC que é o numero 0xx75-3477-5009. Mais façam as denuncia com fundamentos e concretude, passe as informações com mais detalhes possível para ajuda a policia elucidar as ocorrências o mais breve possível. A policia pede que fazem dessa ferramenta um canal de “fofocas” ou “fuxicos” no entanto esse tipo de ação pode atrapalhar outra denuncia.





Nenhum comentário: