quarta-feira, novembro 18, 2015

SAÚDE SEM FRONTEIRAS ESTARÁ EM JUAZEIRO-BA


Mais de 12 mil pessoas serão atendidas pelo programa Saúde sem Fronteiras no período de 18 a 24 de novembro, no município de Juazeiro. A iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) engloba serviços itinerantes de rastreamento do câncer de mama, odontologia, oftalmologia e doação de sangue para a população da região. O local será o Complexo Multieventos, no Pátio da Univasf, que fica no final da Rua do Paraíso.

Com investimento anual de até R$ 40 milhões, o Saúde sem Fronteiras tem os serviços integrados e, desta forma, ganharam atenção redobrada, com mais veículos e atividades, levando especialidades que a população tem dificuldade em encontrar em seus municípios.
As mulheres de 50 a 69 anos poderão realizar exames de mamografia Este programa é uma ferramenta de importante contribuição no acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama. O seu diferencial é o acompanhamento das mulheres com imagens inconclusivas, após a realização da mamografia, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando à integralidade do atendimento.
Na área de oftalmologia, o Saúde sem Fronteiras oferecerá consultas e cirurgias de catarata para idosos a partir de 60 anos de idade e alunos matriculados no Programa TOPA. Serão disponibilizados todos os exames pré e pós-operatórios relacionados à cirurgia oftalmológica, além do colírio, que deverá ser utilizado nos primeiros quinze dias do pós-operatório, para todos os pacientes submetidos à cirurgia de catarata.


Odontologia
Ampliar e qualificar o acesso à assistência odontológica, atendendo a todos, inclusive a crianças e portadores de necessidades especiais é o objetivo do Odontomóvel. Nos veículos são feitos os principais procedimentos como profilaxia, obturação, extração, além de pequenas cirurgias. São realizados ainda outros procedimentos como restauração, tratamento de canal, coroa provisória, aplicação de flúor, exame radiológico, periodontia (tratamento de gengiva).
Para ajudar a salvar vidas o Saúde sem Fronteiras conta ainda com o Hemóvel, unidade móvel aonde a população poderá fazer sua doação de sangue e, também, realizar o cadastramento de doadores de medula óssea. O Hemóvel tem capacidade para coletar 120 bolsas de sangue diariamente.


Ascom/Sesab

Nenhum comentário: