quinta-feira, novembro 12, 2015

SITUAÇÃO DA BARRAGEM DE SOBRADINHO, JÁ É MAIS QUE PREOCUPANTE, VAI FALTAR ÁGUA!


Um diagnóstico preocupante sobre a crise hídrica foi apresentado ontem (10) pelo superintendente de operações da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), João Henrique Franklin. Durante coletiva de imprensa no Quality Hotel, em Petrolina, ele informou já ter recebido recomendação para reduzir a vazão da Barragem de Sobradinho (BA), que deve cair dos atuais 900 para 800 metros cúbicos (m³)/segundo.

O superintendente também confirmou uma previsão negativa ao anunciar que o volume útil de Sobradinho deve atingir, em breve, zero por cento, quando a barragem  passará a operar no chamado volume morto.
Pela situação hídrica da bacia do São Francisco, nós deveremos atingir zero por cento do volume útil entre o dia 29 de novembro e 3 de dezembro. Existem as variações climáticas, mas o que podemos afirmar é que vamos atingir esse nível”, anunciou o superintendente.

João Henrique também explicou que a geração de energia elétrica pode ser interrompida na Barragem de Sobradinho, quando os consumidores deverão ser atendidos por meios alternativos como geração eólica ou térmica.
O projeto de Sobradinho foi concebido para que a geração de energia fosse com a cota de 380 – 50 (a mínima) até a cota 392- 50 (que corresponde ao reservatório cheio). Então isso permite uma variação de doze metros. Agora, quando chegar nesta cota de 380-50, nós vamos parar a geração de energia de Sobradinho. Entretanto o atendimento aos consumidores do Nordeste está assegurado por outras alternativas de produção de energia”, explicou.


Fonte: Carlos Britto

Nenhum comentário: