FESTA DOS VAQUEIROS

FESTA DOS VAQUEIROS
FESTA DOS VAQUEIROS CHORROCHO-BA

quarta-feira, novembro 11, 2015

SUS-ARTESÃ ESPERA HÁ 11 MESES POR CIRURGIA EM BRAÇO QUEBRADO


Uma artesã de 50 anos está com o braço quebrado desde janeiro deste ano e procura vaga para cirurgia em Goiânia. Maria Divina de Moraes Alves afirma que é encaminhada de um hospital para outro, sem que o caso seja solucionado. O exame de raio-X mostra o osso do braço direito dela partido ao meio.
Maria Divina morava na cidade de Barra do Garças, no Mato Grosso, quando fraturou o braço, em janeiro. Segundo o irmão dela, José Luís Moraes, de 52 anos, o médico do pronto-socorro local disse que a unidade não fazia o tipo de cirurgia relacionado à fratura da artesã. A família mudou-se para Goiás e, desde abril, tenta passar pelo procedimento na capital.
Segundo Maria Divina, o braço pesa e ela está com dificuldades até para andar devido às dores: “Parece que amarrou um saco de chumbo aqui [no braço], que de mexer está pesando”.“Eles jogam [ela] de um lado para o outro. Um joga para o Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência], outro para o Crof [Centro de Referência em Ortopedia e Fisioterapia]. A situação está muito difícil, ela está sentindo muita dor. Gemendo. Tem hora que ela acorda chorando de dor”, explica o irmão da mulher.
A artesã espera que o problema seja resolvido logo. “Quero consertar logo esse braço e andar. Ficar boa. Dançar forró para poder animar, porque é difícil”, disse a paciente.

Em outubro a família procurou o Ministério Público de Goiás (MP-GO) para tentar desenrolar o processo, mas continua esperando uma providência. “Eles [Ministério Público] disseram que a cirurgia ia sair, mas até agora nada”, disse José Luís.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde da capital, a mulher deve ser atendida no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC). O órgão aguarda horário para que a consulta pré-operatória seja agendada.
Mulher com braço quebrado não consegue andar por causa das dores (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Mulher com braço quebrado não consegue andar por causa das dores (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Fonte: G1

Nenhum comentário: