segunda-feira, julho 22, 2013

FESTA DOS VAQUEIROS, UMA HISTORIA PARA SER SEMPRE MANTIDA E RESPEITADA.


O passado e a cultura dos municípios baianos refletem a sua história, ressalta seu patrimônio histórico e devem ser lembrados a todo instante, com muito orgulho e acima de tudo, como muito respeito. 




Os vaqueiros são personagens importantes na Independência da Bahia e devem ser homenageados sempre. Aqui no Sertão eles são os responsáveis pelo povoamento. Naquela época, eles é que ficavam nas fazendas tomando conta do gado enquanto os fazendeiros moravam nas grandes cidades litorâneas. 





O Vaqueiro simboliza a força de bravos homens, sem perder a humildade e a dignidade que acompanha a figura do nordestino. Eu sinto falta da verdadeira festa do vaqueiro, quando o homenageado era mesmo o vaqueiro. Naquele tempo havia divergência política, mas nas festas toda a comunidade participava do mesmo evento. O povo tinha o livre arbítrio de sua vida e unidos participavam de todas as atividades da Festa: Do desfile, da Missa, das Festas dançantes e das Corridas de cavalos onde o vaqueiro mostrava a sua destreza com o cavalo. Chorrochó é tão carente de entretenimento que essas festas poderiam acontecer em datas diferentes e deixar o que realmente já é tradição nessa data.






Com informações da Professora e historiadora Neuza Rios Menezes.

Nenhum comentário: