sexta-feira, setembro 30, 2011

ABARE TEM NOVO PREFEITO, SEBATIÃO ALCIDES, CONHECIDO COMO ZÉ DE SULINA




com informações da radio lider do sertão fm
O município de Abaré, na região do Vale do São Francisco, terá que mudar de novo de gestor. O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilson Dipp, decidiu nesta quarta-feira (28) revogar a decisão da ministra do TSE, Nancy Andrighi, que tornou suspensiva a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA). A Corte baiana cassou, no último dia 21 de junho, o mandato de Delísio Oliveira (PMDB) juntamente com o vice, José Campos Fonseca (PMDB), acusados de cometerem, durante as eleições de 2008, crimes de abuso de poder econômico, compra de votos, corrupção e fraude. O presidente da Câmara de Vereadores, Sebastião Alcides (PT), deverá voltar a assumir como titular na chefia do Executivo municipal até a realização de eventual eleição suplementar.

FONTE:WWW.ALEMDANOTICIA.COM.BR

quinta-feira, setembro 29, 2011

ATENÇÃO SENHORES PRESIDENTES DE ASSOCIAÇÕES QUE PROMOVEM EVENTOS VEJA A DICA.



A Secretaria de Cultura, através da Superintendência de Promoção Cultural mais uma vez convida todos os proponentes de projetos culturais inscritos e apoiados pelo Fazcultura e Fundo de Cultura da Bahia para o encontro de orientações de Prestação de Contas com o Sr. Manoel Pinto, Diretor de Controles da SUPROCULT.

Os encontros de Prestação de Contas continuam acontecendo mensalmente até novembro, sempre na última quinta-feira do mês. Programe-se e participe!

Pedimos desculpas pela intempestividade do convite e esperamos que todos os interessados possam comparecer.




ORIENTAÇÃO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS


Dia: quinta-feira, 29/09/2011

Horário: das 14 às 17h

Local: Auditório Nilda Spencer - Conselho de Cultura

Palácio da Aclamação (anexo) Av. Sete de Setembro, 1330, Salvador – BA

Atenciosamente,

Central de Atendimento Integrado
Tel: 71 3103 3489 | 3480

atendimento@cultura.ba.gov.br
Funcionamento das 14 às 17h
Novo endereço: Praça Thomé de Souza, Palácio Rio Branco, s/n, Centro - Térreo

ISSO É BOM EXEMPLO A SER SEGUIDO, COMUNITARIO DE JUAZEIRO DIZ QUE CAMARA DE VEREADORES NÃO REPRESENTA O POVO.



Comunitários de Juazeiro apoiados pela União das Associações resolveram fazer um manifesto pacífico e ordeiro em frente à Câmara de Vereadores durante a sessão ordinária desta terça-feira (27).

Ao se postarem em frente à Casa Legislativa munidos de vassouras, bike-som e faixas os manifestantes foram informados que os vereadores da situação e da oposição abdicaram do uso da palavra no horário dos inscritos e das bancadas, encerrando mais cedo a sessão, fato que aumentou ainda mais a indignação dos comunitários.

“Estamos aqui porque a Constituição assegura esse nosso direito. Esta é a Câmara que verdadeiramente não nos representa. Mas o período de fazermos a faxina está chegando”, alertou Edmar Santos, popular Pio, comunitário do João XXIII.

Advanildo José, popular Seu Dedé, do Alto da Aliança, declarou que a atual Câmara Municipal só atende os interesses do Executivo. “Esse manifestou demorou. Há quanto tempo eu venho falando que essa Câmara não tem atuação, tá na hora de rever esse posicionamento que o povo não é mais besta não”.

“Nós repudiamos a atitude da Câmara não é de hoje. Infelizmente o Legislativo hoje é uma extensão do Executivo Municipal e deixa de exercer o seu fundamental papel em defesa da sociedade. Os projetos hoje são aprovados de goela abaixo. A Mesa Diretora faz apenas o papel exigido pelo Executivo. Mas a faxina o povo vai fazer em 2012.”, declarou Cícero José, Guarda Municipal e comunitário do Alto da Aliança.

Sebastião Soares, popular Irmão Bastos, presidente da União das Associações de Moradores, agradeceu aos que compareceram e condenou o fato dos que tinham conhecimento do manifesto e não apareceram. “Não podemos ser coniventes. Os vereadores hoje olham apenas para o seu umbigo e alguns poucos aliados. Este movimento está apenas começando e nos comprometemos a continuar alertas já que eles não tem compromisso com a sociedade, pois se assim pensassem ouviriam a população”, concluiu.

FONTE: BLOG DO GERALDO JOSE

Participe da Conferência Territorial de cultura do território Itaparica, veja programação.



A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia - SECULT/BA que o prazer de convidá-lo para a Conferência Territorial de cultura do território Itaparica que será realizada nos dias 02 e 03 de outubro no centro de cultura Lindinalva Cabral. O território é compreendido pelos seguintes municípios: Abaré, Chorrochó, Glória, Macururé, Paulo Afonso e Rodelas.

As conferências, além de ser um importante espaço de diálogo entre a sociedade civil e o poder público, passa a ser efetivamente um local de construção. Além de serem ouvidos e de levantarem as demandas de sua região na área cultural, os agentes culturais e cidadãos passam a planejar junto os poderes públicos, tornando-se parte efetiva da elaboração do Plano Estadual de Cultura a partir das prioridades definidas nos Planos Municipais, Setoriais e depois Territoriais de Cultura. Por isso, o tema deste ano é: "Planejar é preciso - Diretrizes para consolidação do Sistema de Cultura". A Conferência Estadual promovida pela SecultBa, irá acontecer no mês de dezembro, na cidade de Vitória da Conquista.

A conferência conta com a parceria da Prefeitura municipal de Paulo Afonso, através do Departamento de Cultura vinculado a Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte.

LOCAL: Centro de Cultura Lindinalva Cabral – Paulo Afonso
DATA: 02 e 03 de outubro de 20011
HORÁRIO: Dia 02 – 19h00
Dia 03 - 8h00 às 18h30

Na oportunidade da Conferência será realizado um encontro do Superintendente de Promoção Cultural, Carlos Paiva com os contadores, empresários e produtores culturais locais para esclarecer dúvidas relacionadas ao FAZCULTURA, que é um programa do governo regido pela renúncia fiscal do ICMS.

O programa propicia aos produtores independentes, pessoas físicas ou jurídicas, mais uma possibilidade de financiamento de seus projetos, estimulando o empreendedorismo do setor, ao mesmo tempo em que possibilita às empresas patrocinadoras associar sua imagem diretamente às ações culturais que considerem mais adequadas, levando em consideração que esse tipo de patrocínio conta atualmente com um expressivo apoio da opinião pública.

A reunião conta com a parceria da Associação Comercial de Paulo Afonso – ASCOPA, Associação dos Contabilistas de Paulo Afonso e Região – ASCONPA, Câmara de Dirigentes Lojistas de Paulo Afonso – CDL, o Sindicato Patronal do Comércio de Paulo Afonso e Região – SINPA e a Prefeitura Municipal de Paulo Afonso – PMPA.

LOCAL: ASCOPA – Avenida Apolônio Sales, nº 855
DATA: 03 de outubro de 20011
HORÁRIO: 8h00


fonte:Andréia Carmo
Representante Territorial de Cultura - Território Itaparica
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia - SECULT

quarta-feira, setembro 28, 2011

PREFEITO DE UAUA PERMANECE NO CARGO



Em relação a matéria postada que intitula "TRE CASSA MANDATO DE PREFEITO DE UAUA", na verdade não houve determinação do TRE da Bahia para posse imediata do segundo colocado nas eleições de Uauá, vez que a ação julgada é um recurso contra expedição de diploma, que não tem o condão de afastar o prefeito do mandato e sim cassar o diploma outorgado pela Justiça Eleitoral. Neste caso, o afastamento somente ocorre após o trânsito em julgado da ação junto ao Tribunal Superior Eleitoral em Brasília. Assim, o prefeito permanece no cargo até julgamento final por parte do TSE (que não deve ocorrer este ano) que já se definiu a respeito através do acórdão aqui reproduzido: "Cassação. Prefeito. Efeitos. Decisão. Incidência. Art. 216 do Código Eleitoral. Afastamento. Cargo. Não-cabimento. 1. Hipótese em que está caracterizado o fumus boni iuris na medida em que, mesmo em se tratando de captação ilícita de sufrágio, existe norma específica disciplinando o recurso contra expedição de diploma e estabelecendo que o diplomado poderá exercer o mandato em toda a sua plenitude enquanto esta Corte não decidir esse apelo (art. 216 do Código Eleitoral). 2. Essa norma afasta, de modo excepcional, a execução imediata do julgado fundado no art. 41-A da Lei nº 9.504/97. Precedente: Acórdão nº 4.025, Agravo Regimental no Agravo de Instrumento nº 4.025, rel. Min. Ellen Gracie, de 25.3.20” “Chefia do Poder Executivo municipal - alternância. A regra é evitar-se a alternância na chefia do Poder Executivo municipal, cabendo providência em tal sentido para aguardar-se o desfecho de recurso.” (Ac. de 16.12.2010 no AgR-AC nº 419743, rel. Min. Marcelo Ribeiro, red. Designado Min. Marco Aurélio.TSE). Assim, o prefeito permanece no cargo até decisão final do Tribunal Superior eleitoral. Atenciosamente, Pedro Cordeiro Filho - Advogado.


ENVIADO AO BLOG POR RODRIGO

terça-feira, setembro 27, 2011

Prefeito de Uauá é cassado pelo TRE-BA



com informações do BN
O prefeito de Uauá, Jorge Luiz Lobo (PRTB), teve o mandato cassado na noite desta segunda-feira (26) pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). O gestor respondia a um processo por abuso de poder político, fraude e compra de votos nas eleições de 2008. Ele venceu o pleito por uma diferença de apenas 3,71% dos votos válidos em relação ao segundo colocado. Além da perda do cargo, o alcaide teve os direitos políticos suspensos. Segundo o blog do Geraldo José, a Corte determinou a posse imediata do segundo colocado nas últimas eleições do município no nordeste baiano, o ex-prefeito Olímpio Cardoso Filho (PDT) .

OS TARRACHIENSES E CHORROCHOENSE DEVERIAM SE MANIFESTAR TAMBEM


publicado por carlos britto
Com a proximidade do aniversário do rio São Francisco, no próximo dia 04 de outubro, o ambientalista Vitório Rodrigues (foto) aproveitou para relembrar a difícil situação do manancial do rio com uma “carta” endereçada ao santo que batiza o rio.

Confiram:

Caro São Francisco do Céu

Moro aqui na Terra há bastante tempo como tu mesmo sabes, mas infelizmente os homens daqui ainda não tomaram conhecimento da minha importância para eles com todo o meu potencial para gerar riquezas. Por conta disso, venho por meio da presente, prestar-lhe minhas queixas pelos maus tratos que venho sofrendo há mais de 500 anos.

Como todos sabem tu és muito mais novo do que eu. Enquanto eu nasci há mais de 60 milhões de anos tu nascestes há apenas 1.800, embora tenhas ficado conhecido do povo deste planeta primeiro do que eu, por ter se tornado o santo padroeiro da ecologia. Mas isso não importa, o que eu quero mesmo é que tu uses teu prestígio junto a Deus para me ajudar a continuar vivo, regando a terra, proporcionando vida a todos os seres animais e vegetais.

Quando eu nasci, nasceram também meus irmãos nas mesmas elevações das Gerais como o Tocantins, o Paraná, o rio Doce e muitos outros. Só que eles tomaram rumos diferentes do meu, uns foram para o Atlântico Norte, outros para o sul e outros para o leste. Enquanto eu parti do meu berço e inicialmente segui em direção norte, assim como meu irmão Tocantins, mas depois resolvi socorrer as terras secas desse meu Nordeste, onde vivo até hoje.

Até 1.500 anos depois de Cristo eu vivia tranquilo, sem sofrimento, nem os homens nativos me agrediam, eles só me usavam para navegar, pescar e tomar banho uma ou duas vezes por ano. Mas quando chegou 1.501 D.C, um tal de Américo Vespúcio, navegador italiano, depois de achar o Cabo de Santo Agostinho, o rio São Domingos, rio São Miguel e outros santos mais, achou minha foz no litoral, onde hoje é o estado de Alagoas. Até aquele dia eu me chamava OPARÁ, mas de lá para cá passaram a me chamar de Rio São Francisco, pois o achado aconteceu no dia 04 de outubro, dia esse que já te pertencia, e como bom italiano, Américo Vespúcio me rebatizou com seu nome, nos tornando xarás.

Confesso que gostei da idéia, assim eu tenho um xará no céu para me defender, representado por sua estátua que toma conta de mim lá na Serra da Canastra, em minhas nascentes. Só que os homens aqui na terra, xará, não me respeitam e nem respeitam tua estátua que me observa dia e noite. Eles só pensam em nos explorar para ganhar dinheiro, pois eles são muito gananciosos.

É de lá, da Serra da Canastra, que eu saio do meu berço e sigo em direção norte e depois para o Nordeste. Com o meu leito em forma de arco, dou minhas águas e minha vida para mais de 14 milhões de brasileiros habitantes em minha bacia proporcionando muitas riquezas com a irrigação, a pecuária, a navegação, o turismo e tantos outros meios de vida. São cinco estados que eu beneficio diretamente com minhas águas: Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.

Há 501 anos eu estou a serviço dos homens de todas as raças, todas as cores, todas as crenças.

Há 501 anos eu estou sendo agredido, torturado, apanhando para ser cada vez mais útil. Eu estou sendo sugado como um grande oceano e respeitado como uma pequena torrente, sem muita importância.

Olha xará, logo que me acharam descobriram que havia ouro e diamante na parte mais alta do meu vale. Foi aí que começaram a me matar para saciar suas ganâncias por dinheiro. Escavaram minhas margens, assorearam meu leito, envenenaram minhas águas com produtos químicos usados para limpar os minérios que iam encontrando. Em alguns trechos, desviaram meu leito de tanto escavarem e não fizeram recuperação de nada que destruíram. Eu chorei, mas ninguém me socorreu!

Desmataram minhas margens para fazer carvão, para plantar pastagem, para fazer lenha para os vapores, deixando meus solos expostos aos agentes erosivos como o sol, as chuvas e os ventos. Eu chorei, e chorei muito, mas ninguém me socorreu!

Cidades e mais cidades foram construídas às minhas margens e usam minhas águas irracionalmente, desperdiçam cerca de 40 litros de cada 100 que levam de mim, o resto me devolvem depois de usada, em forma de esgoto sem tratamento. Eu continuo chorando e choro muito, mas ninguém me socorre!

Vieram as barragens para gerar energia, são muitas delas gerando progresso para os homens e o extermínio de muitas espécies de meus peixes, com a interrupção das piracemas. Eu estou chorando e chorando muito, mas ninguém se preocupa comigo!

Olha xará, a agricultura irrigada também chegou aqui por essas bandas por minha causa, e é ela quem mais consome minhas águas. Depois, me devolve por meio dos canais de drenagem misturada com os agrotóxicos usados sem critérios. Eu estou com medo, xará, estou pedindo socorro, mas ninguém me ouve, já estou rouco, debilitado. Para me consolar me chamam de Rio da Integração Nacional, Nilo Brasileiro, Grande Linha de Comunicação, Rio da Redenção Econômica, Velho Chico, Rio dos Currais, Chicão e outras coisas mais.

Grandes congressos e conferências são realizados em nome de minha revitalização, muitas festas, muitas comemorações, tudo aquilo de que eu não preciso eles fazem aqui na Terra. Eu não preciso de badalações, eu preciso mesmo é que devolvam minha saúde, minha vida que está sendo ceifada pelos maus-tratos que me acompanham há mais de 500 anos.

Muitos dos meus tributários já morreram, e muitos outros estão morrendo, pouco a pouco eu estou ficando largo e raso por causa das erosões e do assoreamento, minhas águas evaporam acima da média pluviométrica, eu tenho medo da morte.

Olha xará, mesmo com todo esse descaso dos homens eu não carrego rancor, porque ainda tenho uma grande esperança que tudo isso se reverta, quando nossas crianças de hoje forem homens, amanhã. Elas são muito mais sensíveis, respeitam mais a Mãe Natureza. E sabe de uma coisa, xará? Eu já descobri que elas gostam muito mais de mim do que os homens grandes. Por isso, eu estou confiante que elas vão me salvar. Ou então, só me resta te conclamar:

Meu xará, São Francisco do Céu! Intercedei junto ao Pai para que perdoe esses pecadores, pois eles não sabem o que fazem… mas fazei com que eles aprendam, porque eu não aguento mais chorar, não tenho mais lágrimas, não aguento tantas agressões, estou secando, estou morrendo! Socorro!

fonte:(Esta carta foi escrita há 10 anos e está publicada no Livro São Francisco da Terra, quando Vitório Rodrigues simulou o rio São Francisco prestando queixas a São Francisco de Assis pelos maus tratos que sofre desde quando foi achado pelo homem branco)

Polícia Federal apreende 517 papagaios em Belém do São Francisco



com informações do blog de carlos britto
Ação de combate às drogas da Polícia Federal (PF) resultou na apreensão, na segunda-feira (26), de 517 papagaios no sertão de Pernambuco. A carga, descoberta pela equipe da Delegacia da PF em Salgueiro (PE), no sertão central, era procedente de Juazeiro (BA), segundo relato das duas pessoas que conduziam as aves, e tinha como destino Maceió.

O delegado-chefe, no entanto, acredita que os animais seriam levados para a Feira de Caruaru (PE), no Agreste, onde seriam vendidos a preços que variam de R$ 100 a R$ 200.

A PF deteve os motoristas Wismar Queiroz Ramos, 35 anos, e Vanildo de Sousa Ferreira, 47, ambos residentes em Caruaru. Os dois pagaram fiança – o primeiro, dono do caminhão, R$ 10.700 e o segundo R$ 535 – e vão responder ao processo em liberdade. A pena prevista na Lei de Crimes Ambientais é de seis meses a um ano de detenção.

A prisão foi realizada na BR-316, na localidade conhecida como Trevo do Ibó, em Belém do São Francisco (PE). O motorista do caminhão onde estavam as gaiolas com os papagaios afirmou que tinha sido contratado por R$ 5 mil para fazer o transporte. (com informações do JC)

ATENÇAO BLOGUEIROS, DONOS DE SITE E INTERNAUTAS VISITANTES

O blog chorrochoemfoco não teminteresse nem intuito de competir com outros veículos de comunicação. O intuito do blog é de retratar Chorrochó com informações necessárias ao conhecimento de sua realidade e ao exercício da cidadania. E de fazer uma comunicação de responsabilidade respeitando as regras e leis da comunicação. Pode se observa que todoas as informações e matérias divulgadas por esse blog, sempre tem suas fontes verdadeiras da noticias, caso tenha alguma sem identificação, é porque foram criadas e de autoria do próprio blog, da redação melhor dizendo, ou algum cidadão enviou uma sugestão de matéria e pediu para não ser identificado. Por exemplo, o blog chorrocho emfoco divulgou uma matéria com EXCLUSIVIDADE DE SUA AUTORIA ,DO TEXTO, INCLUSIVE DA FRASE EM ENTRE ASPAS (“”) QUE CONSTA NO FINAL DA MATERIA, QUE FOI MINHA IDEIA E DE EXCLUSIVA AUTORIA DA MINHA PESSOA E DA AUTORIA DO BLOG CHORROCHORROEMFOCO, ÚNICA E EXCLUSIVA DO BLOG, no dia 11/09/2011 sobre segurança na cidade de Rodelas-BA. É claro que o blog não impede,que outros veículos de comunicação copiem as matérias do blog em questão, deste que, divulgue seus créditos como consta na, LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998.

VEJA A MATERIA NA INTEGRA FEITA,CRIADA, EDITADA DE AUTORIA DO BLOG CHORROCHOEMFOCO E NO FINAL DO TEXTO UMA CITAÇÃO IDEALIZADA POR ELOY NETTO.

redação chorrochoemfoco
A sociedade de Rodelas-Ba, demonstra muita preocupação com os atos de violência e assaltos que estão acontecendo nas ultimas semanas. Os sertanejos estão convivendo com o banditismo que assola a cidade.

Na última terça-feira dia 06/09/2011, aconteceu um assalto a uma padaria, no qual levaram dinheiro e mercadorias do estabelecimento, no qual foi acionado a Policia Militar, e que até o momento não obteve êxito na captura destes assaltantes.

Na quarta-feira, dia 07/09/2011, nas comemorações da proclamação da República, como é de tradição, ocorre o jogo de futebol no estádio municipal, com o duelo dos times verde X amarelo. Nos 35 minutos do segundo tempo do duelo, o estádio estava com aproximadamente 4.000 pessoas prestigiando o evento, os populares presenciaram uma tentativa de homicídio no qual o elemento alvejou outro com uma arma branca “faca” esfaqueando-o, por questões ainda não esclarecidas. Na hora do ocorrido existiam muitos populares e crianças pondo em perigo estes. O meliante foi preso em flagrante pela CPAC – CAATINGA (CIPE) que estava ali presente no jogo, o preso foi conduzido à Delegacia local e apresentado ao Bel. João Carlos de Vasconcelos para adoção das medidas cabíveis.

Ontem dia 10/09, na rua José Rezende de Almeida, próximo a oficina da Prefeitura Municipal, houve uma tentativa de assalto no restaurante da Jussara, no qual foi acionado a Policia Militar, e que até o momento não obteve êxito na captura destes assaltantes.
A cidade de Rodelas pede socorro a as autoridades e aos políticos. Precisamos de providências urgentes. A policia Militar está sucateada, ou seja, falta de contingente, diferentemente de nosso estado vizinho (Pernambuco). A salvação da sociedade Rodelense é a Policia da caatinga (CPAC) que intimida os marginais.

" Será se está fazendo falta o juiz Drº Antonio Henrique e do promotor Drº Alex Snatana em nossa região?" Eloy Netto.

segunda-feira, setembro 26, 2011

São Paulo anuncia reestreia de Luis Fabiano contra o Flamengo


com informações da veja
Jogo pode bater recorde de público deste campeonato, que é do clube paulista, com 62.039 ingressos à venda

Com uma semana de antecedência, o São Paulo anunciou que próximo domingo, às 16h, Luís Fabiano fará sua reestréia na partida contra o Flamengo, válida pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. O dia 2 de outubro também marca o 51º aniversário do Morumbi.

"Ele vai jogar. Se não tiver nenhuma intercorrência, ele joga", avisou Adilson Batista, após o empate com o Botafogo, neste domingo. O jogador já treina com o elenco e participou de uma hora de um treino contra os juvenis, na quinta-feira.

O clube iniciou no sábado a venda pela internet de ingressos para o jogo contra o Flamengo. Nas bilheterias do Morumbi, as entradas começarão a ser vendidas nesta segunda-feira, das 10h às 17h. A carga colocada à venda tem 62.039 ingressos. Se vendida em sua totalidade, será o maior público deste Brasileirão, recorde que pertence ao próprio São Paulo. No feriado de 7 de setembro, o clube levou 60.514 torcedores ao jogo mil de Rogério Ceni.

As entradas para as arquibancadas laranja e amarela, atrás dos gols, custam 40 reais, enquanto a arquibancada azul, central, tem estradas a 50 reais. A tendência é que o recorde de maior renda também seja batido.


(Com Agência Estado)

SESC PAULO AFONSO, PROMOVE PALESTRA SOBRE ACESSIBILIDADE

com informações de Andreia Carmo
Meus amigos ,
Estou colaborando na produção local para o grupo Os Inclusos e Os Sisos (RJ) que estarão em Petrolina (29/09), Sobradinho (30/09) e Paulo Afonso (05/10/11) para palestras sobre Acessibilidade e apresentação de Ninguém Mais Vai Ser Bonzinho - em esquetes. Peço a ajuda de vocês na distribuição dessa divulgação, principalmente àqueles que moram ou conhecem alguém que mora em Paulo Afonso.

O diferencial no trabalho desse grupo é a garantia de acesso ao espetáculo para todo tipo de pessoa, independente da sua condição física. Leia o flyer! A entrada é GRATUITA.

Conto com vocês!

Mirtes Fernandes.



Romildo Alves
Apoio Social
SESC Ler Paulo Afonso
Contato: (75) 3282-6377 (8h às 12h/ 13h às 17h)

domingo, setembro 25, 2011

- ARATICUM É CAMPEÃO DO CAMPEONATO MUNICIPAL DE RODELAS 2011

com informações do barra fuxico,tony bahia
NO ÚLTIMO SÁBADO 24/09 NO ESTÁDIO MUNICIPAL MANOEL OTÁVIO DE SOUZA “VERDE E AMARELO” DA CIDADE DE RODELAS. AS EQUIPES DE ARATICUM E RODELAS, FIZERAM A GRANDE FINAL DO 4 º CAMPEONATO REGIONAL . EM UMA PARTIDA MUITA DISPUTADA AS SELEÇÕES DE ARATICUM E RODELAS TERMINARAM A PARTIDA EMPATADAS NO TEMPO NORMAL EM 1 X 1, ZÉ FILHO QUE MARCOU PARA Á EQUIPE DE RODELAS E EDVELTON PELA EQUIPE DO ARATICUM. E NA DISPUTA DE PÊNALTIS A SELEÇÃO DE ARATICUM GANHOU POR 4 X 3 TORNANDO-SE CAMPEÃO 2011 EM RODELAS.

sexta-feira, setembro 23, 2011

AS RAPIDINHAS DA SEMANA.



SITE E BLOG DE CHORROCHO COLOCAM “FOGO” (NO BOM SENTIDO) NA POLITICA DA REGIÃO.
É, as politicas nas cidades vizinhas de Chorrochó estão de fogo aceso. Isso devido aos veículos de comunicação de Chorrochó que de modo democrático está fazendo pesquisas com prováveis nomes de pré-candidato há prefeito e recebendo comentários de internautas sobre seus candidatos. E todos os comentários estão sendo feito com respeito e sem ofensas pessoais. É enquanto isso, em Chorrochó o fogo esta se apagando. Está mais com cara de eleição de um único candidato ou candidata né. Será?

FALANDO EM COMENTARIOS POLITICOS.
Não vemos mais comentários em blogs nem em sites falando da politica de Chorrochó, e os comentários que já tínhamos visto só falam da situação. Cadê a situação que não fala da oposição? Mais também algumas pessoas que querem comentar ou falar da situação, são sem criatividade, sem conhecimento e já partem logo para agressão pessoal, ai fica difícil de divulgar certos comentários. Vamos ser mais inteligente “situação”.

NOVA SECRETARIA EM CHORROCHÓ
Vamos pedir ao secretário da nova secretaria de cultura, que inicialmente priorize manter a historia de Chorrochó viva. E pelo o que já estamos sabendo. Já foi discutido na conferencia municipal de cultura os tombamentos de algumas casas em Chorrochó já começou muito bem. Esse tombamento já de muita importância para a preservação da historia de nosso município. Pois ainda não só na sede Chorrochó como também nas caraíbas, várzea da ema e são José, existem casas ainda, da época do surgimento daqueles povoados, e algumas em bom estado de conservação. Vamos valorizar nossa cultura e nossa historia meu povo.

FALANDO EM CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA. FALTOU GENTE.
Primeiro passo já foi dado para criação da SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA de Chorrochó. Aconteceu no último dia 21 a 1ª conferencia municipal de cultura coma presença da secretária de educação vereadores, Andréia do Carmo Representante do Territorial de Cultura, representantes dos povoados, alunos, professores entre outros. Agora falto gente! Cadê os representantes da maior manifestação cultural do município? A FESTA DOS VAQUEIROS. Pelas fotos que estão no site da radio líder do sertão e pelas pessoas que representam a diretoria na festa dos vaqueiros, essas, não estavam presentes. Cadê a presidente, o vice-presidente? Porque não comparecerão a essa importante reunião onde foi debatida a cultura de nosso município? E segundo informações, a Associação dos Vaqueiros de Chorrochó foi convidada. Quer dizer, tinha lá um boneco vestido de vaqueiro, será se era ele o representante da ASVAC?

ATENÇÃO! COMUNIDADE CHORROCHOENSE.
Estão espalhando matérias do blog chorrochoemfoco impressa pelas ruas de Chorrochó. De forma maldosa essas pessoas estão imprimindo uma matéria do blog, modificam a matéria, depois de impressa e espalham pelas ruas de Chorrochó dizendo que esta no blog Chorrochó em foco. É isso já a segunda vez, mais já sabemos quem esta fazendo isso são pessoas maldosas, sem caráter, pobres de humildade. E é ação maculada, só poderia vir dessas pessoas mesmo, isso é “café pequeno” pra eles, eles fazem coisas piores que Chorrochó nem imagina, mais se existe DEUS e JUSTIÇA, um dia bem próximo, toda maldade e crimes virá a tona.

Deputado Adolfo Viana reivindica a Wagner nomeação de defensores públicos aprovados em concurso



com informações de carlos britto
Diante do número irrisório de defensores públicos em toda a Bahia (menos de 200, para uma população de 14.080.654 habitantes), o deputado estadual Adolfo Viana (PSDB) indicou ao governador Jaques Wagner (PT) a alocação de recursos para viabilizar a nomeação dos candidatos aprovados no sexto concurso público, visando ao provimento de cargos no quadro da Defensoria Pública do estado.

Conforme os últimos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Bahia concentra o maior contingente de miséria do país. Segundo estatísticas, 17,7% da população vivem com renda per capita de R$ 70 mensais. Portanto, tal fato compromete o acesso desses cidadãos baianos aos direitos mais essenciais.

Na indicação, o deputado Adolfo Viana ressalta a importância de um defensor, cuja atuação é de aproximar o cidadão carente do exercício da cidadania plena. “O papel do defensor é de extrema relevância no contexto do estado democrático de direito, e por isso considero a nomeação como iniciativa prioritária nas ações políticas do governo e necessário empenho de todos os poderes para viabilizá-la”, enfatizou o deputado. (da assessoria)

quinta-feira, setembro 22, 2011

CANTOR CESAR ADRIANO FOI PRESO POR AGREDIR ESPOSA



REDAÇÃO DO BLOG DE CARLOS BRITTO
O cantor César Adriano foi preso por policiais civis de Petrolina. Ele é acusado de agredir a esposa. Segundo informações repassadas agora há pouco ao Blog, o cantor foi levado para a Delegacia do Ouro Preto, na zona oeste, e depois encaminhado à Delegacia da Mulher.

Adriano será enquadrado na Lei 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha.

Os policiais vão fazer, ainda, uma busca na residência do cantor, depois que surgiram suspeitas de que ele poderia ter drogas em casa. Traremos mais detalhes pelas próximas horas. (foto/Sávio Barros)

PASSOU DESPERCEBIDO. MAIS UM DEPUTADO ESTADUAL FEZ MOÇÃO AOS 57 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLITICA DE CHORROCHÓ. É BOM LEMBRAR DESSE NOME SILDELVAN NÓBREGA, OBRIGADO DEPUTADO, OS CHORROCHOENSE AGRADECEM SUA LEMBRANÇA.


MOÇÃO Nº 13.367/2011

O Deputado infrafirmado requer, com fundamento no art. 141, § 1º, do Regimento Interno desta Casa, que seja aprovada e consignada nos seus anais a presente MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES pela passagem do aniversário de emancipação político-administrativa da cidade de CHORROCHÓ, comemorado no dia 12 de setembro.


Chorrochó nasceu de uma povoação que fazia parte do município de Curaçá e se desenvolveu com a chegada de Antonio Conselheiro, depois que ele construiu a igreja Nosso Senhor do Bonfim.

Em 12 de setembo de 1954, pela Lei estadual 510, ocorreu a emancipação político-administrativa do Município de Chorrochó desmembrando de Curaçá. O Município atualmente possui uma área de 2.647,887km², está localizada na mesorregião do Vale São Francisco da Bahia e microrregião Paulo Afonso, fica 498 Km da capital baiana e possui cerca de 10.734 habitantes, IBGE/2010.

O Município de Chorrochó possui diversas riquezas e belezas naturais espalhadas por toda a cidade. Seu patrimônio histórico e arqueológico embevecem os visitantes do Município. Destaca-se a Praia de Jatubarana e a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, templo católico-romano construído em 1885. Muito conhecida por conta de suas comemorações é bastante visitada, principalmente nas tradicionais festas juninas e do Senhor do Bonfim.

Congratulo-me com todo o povo chorrochoense, pela passagem do aniversário de 57 anos de emancipação político-administrativa desse importante Município da Bahia, desejando que a cada dia a cidade se desenvolva, cresça e prospere como merecem os seus habitantes.

Ante o exposto, atendidas as formalidades de praxe, requeiro que conste na ata desta Sessão Legislativa, MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES pelo aniversário de emancipação política do Município de CHORROCHÓ.

Dê-se ciência desta Moção ao Excelentíssimo Senhor Prefeito HUMBERTO GOMES RAMOS, ao Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Municipal, SILVANDI ALVES e aos Excelentíssimos Senhores Vereadores de CHORROCHÓ.
Sala das Sessões, 12 de setembro de 2011

SIDELVAN NÓBREGA
DEPUTADO ESTADUAL (PRB)


Sala das Sessões, 12 de setembro de 2011


Deputado Sidelvan Nóbrega

quarta-feira, setembro 21, 2011

ERROS GRAVISSIMO DE TECNICOS DE ENFERMAGENS E ENFERMEIRO. A CULPA É DA ESCOLA TECNICA DE ENFERMAGEM? SE FOR, VAMOS FISCALIZA ESSAS ESCOLAS, E EM NOSSA REGIÃO TEM MUITAS.



com informações da redação, imprensa livre
O programa Fantástico do último domingo (18), mostrou cenas de embrulhar o estômago, que aconteceram em diversas unidades de saúde do País.

Pacientes recebem medicações trocadas, crianças sofrem lesões graves, e mortes causadas por erros banais estão cada vez mais comuns, por conta da desatenção e má formação dos profissionais de enfermagem.

A reportagem mostra que regras básicas da enfermagem são quebradas a todo instante, como fazer um procedimento sem usar luvas e não lavar as mãos para atender um paciente.

A matéria foca numa questão preocupante: os cursos de enfermagem de má qualidade crescem em todo o Páis, sem oferecer formação adequada, e ameaçam vida de pacientes.

De 2009 para 2010, o número de denúncias contra profissionais de enfermagem praticamente dobrou.

Numa unidade de saúde visitada pela reportagem do Fantástico, na medicação utilizada não havia rótulos, nem identificação do paciente, dosagem, nem o horário em que foi usada.

Existem hoje no País cerca de 1,5 milhão de enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem. A cada ano, surgem pelo menos cem mil novos profissionais. Felizmente, a maioria cuida bem dos pacientes. Mas nunca houve tantos erros cometidos pela categoria.

“Nós temos observado, principalmente nos últimos cinco anos, um aumento muito grande das denúncias, um incremento da ordem de 20% a 25% ao ano. Erros simples que poderiam ser perfeitamente evitados se esse atendimento tivesse sido realizado com maior atenção”, aponta Manoel Carlos Neri, presidente do Conselho Federal de Enfermagem.

Certos profissionais não estão cumprindo nem o básico da profissão. “Me parece que esse é um problema que tem diversos fatores. Um dos fatores mais importantes que eu coloco é a baixa qualidade do ensino”, opina o presidente do Conselho Federal de Enfermagem.

Só em 2010, o Conselho Regional de Enfermagem em São Paulo recebeu 250 denúncias de erros causados por profissionais da área. Vinte deles resultaram em morte ou lesão permanente para os pacientes.

Nunca foi tão fácil estudar enfermagem no Brasil. O curso para técnico, que exige apenas o Ensino Médio, e dura cerca de dois anos, é, disparado, o mais procurado do País. São mais de 1,7 mil escolas cadastradas.

A reportagem mostra ainda que os erros não existem só entre auxiliares e técnicos. Ocorrem entre os profissionais de nível superior. Os números mostram que as faculdades de enfermagem também estão em alta.

“A procura no passado era muito por dedicação, por gostar. Hoje a procura é muito mais por mercado de trabalho aberto”, comenta Pedro de Jesus Silva, presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro.

Em dez anos, o número de cursos oferecidos no Brasil ficou quase cinco vezes maior.

“Já chegamos a ter conhecimento aqui de faculdades que o aluno, durante toda a sua formação, fez os estágios apenas dentro de laboratórios e nunca foi a uma unidade de saúde para lidar diretamente com o paciente”, revela Manoel Carlos Neri, presidente do Conselho Federal de Enfermagem.

A cada três anos, o Ministério da Educação realiza um exame para avaliar a qualidade do ensino nas faculdades de enfermagem. Entre 2004 e 2007, a porcentagem de cursos com avaliação abaixo da média subiu de 6% para 47%.

“O ministério vai tomar ações incisivas e no limite, fechar cursos, fechar vagas e até mesmo fechar instituições”, garante o secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior, Luís Fernando Massonetto.

Mas não são apenas cursos ruins que podem provocar erros. Tem também a sobrecarga de trabalho, que pode ocorrer, como mostrou a reportagem, por causa dos baixos salários.

Lizete Lopes é auxiliar de enfermagem há 17 anos. Trabalha três dias da semana em um hospital, três em outro e ainda faz curso de especialização. “É cansativo. Às vezes, chega até ser exaustivo, dependendo do plantão”, diz.

Para evitar erros, Lizete se apega aos chamados “cinco certos” da profissão. O paciente certo, o medicamento certo, a prescrição certa, a hora certa, pela via certa. Assim faz também uma legião de profissionais de enfermagem Brasil afora.

Nos próximos dias, o Conselho Regional de Enfermagem do Rio vai enviar à Vigilância Sanitária, ao Ministério Público Estadual e às secretarias municipais de Saúde um relatório com as irregularidades encontradas nas duas instituições visitadas pela equipe do Fantástico.

“Errar na enfermagem não pode. Você pode causar danos irreparáveis à sociedade e não dá para aceitar”, afirma Pedro de Jesus Silva, presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro.

fonte: fantastico

É IMPRESSIONANTE A POPULARIDADE DE LULA, ATÉ EM PROTESTOS O EX-PRESIDENTE É RESPEITADO




com informações do estadão.com.br
Foi sob protestos de um grupo de cerca de 100 estudantes ligados ao Diretório Central da Universidade Federal da Bahia (UFBA) que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, no início da tarde de hoje, o título de doutor honoris causa da instituição. O grupo chegou ao prédio da reitoria da instituição para cobrar aumento para 10% do Produto Interno Bruto (PIB) o montante a ser obrigatoriamente investido em educação no País.

Como não havia espaço no salão onde ocorria o evento, os estudantes tiveram de ficar do lado de fora. Depois, conseguiram entrar no salão, onde acompanharam o fim das homenagens a Lula e voltaram a gritar palavras de ordem - enquanto pegavam autógrafos do ex-presidente nos próprios cartazes nos quais estavam escritas as reivindicações.


"Essa é uma reivindicação nova", disse Lula. "Até outro dia, os estudantes falavam em 7% (do PIB) - o que foi colocado no plano de governo da presidente Dilma (Rousseff) até 2014. Eu até brinquei, dia desses, que se fizessem essa reivindicação antes, enquanto eu era presidente, talvez a gente tivesse atendido."


Para Lula, é natural que o montante do PIB destinado à educação cresça gradualmente. O ex-presidente, porém, disse que seu governo conquistou "muitos avanços" na área. "Nós fizemos 14 universidades federais novas, 126 extensões universitárias, 214 escolas técnicas, um Reuni e ainda o Prouni", enumerou. "Ainda é preciso fazer muito para a educação chegar aonde a gente quer. Nós não queremos continuar sendo apenas exportadores de produtos in natura ou de commodities. Nós queremos ser exportadores de conhecimento, de inteligência."


Sobre a condecoração oferecida pela UFBA, Lula disse já ter aceitado 67 títulos como esse. "E vou continuar aceitando os que me forem oferecidos", afirmou. "Certamente existe uma parcela da elite retrógrada deste País que não se conforma. Se eles souberem que vou receber, no dia 27, o título de doutor honoris causa da Sciences Po Paris (Instituto de Ciências Políticas de Paris) é que eles vão ficar doentes. Eu serei o primeiro latino-americano a receber esse título."


Livro
Durante seu discurso, Lula também disse ter a intenção de fazer um livro sobre seu governo. "Todo ex-presidente que acaba de deixar o mandato em seis meses está com um livro pronto", brincou. "Eu resolvi que não era correto eu mesmo fazer um livro, porque o livro de um ex-presidente nunca vai ser verdadeiro. Não sei se vocês leram o livro do (ex-presidente americano Bill) Clinton. A Monica Lewinsky (estagiária com quem Clinton teve um caso) não está lá. Um livro meu também não ia contar tudo - e eu não ia fazer um livro para contar apenas o que vocês já leram no jornal."

Segundo Lula, a solução foi fazer um livro em que várias pessoas dão testemunhos sobre seu governo. "Nós vamos fazer um livro impessoal, nós vamos colocar a sociedade para dizer o que foram os oito anos do governo Lula."

fonte: site do yahoo

terça-feira, setembro 20, 2011

PREFEITO TURISTA EM CIPÓ



com informações de carlino souza
Ao que parece, o prefeito de Cipó, Jailton Macedo (PT), está longe de ser o gestor ideal. Em 16/12/2010, ao lado do vice, Gabriel José de Santana (PT), ele teve o mandato cassado por entregar casas populares a moradores do município em março de 2008, além de distribuir refeições pagas com dinheiro público na entrega das chaves.

Além disso, as contas da prefeitura de 2008 e 2009 foram rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). São R$ 18 mil em multas ao gestor. Só no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), o prefeito responde a 34 processos, e no Ministério Público, a 32.

Macedo está no cargo por força de liminar.

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) tentou julgá-lo duas vezes, mas o prefeito conseguiu adiamento. Na primeira vez, trocou a defesa. Há duas semanas, pediu novo prazo, alegando outra audiência marcada na data. Nada impossível, dado o número de causas em que Macedo é réu.

Em 19/9, o TRE-BA deve julgar o ‘fujão’. O Jornal da Metrópole tentou ouvir o gestor, que chegou a atender às ligações, mas, quando soube do assunto, desligou o telefone.

O preço para forçar a eleição em 2008 – a cassação dos direitos políticos por três anos a contar de 2008 – parece alto, mas não é. Isso porque o triênio de punição termina em 2011. Ou seja: ainda que o mérito da questão seja analisado pela Justiça hoje, a dupla já pode concorrer nas próximas eleições.

Prefeito é turista na cidade

Em Cipó, o prefeito é visita de fim de semana. Como vive em Salvador, chega na sexta e volta no domingo. Vê-lo na cidade em dias de semana é uma aposta: tem que ter sorte.

No banheiro do Mercado Municipal, a imundície impera. As cabines não têm porta, expondo os momentos íntimos de quem se aventurar a usá-las. As obras da Casa de Cultura até começaram, mas foi só isso. O Clube Balneário, espaço público de lazer, mais parece um cenário de filme de terror.

O Grande Hotel de Cipó, construção histórica inaugurada por Getúlio Vargas, também está arrasado. O hotel foi construído por conta das águas termais da cidade e dos famigerados cassinos, mas não está entre as prioridades da prefeitura. O local está desativado e virou depósito de entulho.

‘Equívoco administrativo’

Após a cassação definitiva dos mandatos do prefeito e do vice, cabe à presidente da Câmara de Vereadores, Renata Brito (DEM), assumir o posto. A democrata acredita que o TRE-BA conseguirá suspender a liminar que mantém Macedo e Santana no cargo. “É um prefeito ineficiente. Como não tem contato com a cidade, fica inviável a administração”, afirma a vereadora.

O presidente estadual do PT, Jonas Paulo, questiona a decisão da Justiça Eleitoral, que chama de “judicialização” da política. “É algo que precisa ser pensado pela democracia brasileira. O Judiciário está acima dos demais poderes, é um poder autocrático, baseado em decisões monocráticas sem fiscalização da sociedade e passível de erro”, alfineta, crente no controle social sobre o Legislativo e do Executivo.

Sobre a distribuição de lanches, o petista afirma que “houve um equívoco administrativo” e não vê no prefeito sinal de corrupção, assim, Macedo não corre risco de desfiliação. “Se houvesse algo que pudesse desabonar a conduta pessoal, o PT não teria nos seus quadros essas pessoas”, pontua Paulo.

Instabilidade na gestão

Segundo a advogada Deborah Guirra, especialista em direito eleitoral, a gestão de Cipó padece de instabilidade político-administrativa há nove meses.

Isso porque Macedo está no cargo por força de uma liminar, que é um instrumento judicial inconstante. “Os munícipes não sabem o vai acontecer no dia seguinte. A liminar cai a qualquer tempo”, explica.

Quanto às manobras utilizadas para adiar o julgamento e permanecer o maior tempo possível no cargo, a advogada explica serem instrumentos legais, mas limitados.

“Se o juiz notar que isso está acontecendo apenas para protelar o julgamento, pode nomear um advogado”. Guirra critica ainda o fato de o prefeito ir à cidade apenas aos finais de semana: “Em tese, o prefeito precisa residir no município, e a administração certamente fica comprometida”, afirma a advogada.

Gastos do município

Cipó tem 13.667 habitantes e fica a 241 km de Salvador. Segundo dados de 2008, os gastos com a Saúde ultrapassam R$ 1,4 milhão, e com Educação, são na ordem de R$ 5,3 milhões.
População pobre

De acordo com o Portal Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, mais de 60% da população de Cipó está abaixo da linha da pobreza. São pessoas que têm rendimento per capita menor do que meio salário mínimo.

Fonte: Grupo Metrópole / Foto Arildo Leone

CULTURA- A HISTORIA DE UMA MULHER GUERREIRA, GUERREIRA MESMO.



E Anésia contou:
" Os Cauaçus eram comerciantes e lavradores. Fazendeiros, possuindo algum capital, com muitas cabeças de gado, foram sempre muito considerados em Jequié, Brejo Grande, Conquista, Maracás, Amargosa e Boa Nova, negociando com as principais firmas do sertão baiano, dispondo de muito crédito e bom conceito.
Jornal ATARDE, 25.10.16, p. 1.

Os Cauaçus fizeram lenda numa vasta região que se inicia na Chapada Diamantina e chega até a caatinga de Jequié, Maracás e vizinhanças, onde desde o século XIX se destacaram pela coragem e bravura. Em nossa região, a parte da família que aqui vivia como pacatos agricultores e criadores de bode e gado, terminou empurrada para a luta armada, quando um de seus membros foi assassinado a mando de Zezinho dos Laços, personagem que aterrorizou a região por várias décadas.

Anésia era uma Cauaçu de fibra. Alta, esguia, olhos azuis, não tinha o perfil da catingueira. Casada, mãe pelo menos de uma filha, viu-se envolvida nas lutas que se seguiram contra o bando de Zezinho dos Laços, Marcionílio e Tranqüilino Sousa, além da própria polícia. Viu morrerem pais e irmãos, bem como vários membros de seu bando; viu também sua mãe ser presa e torturada, nem assim jamais se abateu. Nas lutas em que se envolveu, logo adquiriu fama de exímia atiradora, de pontaria melhor que os homens do bando, capaz de acertar o dedo de um militar que apontava a seus comandados a direção onde estavam os Cauaçus, a mais de 300 metros de distância!


Anésia foi presa em 1916 e solta em seguida. Por volta de 1930, ao que se sabe, vivia na região de Ilhéus. Não se tem notícia da data de sua morte nem do que teria acontecido a sua filha.

Zezinho dos Laços foi morto numa emboscada preparada pelos Cauaçus. O banditismo na região de Jequié sofreu forte baixa a partir da Revolução de 1930, com as prisões de Marcionílio e de seu filho Tranqüilino Sousa. Capitão Silvino de Araújo, que às vezes lutava contra os homens de Marcionílio e, em outras, contra os próprios Cauaçus, por apoiar o movimento de 30, recebeu as graças do governo revolucionário.

De seu lado, Anésia passou à história como uma figura única de mulher " mãe e guerreira. Seu vulto histórico se amplia o passar do tempo.

Um depoimento.

Lembro do momento em que meus olhos se iluminaram, pela primeira vez, diante de Anésia Cauaçu. Ao nos fazer retornar às passagens mais significativas de nossas vidas, a memória elege imagens, momentos, palavras, cheiros... que funcionam como símbolos de ligação entre essas lembranças e o que as faz despertar, quando reativadas no presente. Sendo essa premissa válida, diante de tantas verdades, lembro-me agora do momento exato em que a figura de Anésia Cauaçu surgiu aos meus olhos. E foi tamanha sua imensidão e tanto o meu fulgor que mal pude conter-me de alegria e prazer. Era meu último dia em Salvador, um sábado, na sede do jornal ATARDE, na seção de arquivo onde pesquisava. A funcionária do setor gentilmente me avisou faltarem dez minutos para o fim do expediente, e eu já havia extrapolado o prazo inicial estipulado. Passei a ser mais rápida na leitura dos microfilmes sobre o inquérito policial aberto para apurar as arbitrariedades da polícia contra os Cauaçus, motivo inicial de minha investigação. E quando a moça me alertou que o tempo havia terminado, rodei ainda pela última vez a manivela da máquina de microfilmagem, e para minha surpresa lá estava ela, seu nome em letras garrafais, matéria de primeira página. Se isso não bastasse, havia uma foto, estragada pelo tempo naquela edição de 25/10/1916. Anésia não estava sozinha " estava de pé, altiva, com uma menina risonha e descalça, também de pé, trepada num banquinho desses de madeira tosca, encontrados em tantas casas de roça. A menina era sua filha. Ali estava a Anésia mãe que, como qualquer mãe, na hora da refeição, pega seu filhote e vai alimentá-lo com um prato de arroz e feijão, carne de sol ou carne seca, quase sempre misturados com farinha de mandioca. Assim a víamos " prato de comida na mão, um pano jogado ao ombro à frente daquela que podia ser tanto sua casa quanto um outro lugar onde se arranchara. Essa a imagem.

Busquei ler suas declarações naquele jornal. E como que transportada, imaginei Anésia falando. Quase podia ouvi-la narrar parte de sua vida e da vida de sua família. A materialização selou de vez meu compromisso com aquela mulher, que me deixava a um só tempo intrigada e deslumbrada.

No momento seguinte, paradoxalmente, me decepcionei. Foi bom achar ali a foto de Anésia. Mas já que havia a foto, porque não estava ela vestida de guerreira, com suas armas, suas cartucheiras, seu chapéu, a "bandida" construída pelo meu imaginário, cuja representação estava nas imagens de célebres cangaceiros, em reproduções de Lampião e sua companheira Maria Bonita?


Decepção momentânea, nada disso importava. O que mais sentia era a satisfação do ser capaz; de quem, diante de tantos caminhos (como Alice, a do País das Maravilhas) a escolher qual me levaria a melhor seguir para encontrar as respostas a minhas indagações ante o desconhecido. Naquele momento, outras tantas questões se estruturavam e me faziam pensar que a partir de então todo um universo se descortinava. Agora era organizar melhor as informações para tentar contribuir no preenchimento da grande lacuna existente na história das mulheres bandidas, que atuaram à margem ou ao lado dos homens.

Anésia representa o símbolo da coragem e do destemor na região de Jequié. E entre suas características mais notáveis percebe-se o amor que devotava à família. Diria mesmo que foi esse amor o elemento primordial capaz de fazê-la imprimir sua marca e perpetuar-se na memória coletiva como mulher respeitada pela valentia e pela força em combate. Como outras mulheres guerreiras de seu tempo, que também vivendo na caatinga tornaram-se símbolo de força e resistência. Mulheres sobreviventes à rudeza da terra e às lutas constantes por poder e demarcação de territórios.

Essa a lembrança que me surgiu quando pretendi iniciar meu depoimento, de modo a apresentar Anésia Cauaçu com a mesma emoção com que ela chegou a mim. Imagem e voz.


Anésia Cauaçu " mulher, mãe, guerreira pertenceu a um momento singular da história da região " o banditismo. A mulher-bandida que em determinado momento chegou a liderar seu bando e nele imprimir sua marca de coragem e valentia. Talvez sua característica seja a de exímia atiradora, pela qual se fez respeitada em toda a região, de Maracás a Jequié e vizinhanças. Sua história é formada, em verdade, de muitas histórias.

Esse é um fragmento da memória de quem, como pesquisadora, viveu em Anésia, uma longa trajetória ainda inacabada.


MARCIA DO COUTO AUAD
Mestra em Memória Social e Documento (UNIRIO)
Professora da UNEB-Campus Ipiaú
todas as imagens foram extraidas do site google.

Web site: www.jequienoticias.com.br/arquivos_ver.php?id=0151 Autor: MARCIA DO COUTO AUAD

segunda-feira, setembro 19, 2011

PREFEITURA DE CHORROCHÓ VAI CRIAR NOVA SECRETARIA MUNICIPAL

Com quase oito anos de administração o prefeito de Chorrochó vem só, agora, próximo ao um ano eleitoral, resolveu criar uma nova secretaria . Vai ser criada a SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA. Tomara que não seja criada no intuito de cabides de emprego.

Mais vamos ver o lado positivo dessa nova secretaria. Já estava mais do que na hora, da cultura de nossa cidade ser mais valorizada, a cultura de nosso município estava sendo esquecida pelos gestores, e essa ação do prefeito Humberto de criar a SECRETARIA MUNICIAPAL DE CULTURA é elogiável e de muita importância para historia de Chorrochó. E pelo que já sabemos a pessoa que vai assumir a nova secretaria, será o competente professor José do patrocínio. Uma boa escolha do Prefeito Humberto, pois o jovem José do patrocínio, mais conhecido como, zé de marina, é um excelente professor, historiador, culto, uma pessoa despojada ativa, inteligente e capaz. Assumirá essa secretaria e fará um excelente trabalho em prol da cultura chorrochoense.
fonte dessa imagem site lider do sertao fm


Agora vamos entender melhor para que serve uma secretaria de cultura e qual é sua importância para Chorrochó. Uma secretaria de cultura serve para Produção Simbólica e Diversidade e manifestações Culturais, focado na produção de arte dança, música, festas, literatura, folclore, arte, etc. Promover debates entre artistas da terra, produtores, conselheiros, políticos, investidores e demais protagonistas da cultura. Promover diálogos interculturais, formação no campo da cultura e democratização da informação; apoio ao eventos culturais do município sede, povoados e distritos.

Garantir a sociedade direito e acesso aos bens culturais do município, dos povoados e distritos. Incentivar a criação do conselho municipal de cultura, fazer conferências municipais de cultura, aborda a economia do município como estratégia de desenvolvimento em gestão institucional da cultura.


Fortalecer e facilitar a formação e funcionamento de fóruns e redes de artistas, agentes, gestores, investidores e ativistas culturais.
Propor estratégias para a implantação dos Sistemas Nacional, Estaduais e Municipais de Cultura e do Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais.



Propor estratégias para a implementação, acompanhamento e avaliação do Plano Nacional de Cultura e recomendar metodologias de participação, diretrizes e conceitos para subsidiar a elaboração dos Planos Municipais, Estaduais, Regionais e Setoriais de Cultura.
E não muito menos importantes, Discutir a cultura chorrochoense nos seus aspectos da memória, de produção simbólica, da gestão, da participação social e da plena cidadania; investir na maior manifestação cultual do munícipio a Festa dos Vaqueiros.

Depois de muita discursão e repercussão da perseguição do atual Prefeito com a tradicional Festa dos vaqueiros, o que devemos esperar dessa nova secretaria em relação a festa? Tenho certeza que a radio “comunitária” líder do sertão deve fazer uma entrevista com o secretário e esperamos que o diretor da radio faça essa pergunta ao secretário.



Enfim, desejamos um bom trabalho ao novo secretário.

sábado, setembro 17, 2011

ATENÇÃO GESTORES PÚBLICO, BOM PARA SUA CIDADE-MINISTÉRIO DA CULTURA ABRE CONSULTA PÚBLICA DE POLITICAS PÚBLICAS NO CAMPO DA CULTURA


Na próxima quarta-feira, dia 21 de setembro, o Ministério da Cultura abrirá consulta pública para a elaboração das metas do Plano Nacional de Cultura (PNC), instituído pela Lei nº 12.343/2010. Com isso, o MinC espera receber contribuições da sociedade civil e de gestores públicos para o processo de construção das metas que nortearão as políticas públicas no campo cultural, no período de dez anos de vigência do PNC.

A consulta, disponível até o dia 20 de outubro, reafirma o compromisso do MinC com os processos democráticos, participativos e abertos com relação à formulação de políticas culturais.

Logo após o período da consulta pública, representantes do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) – órgão colegiado integrante da estrutura básica do Ministério da Cultura – se reunirão para a consolidação final das metas, as quais serão publicadas em dezembro próximo.


Para enviar contribuições ao PNC, acesse aqui.
(Ascom/MinC)
Acesse http://www.cultura.gov.br/site/2011/09/15/plano-nacional-de-cultura-23/?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter


Andréia Carmo
Representante Territorial de Cultura - Território Itaparica
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia - SECULT

sexta-feira, setembro 16, 2011

AS RAPIDINHAS DA SEMANA!



DESFILE DE CHORROCHÓ
Como sempre a secretaria de educação deu um show de organização, muito bonito mesmo o desfile da festa de emancipação politica de Chorrochó. Mais sentimos falta do público, podemos ver pelas fotos do site da radio líder que logo na missa pouquíssimas pessoas compareceram a solenidade cristã. E durante o hasteamentos da bandeira e durantes o desfile poucos espectadores. O povo não dar valor mesmo a cultura, agora quando foi anoite na festa parecia um formigueiro de gente. É uma pena ainda ter pessoas que não dão valor a manifestação cultural de nossa terra, esquecendo eles que a historia de nossos antecedentes, a historia de nossa terra tudo isso e muito mais é cultura e se nós chorrochoenses não valorizarmos e cuidarmos disso, a História de Chorrochó pode ter fim melancólico sendo destruída pelos seus próprios filhos.

BASTIDORES DO ANIVERSARIO DA CIDADE DE CHORROCHÓ.
É o que vimos também pelas fotos foi a harmonia entre os políticos é assim que deve ser cada um tem seu lado, mais inimigo não. Mais estamos a pouco mais de um ano das eleições e o que vemos nas fotos é um clima de alegria e paz (externamente) porque internamente duvido que seja o clima. Agora essas imagens só me faz lembrar a festa de emancipação politica do ano de 2003 era bem parecido com esse, e deu no que deu em. Então concluo que: imagem não é tudo.

A CASA DA CAINDO PELO LADO LÁ DOS MINISTERIOS, SÓ VER MINISTRO CAINDOOOO.
E a coisa ta ficando feia pro lado do Ministro das Cidades Mário Negromonte. Boa parte da impressa nacional e regional estão descobrindo coisas absurdas do Ministro Mario, será se o ministro não vai nem esquentar a cadeira do ministério? No mês passado um batalhão de repórteres invadiram a cidade Gloria atrás de informações do ministro que é esposo da prefeita Ena Vilma(PP) e descobriram foi coisa viu! Como diz um trecho da musica da banda forró dos Plays: é o pente, é o pente, é o pente, é o pente, é o peeeeeente nos ministérios de Brasília.

FALANDO EM COISA ERRADA
Já tem pré-candidato(a) cometendo crime eleitoral por ai viu. Me enviaram uma fotos comprometedora de um pré-candidato(a) a prefeito(a) junto com sua equipe distribuindo cestas basicas na zona rural de um certo municipio, vamos esperar até o dia das convenções, e se esse candidato ou candidata for mesmo concorrer a algum cargo nas próximas eleições, será denunciado logo de imediato no TRE da cidade, então vamos ficar no aguardo.Estamos de olho em!

POLITICA 2012

É, esta se afunilando a quantidade de pré-candidatos a prefeito em Chorrochó. Há um mês Chorrochó tinha cerca de 4 a 6 pré-candidatos, hoje só se fala em 3 a 4 candidatos, e quando chegarmos a Janeiro de 2012 acho que teremos pouco mais de 2 candidatos. E já temos 98% de certeza quem será o candidato (a) do prefeito Humberto, e 55% de certeza quem será o candidato da oposição. Não vai dar outra o candidato (a) de Humberto é XXXX e da oposição XXXX. Calma gente, não vamos colocar a carroça na frente dos burros! Na última rapidinha do ano em Dezembro, vou dar um chute, que vou aceta 100% quem será os candidatos nas eleições de 2012 em Chorrochó, vamos aguarda. Dar pra fazer um Bolão, ai Zelitinho vá ganhar dinheiro, boa ideia em, quem se manifesta?

ARTISTAS DA TERRA
Quem é a banda do momento em nossa região? Ele, Marcelo Silva. É uma das bandas mais tocadas nas rádios e paredões do momento. E quem esta prestes a voltar a fazer show em nossa terrinha de grandes artistas, é ele! Geraldo paixão, no dia 8 de outubro na Festa de são Benedito em Chorrochó. Diz ele: ”vou ofuscar Violão de ouro”, o cantor já saiu até em jornais de Aracaju. Chorrochó se prepare que o filho de Chorrochó Geraldo Paixão vem com tudo!!! Outra banda que esta estourada mais não em nossa região é a Favorita do Brasil Zezinho da Ema. Em Sergipe a maiorias das radio estão tocando e muito a musica do novo sucesso de Zezinho da Ema: “te amo tantão assim ô, te amo tantão assim ô, te amo tantão assim ô. Mais um artista de que está bonbandoooo, E não podemos esquecer é claro da banda Filhos do Axé, que esta com uma bela e boa estrutura e tem tudo pra decolar é só colocar os pês no chão e com humildade detonar nas paradas de sucesso. parabéns a todos, muita sorte e sucesso.



"Nem aumento, nem invento, confirmo"

quinta-feira, setembro 15, 2011

RECEBEMOS ESSE E-MAIL QUE É A PURA VERDADE.

















A única coisa que faz o brasileiro baiano ou chorrochoense reclamar é quando o time dele perde... Aí ele se dispõe a ir até no aeroporto ou chegar no bar, na praça de dia ou na madrugada xingar jogador...
Por que não vai até a câmara de vereadores ou dos deputados exigir reforma da previdência, reforma política, acabar com aposentadorias milionárias pra políticos, acabar com auxílio terno, exigir a prisão de políticos corruptos, acabar com a imunidade parlamentar etc.????
E viva a política do pão e circo... Povo Burro, imbecil e ignorante que só pensa em futebol, copa do mundo, e bolsa família,vender voto enquanto os políticos fazendo a festa com a ignorância do povo!

DEPOIS CANTE AQUELA MUSIQUINHA ''EU SOU BRASILEIRO COM MUITO ORGULHO COM MUITO AMOOOOORRRRRR'' VIU!!!!