sexta-feira, fevereiro 05, 2010

Hospital de Paulo Afonso: Luiz de Deus é a favor da federalização e contra estadualização


O deputado Luiz de Deus (DEM), vice-presidente da Comissão de Saúde da Assembleia e ex-diretor do Hospital Nair Alves de Souza, convencido de que a "estadualização não dará certo", defende sua federalização. Para o parlamentar a estadualização "seria uma irresponsabilidade a Sesab querer assumir um hospital que não é do Estado". O Hospital, com 110 leitos, atende anualmente cerca de 85 mil pessoas de 22 municípios, dos estados da Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas.

"Imaginem bem os senhores, se tem uma companhia rica (Chesf) que, só no ano passado teve um lucro de 1 bilhão e 600 milhões de reais e que gasta com aquele hospital exatos 22 milhões por ano, o que significa o delta para quem ganha 1 bilhão e 600 mihões. É muito estranho o Estado querer assumir essa responsabilidade já que se trata de um hospital de fronteira que atende em média mais de 20 municípios dos Estados da Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco. Não entendo porque o Estado quer assumir essa responsabilidade, já que ele não presta uma boa assistência aos
hospitais que tem, quer assumir a responsabilidade de um que ele não tem nada, absolutamente nada, a ver com a história" afirmou o parlamentar.

"Sou a favor da federalização e esta poderá concretizar-se pela via de lei complementar, prevista na Constituição de 1988, criando a Região Administrativa Integrada de Desenvolvimento do Submédio e Baixo São Francisco, com seus pólos em Paulo Afonso (BA), Delmiro Gouveia (AL), Petrolândia (PE) e Canindé do São Francisco (SE). Outra opção seria uma parceria tripla entre a Chesf, o governo do Estado e a prefeitura municipal de Paulo Afonso. Não posso concordar que a Chesf, que obtém grande lucro em nosso Estado é, principalmente no município de Paulo Afonso, queira ficar de fora dos custeios deste Hospital." concluiu o parlamentar.

FONTE: Paulo afonso noticias


--------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: