sexta-feira, abril 16, 2010

Na Comarca de Rodelas, em apenas cinco meses, foram realizados oito julgamentos. Em todos os casos, os jurados optaram por inocentar os réus




O Município de Rodelas, no sertão da Bahia, que fica localizada às margens do Rio São Francisco, vem recebendo, há anos, um rótulo não muito desejável. Para muitos moradores, a pequena cidade seria uma “Terra sem Lei”. Basta caminhar pelas ruas que o sentimento de impunidade e de indignação de grande parte da população logo vem à tona. “A justiça aqui não funciona”, ou até mesmo, “Sempre foi assim e nunca irá mudar” são os comentários ouvidos com mais frequência.

Para procurar entender esse sentimento que está enraizado na mente das pessoas e que faz com que alguns passem a desacreditar do Poder Judiciário, procuramos o Promotor de Justiça, Alexandre Lamas. Em entrevista exclusiva a TV Matutos, após um julgamento onde o réu, acusado de homicídio qualificado, acabou sendo inocentado pelos jurados, o Promotor falou sobre o resultado do júri, além de tocar em pontos bastante polêmicos.

Confira a entrevista abaixo.

Fabiano Caribé – Promotor, acabamos de presenciar a absolvição de mais um réu, acusado de crime qualificado. A decisão dos jurados foi justa ou o senhor acredita que eles sentiram receio em condenar o acusado?

Promotor Alexandre Lamas – Olha, não sei se chega a ser receio, mas, tem sido uma constante, aqui em Rodelas, a absolvição dos acusados. Nós ainda não podemos detectar exatamente qual seria essa razão. O fato é que, de novembro de 2009 até agora foram 8 júris e nenhum deles houve condenação por crime doloso contra vítima.

Fabiano Caribé – Tantas absolvições, isso não chega a gerar uma desconfiança no Poder Judiciário, por parte da população de Rodelas?

Promotor Alexandre Lamas – A sociedade que decide pela impunidade. Ela acaba gerando pessoas que se acham acima da lei e, que, entendem que a lei nunca irá alcançá-las. Isso é bem preocupante.

Fabiano Caribé – Então a culpa seria da sociedade?

Promotor Alexandre Lamas – Eu creio que está enraizada a impunidade na sociedade e enquanto isso não mudar será bem complicado. No caso daquele cidadão que ta querendo cometer um crime, se ele perceber que a sociedade, através do seu corpo de jurados está responsabilizando as pessoas, ele vai pensar dez vezes antes de matar. Agora, se a própria sociedade, através do corpo de jurados, manda essa mensagem de impunidade, dizendo, “Fulano” matou “Ciclano” e eu estou absolvendo, então você está estimulando a violência.

Fabiano Caribé – O que se comenta é que Rodelas seria uma “Terra sem Lei” onde a Justiça não funciona. O que senhor acha desse comentário?

Promotor Alexandre Lamas – Eu acho que as instituições estão fazendo sua parte. O judiciário tem trabalhado como nunca, aqui na Comarca, principalmente com as metas estabelecidas pelo CNJ –Conselho Nacional de Justiça – metas de julgamentos de processos antigos que devem ser julgados. O que poderia se alegar é que as pessoas não eram julgadas e por isso seria uma cidade sem lei. Agora está sendo oportunizada à sociedade julgar e elas vem decidindo pela impunidade. Então eu termino fazendo uma pergunta: Será que não é a própria sociedade que quer uma “Terra sem Lei”?

FONTE: tv matutos

Um comentário:

Anônimo disse...

Ainda não conheço pessoalmente o Promotor Dr. Alexandre Lamas da Costa, mas já sei da sua seriedade na tentativa de fazer com que a Lei seja cumprida. Infelizmente, o povo rodelense e até mesmo a classe política, independente de posição - e olha que também estou nesse grupo - é que precisam repensar, seriamente suas decisões.Chega de represálias! O indivíduo que o corpo de jurados absolve hoje, infelizmente, pode vitimar até mesmo aqueles que o deram liberdade amanhã. E a classe política que costuma fazer acordos "politiqueiros" para manter na cidade policiais filhos da terra, mesmo que alguns não estejam dispostos a honrar a farda que vestem, precisa compreender que mais importante do que garantir esses votos é a tranquilidade de toda a população que reclama a falta da polícia nos momentos mais cruciais.
Parabéns, Dr. Alexandre!
GENERINO GABRIEL /VICE-PREFEITO DE RODELAS