domingo, abril 11, 2010

PSDB E PSOL SAEM NA FRENTE NO LANÇAMENTO DAS PRE-CANITADURAS PRESIDÊCIAIS







PSDB

O "candidato do conflito", que conquistou o direito de disputar a Presidência e fazer a sua nona campanha eleitoral, ficou nas urnas de 2002. O José Serra de 2010 é outro: em vez de trabalhar no confronto para fazer maioria, e dar a largada em meio a um racha partidário, ele quebrou o isolamento político, aprendeu a fisgar aliados e firmou-se como candidato natural da oposição.

Da derrota de 2002 para cá, São Paulo foi para Serra - com as passagens pela prefeitura da cidade e o governo do Estado - o laboratório da articulação política. Ao juntar PSDB, DEM, PMDB, PTB e PPS, ele encontrou a fórmula para não permitir que outro tucano de Minas, com fama de "político agregador", furasse a fila do PSDB e lhe tomasse a preferência na corrida presidencial.

PSOL

O PSOL apontou neste sábado (10) o ex-deputado constituinte Plínio de Arruda Sampaio (SP) como seu pré-candidato à Presidência da República. A decisão, tomada em conferência realizada no Rio, porém, não encontra respaldo em todo o partido: uma ala, com a participação da deputada federal Luciana Genro (RS), chegou a realizar um evento paralelo ao encontro oficial, por discordar da maneira como o processo está sendo conduzido.

Os outros dois candidatos, o dirigente do partido Martiniano Cavalcanti e o ex-deputado federal Babá, se retiraram da disputa. A candidata natural e presidente do partido, a ex-senadora Heloísa Helena, decidiu não concorrer à Presidência este ano e deve se candidatar ao Senado. A conferência aprofundou o racha no partido, e parte dos militantes pode apoiar a candidatura de Marina Silva.

Nenhum comentário: