terça-feira, novembro 23, 2010

POLITICA REGIONAL-Marcondes poderá ser mais uma vez o presidente da câmara de vereadores de Paulo Afonso



Acordo entre vereadores da oposição e situação poderá eleger Marcondes mais uma vez o presidente da câmara de Paulo Afonso. O acordo entre oposição e situação está quase concretizado.
Faltando menos de dois meses para eleição do novo presidente da câmara de vereadores de Paulo Afonso, ainda não existe nada de concreto com relação à escolha de quem vai ser o indicado entre os 11 vereadores para presidir a casa durante os próximos dois anos. Todo assunto que se comenta relacionado à sucessão, por enquanto, tem sido somente especulações.
A divisão atual dos vereadores na câmara esta formada por vereadores que estão ligadas aos deputados estadual Paulo Rangel(PT) e federal Mário Negromonte(PP), a eleita senadora Lidice da Mata(PSB), ao prefeito Anilton(DEM) e Daniel Luiz(PSDB) que tem atuado como independente.
Segundo informações passadas ao PANotícias por pessoas ligadas ao vereador líder da situação Marcondes Francisco(PRP), as chances dele ser o escolhido para presidir da câmara para o biênio 2011/2012, não estão descartada.Marcondes já foi presidente da câmara nos anos 1995/96. A composição da Mesa Diretora poderá ser feita entre vereadores da situação e da oposição, os nomes já estariam inclusive decididos. Segundo ainda informações da mesma fonte, o que fortalece Marcondes, mesmo sendo da situação, a ser o escolhido entre alguns dos vereadores da oposição, é que existe a possibilidade de vereadores da oposição preferir fazer uma composição com a situação e não com a própria oposição. A explicação do que realmente levariam alguns vereadores tomarem essa decisão política, somente eles são capazes de saber.
Se Marcondes, vereador da situação, receber apoio de vereadores da oposição, será uma decisão que poderá mudar completamente o cenário político para as eleições de 2012.
O PANotícias em conversa com alguns vereadores da oposição, sobre a oposição apoiar um vereador da situação para ser o presidente da câmara, ficou explicado que não se trata de mudar a postura da bancada da oposição, é um acordo para a composição somente para escolher o novo presidente e a composição da Mesa Diretora. Essa aliança entre oposição e situação não descarta que a bancada da oposição continue a manter a mesma atuação de criticar e cobrar da atual administração do prefeito Anilton Bastos como tem feito até hoje, principalmente quando se trata da saúde no município e outros assuntos.
Na opinião de um político influente de Paulo Afonso, existe a explicação de que quando se trata de composição e aliança entre partidos para eleição federal e estadual a acomodação política é uma e quando a eleição é municipal a historia muda completamente, as definições e composições políticas são totalmente diferentes. Quando se trata de política municipal os interesses são outros, a atuação política muda completamente, diz o político.
A matemática da composição atual dos vereadores na câmara de Paulo Afonso é a seguinte: quatro vereadores são da bancada da situação; Marcondes(PRP), Marquinhos(DEM), Juvenal(PDT) e Alexandre(DEM). A bancada da oposição é composta por sete vereadores, Osildo(PTN), Dinho(PSC/PP), do PSB Celso e Gilson, Aroldo(PTB),Regivaldo do PC do B e Daniel(PSDB).
Se o vereador Marcondes conseguir realmente a adesão de dois ou três vereadores da oposição, tem chance de ser eleito para presidente da câmara, independente até, que algum vereador da situação queira apoiar um candidato da oposição.

fonte: panoticias

Nenhum comentário: