quinta-feira, fevereiro 17, 2011

A abertura dos trabalhos legislativos de 2011 da Câmara de Vereadores de Chorrochó com novo Presidente,bady, só terá inicio na proxima segunda 21/02


È para as 18h00min do dia 21/02 que esta marcado o inicio dos trabalhos da câmara de vereadores de chorrochó.
a primeira reunião do ano do poder legislativo de chorrochó, que já vai ter a frente o novo presidente o Sr Silvandy Alves "bady" que foi eleito por unanimidade no último dia 01/01/2001. o vereador bady tem pela frente uma nova etapa política, onde presidira as reuniões da casa por dois anos, ele tem como seu vice presidente o vereador Josuel, primeiro secretario Antonio Jose "chefinho" e o segundo secretario o vereador Tércio de Fafá.
Desafios viram ao novo presidente, pois a câmara de vereadores é a segunda casa do povo, onde terá também debates entre os vereadores de oposição e de situação, reclamação e criticas da população ao poder executivo e também ao poder legislativo, e concerteza o novo presidente conduzira de forma calma e serena os trabalhos da câmara de vereadores de chorrochó.
Esperamos a presença maciça da população para reivindicar seus direitos e vigiar seus vereadores para saber se eles estão cumprido o verdadeiro papel de um vereador , independente de qual seja sua posição na câmara, o dever de um vereador Segundo a Lei Orgânica Municipal e a própria Constituição Federal, o VEREADOR é membro do Poder Legislativo, eleito pelo povo, que tem como funções: legislar, ou seja, criar leis que tornem a sociedade mais justa e humana; a fiscalização financeira; e manter o controle externo do Poder Executivo Municipal, principalmente quanto à execução orçamentária ao julgamento das contas apresentadas pelo prefeito.
Com o passar dos tempos, os verdadeiros atributos do vereador foram se desviando de seu rumo legal e ele passou a ser um "despachante de luxo", exercendo funções das mais variadas possíveis, na grande maioria das vezes por culpa do próprio político que, explorando as dificuldades e miséria da população, preferia obter o voto fácil em troca de favores dos mais diversos.
Hoje, porém, a situação está mudando. A população tem tomado consciência das legítimas obrigações do vereador, exigindo dele uma participação mais efetiva junto à sua comunidade e categoria. Os cidadãos já sabem, por exemplo, que asfaltar e sanear é obrigação do poder executivo, do prefeito, cabendo ao vereador indicar e fiscalizar.
O vereador é o legislador mais próximo do cidadão, uma vez que o deputado estadual se desloca para a capital do Estado, e o deputado federal e o senador ficam ainda mais distantes, em Brasília. Em virtude desta proximidade, o vereador é o mais cobrado no atendimento dos anseios e necessidades dos munícipes que, quase sempre, são problemas relacionados à competência do Poder Executivo.
É seu direito e dever cobrar do vereador uma atitude de modo a apresentar proposições e sugerir medidas que visem o interesse coletivo, a usar a palavra de autoridade constituída em defesa do município e de seus habitantes, Participe, sugira, debata. Cobre de seu vereador uma posição de real legislador e de fiscal dos poderes.

Lembre-se: não podemos esperar que algo aconteça ou que alguém tome conta dos problemas. Conseguem melhores resultados os que apresentam soluções, que aproveitam a iniciativa para fazer tudo o que é preciso em harmonia com seus princípios, para que as tarefas sejam cumpridas.

Nenhum comentário: