terça-feira, fevereiro 08, 2011

URGENTE - Prorrogação: Agentes de Leitura



Jovens entre 18 e 29 anos atuarão na democratização do livro

Raíza Tourinho - “Um país se faz com homens e livros”, já dizia o escritor Monteiro Lobato. Com essa missão, 572 jovens baianos serão selecionados como agentes de leitura pela Secretaria da Cultura do Estado (Secult) e Fundação Pedro Calmon (FPC). Eles atuarão durante 25 horas por semana na democratização do acesso ao livro, por meio de visitas domiciliares, empréstimos de livros, rodas de leitura, contação de histórias, criação de clubes de leitura e saraus literários abertos à comunidade.

O programa inscreve gratuitamente até 11 de fevereiro jovens com baixa renda,entre 18 e 29 anos e ensino médio completo, que não possuam nenhum vínculo empregatício.

“A idéia é inserir no projeto quem ainda não teve oportunidade”, explica a coordenadora Iramaia Rosa. O projeto prevê parcerias com bibliotecas comunitárias, pontos de leitura e cultura Os agentes recebem uma bolsa de R$ 350, um kit contendo 100 livros de literatura, uma mochila, uniforme e uma bicicleta ber uma bolsa mensal de R$ 350, além deumkit contendo 100livrosdeliteraturabaiana e brasileira, uma mochila, uniforme e uma bicicleta.

O processo seletivo será em três etapas: a análise documental de caráter eliminatório, provas escrita e oral de caráter eliminatório e classificatório, análise curricular e entrevista de caráter classificatório.

A previsão é que o exame escrito aconteça na terceira semana de março, após o Carnaval.

Para inscrever-se, o candidato deve preencher a ficha de inscrição, disponível no site www.fpc.ba.gov.br, e enviar, via Correios ou pessoalmente, com os documentos exigidos (cópias do documento de identidade, CPF, comprovante de endereço, histórico escolar e, se houver, comprovante de experiência em atividades comunitárias e do registro do candidato no Cadastro Único do Governo Federal) para sede da FPC (Av.

Sete de Setembro, nº 282, 7º andar, sala 709, Edifício Brasilgás, Centro, Salvador, CEP: 40060-001). Caso o candidato não tenha acesso à internet, o FPC disponibiliza na sede cópias da ficha de inscrição e do edital.

Atuação Serão selecionados jovens da capital, residentes de bairros como Centro Histórico, Narandiba, São Cristóvão, Paripe, Tancredo Neves, Pernambués, Engenho Velho da Federação, Nordeste de Amaralina e Pero Vaz, além de 47 municípios do interior.

Os locais de atuação dos agentes, segundo Iramaia, foram escolhidos de acordo com a atuação do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), que prioriza comunidades com alto grau de criminalidade e baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). “O objetivo é melhorar a qualidade da educação dos próprios agentes e da comunidade que será beneficiada com o projeto”, argumenta Iramaia.

Antes de ir a campo, os agentes de leitura farão um curso de formação, com o total de 196 horas. Os jovens poderão atuar não só em campo, atendendo ao mínimo de 25 famílias, mas também como articuladores dos agentes.

“Não existe um nível de hierarquia. São apenas funções diferentes”, salienta Iramaia, explicando que os dois tipos de agente passarão pelo mesmo processo de seleção e formação.

Outra inovação no projeto é trabalhar com a literatura produzida no Estado.“Pretendemos fomentar e difundir a nossa cadeia produtiva de livros”, destaca Iramaia. “São diversos livros que abrangem todas as faixas etárias, para toda a família”.

WWW.ATARDE.COM.BR Confira no blog cidadã o reporter.atarde.com.br o edital do programa e os 47 municípios




Andréia Carmo
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia - SECULT

Nenhum comentário: