sábado, junho 25, 2011

Quem tem veículo com faróis de xénon, tome cuidado!

com informações de carlos britto

Quem tem veículo com faróis de xénon (aqueles que emitem uma intensa luz azulada), é bom ficar atento. Apenas os carros saídos de fábrica com esse tipo de equipamento é que poderão circular pela ruas. Em Petrolina, por exemplo, não são poucos os veículos equipados com faróis de xénon – e muitos deles foram colocados depois.

A proibição do equipamento partiu do Conselho Nacional de Trânsito, através da Resolução n° 384, e está em vigor desde o início de junho. O Detran chegou a autorizar a implantação dos faróis de xénon, mas agora somente são aceitos os veículos de fábrica – o que não deixa de ser uma incoerência.

Se é para proibir, já que o equipamento é criticado por ofuscar a visão dos motoristas e aumentar o risco de acidentes, a lei deveria valer para todos os veículos. Mas, além desses, apenas os veículos que realizaram a troca e possuem Certificado de Segurança Veicular (CSV), emitido pelo Detran, estão autorizados a circular com esse tipo de farol – pelo menos até o sucateamento do dispositivo.

Quem descumprir a regra estará cometendo uma infração grave e acumulará cinco pontos na carteira de habilitação. O valor da multa é de R$ 127,69. Também foi proibido o uso de adesivos, películas, pintura e qualquer outro material nos dispositivos de iluminação dos veículos.
(foto/reprodução Google)

Nenhum comentário: