quinta-feira, junho 09, 2011

SÃO JOÃO DE RODELAS É DESTAQUE NA UNIÃO DOS PREFEITOS DA BAHIA(UPB)


O São João de Rodelas é realizado de 15 a 24 de junho, período do novenário de São João Batista, encerrando-se com uma Procissão e posteriormente uma Missa Campal. Cada dia e apadrinhado por um grupo representativo da Cidade, que fica responsável pela Novena, pela Missa, queima de fogos e festejos.

Conta-se que o Cangaceiro Lampião, nas suas andanças pela Região, nunca entrou na então Vila Rodelas, em respeito ao seu Padroeiro São João Batista.

Por muitos anos, ainda na velha Cidade, os fieis comemoraram o dia 24 de junho, como o dia do padroeiro, dia que coincide com o término do novenário do Santo protetor, que vai de 15 a 24 de junho. Os devotos, aproveitavam os últimos dias de reza, 23 e 24, para festejar o querido Santo com muita comida, bebida e muito forró em Festas pagas nos Clubes da Cidade.

Nos meados da década de 1980, o então Prefeito Municipal, Francisco de Sales Maniçoba de Moura, criou a Festa de Rua, onde Bandas e Sanfoneiros se apresentavam em Praça Pública, de 15 a 24, já com estrutura grandiosa, com palco, som, barracas típicas, brincadeiras, danças (quadrilhas), apresentação de repentistas e poetas, concurso da rainha da festa, com concorrentes das Cidades circunvizinhas, banda de pífanos e muito forró.

Atualmente, a Festa que conta com uma estrutura bem maior, já apresentou atrações, como: Trio Nordestino, Fernando Filizola, Banda Oásis, Flávio Leandro, Reginaldo Rossi, Cavaleiros do Forró, Brega e Vinho, Os Três do Cariri, Alcimar Monteiro, Zezinho da Ema, Deseja de Menina, Sérgio do Forró, Almir (ex-Fevers), Mano Walter, Forró no Miúdo, Valmizinho do Acordeon, Tinho doAcordeon, Forró Maior, João Bandeira, Banda Encantus, Raniere e Banda, Arreio de Ouro, Assisão do Forró, Cátia de Tróia, Los Garanis, entre outros.

Participam também da Festa bons Artistas da terra, como: Gesiel Valença e Cleomar, JB e Fabinho, Valkilan e seus Teclados, Os Três da Caixa D’Água, Banda Gatos de Motel, dando oportunidade aos Artistas locais.
Rodelas tem nos festejos juninos a sua Festa mais tradicional. Um Evento que deixou de ser de âmbito Municipal, passando a ser conhecido nacionalmente.

O Parque Desportivo João Almeida Soares recebeu no São João de 2010, um público estimado em 50.000 pessoas, durante os dez dias de Festa, entre os dias 15 e 24 de junho. O Parque conta com uma infraestrutura capaz de proporcionar entretenimento e segurança aos visitantes e a todos que participam do grande Evento.

O São João de Rodelas é um dos melhores da Região, proporcionando muita diversão e hospitalidade aos visitantes, com vários acontecimentos culturais, como apresentação de quadrilhas, Banda Pífanos, São João das Escolas Municipais e Estaduais, além de brincadeiras como: quebra-pote, pau-de-sebo, corrida de saco, corrida do ovo na colher, casamento matuto, jumento mais bem enfeitado, carroça mais bem enfeitada, etc.

Confira a programação dos festejos:

15.06 – Noite dos Índios Tuxá
16.06 – Noite dos Jovens
17.06 – Noite dos Comerciantes
18.06 – Noite dos Aposentados
19.06 – Noite dos Joãos
20.06 – Noite dos Funcionários Públicos
21.06 – Noite dos Negros / Missa dos Vaqueiros
22.06 – Noite dos Filhos Ausentes
23.06 – Noite da Prefeitura
24.06 – Procissão e Missa Campal


Dias: Atrações:

15 Raniere e Banda
16 Bandas Locais
17 Nino Coutinho
18 Perfume do Forró e João de Carvalho
19 César Adriano
20 Pega Leve
21 Zezinho da Ema
22 Sérgio do Forró
23 Raimundinho do Acordeon
24 Wanderley do Nordeste e Modelos do Forró



Potencial do Evento:

Atração de Público dos níveis: A, B, C e D.
A previsão de público participante é de cerca de 30 mil pessoas em todo o período da Festa. Além da Comunidade do Município, são esperados em torno de 20 mil visitantes, oriundos principalmente da Capital do Estado, de outros Estados e de Cidades de toda a Região, excelentes datas para divulgar e massificar marcas.

Estrutura do Evento:

- 60 Barracas 6 x 6m com 30 mesas (com 04 cadeiras) para cada barraca;
- Decoração temática em todo o circuito da Festa;
- Palco 16 x 10m;
- 24 sanitários químicos;
- Praça de alimentação;
- Segurança (Policiais Civis e Militares).

Nenhum comentário: