terça-feira, julho 19, 2011

ENTRE AS VITIMAS DO ACIDENTE AEREO EM RECIFE TINHA UM PAULAFONSINO.



O corpo do pauloafonsino Marcos Ely de Araújo, de 44 anos, um dos passageiros do avião da empresa NoAr Linhas Aéreas, que caiu na última quarta-feira (13) em Recife, onde morreram 14 passageiros e 02 tripulantes, ainda não foi identificado.

07 vítimas reconhecidas e segundo o IML morreram em queda, não na explosão:

07 das 16 vítimas morreram por politraumatismo, em razão da queda da aeronave, informou o Instituto Médico Legal (IML) após a identificação dos corpos nesta quinta (14).

Segundo os legistas, a ausência de vestígios de fuligem nas vias respiratórias indica que as mortes ocorreram antes da explosão da aeronave ao atingir o solo. "Isso foi confirmado porque não havia vestígios de fuligem nas vias respitarórias de nenhum deles", afirmou a gestora do órgão, Joyse Breenzinckr.

Troca de peças
Segundo a Noar, empresa responsável pela aeronave, a última manutenção no avião que caiu foi feita no fim de semana passado e exigiu um cuidado maior. Duas peças de um dos motores foram trocadas. Pela primeira vez, técnicos da fabricante, da República Tcheca, participaram dos trabalhos.

"Existem manutenções na qual você faz as avaliações e acompanha o nível de desgaste do equipamento e numa dessas manutenções feitas pela nossa empresa percebemos que era necessário uma intervenção e feita essa manutenção e as trocas dos equipamentos que fosse necessário. Para isso solicitamos que tivéssemos a presença da GE, da República Tcheca, que puderam acompanhar, executar e gerenciar o processo junto com a nossa equipe, do início até o fim", afirmou Giovanne Farias, diretor de assuntos corporativos e comerciais da Noar.

Identificação dos corpos
O IML de Pernambuco identificou nesta quinta os corpos de sete das 16 vítimas da queda do avião, entre elas o piloto e o copilotohttp://g1.globo.com/brasil/noticia/2011/07/iml-identifica-corpo-de-copiloto-de-aviao-que-caiu-no-recife.html da aeronave. Todas as identificações até o momento ocorreram por meio de impressões digitais. Também foram identificados Natan Braga, Ivanildo Martins dos Santos Filho, Antônia Fernanda Jales, Marcelo Campelo e Maria da Conceição de Oliveira, que terão os corpos liberados pelo IML.

Em razão do incêndio nos destroços, o IML colheu impressões digitais de apenas 11 dos corpos. O restante das identificações deverá ser feita por meio de arcadas dentárias e exames de DNA.

Familiares das vítimas estão no Hotel Atlante Plaza, onde aguardam informações sobre o andamento da identificação e possível liberação dos corpos para os sepultamentos. As famílias de outros estados receberão informações sobre a liberação dos corpos por meio do IML local.

O delegado responsável pelo inquérito do acidente, Guilherme Mesquita, informou que nesta sexta devem começar a ser ouvidos depoimentos. "Preliminarmente, informalmente, a gente tem notícias de que o avião teria perdido uma das turbinas e teria sido essa uma das principais causas do acidente da aeronave", disse.

Voos suspensos
A empresa Noar Linhas Aéreas decidiu suspender, nesta quinta-feira, os voos que realizaria com partida do Recife em direção às cidades de Maceió e de Mossoró (RN). A companhia aérea já havia suspendido a operação na quarta.

O acidente com o bimotor da Noar ocorreu pouco antes das 7h. A aeronave havia decolado do aeroporto internacional do Recife com destino a Mossoró, no Rio Grande do Norte. Quatro minutos após a decolagem, caiu em um terreno perto da Avenida Boa Viagem.

Caixas-pretas
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) informou nesta quinta que finalizou a coleta de material para investigar as causas da queda do avião.

As duas caixa-pretashttp://g1.globo.com/brasil/noticia/2011/07/caixas-pretas-de-aviao-que-caiu-no-recife-sao-encaminhadas-analise.html, segundo o presidente da comissão que investiga o acidente, coronel Fernando Silva Alves de Camargo, serão encaminhadas à análise.

"Esses gravadores estão queimados, foram submetidos a fogo. Nós vamos encaminhá-los para o Cenipa, onde será feito um primeiro exame para verificar a condição de leitura", afirmou o coronel à rádio da Força Aérea.

Contatos piloto e torre
Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), o piloto relatou pane logo após a decolagem. De acordo com dados do centro de controle do aeroporto, o piloto informou 55 segundos após a decolagem que o avião apresentava problemas.

No relato à torre, ele disse que tentaria pousar ainda na cabeceira 36 da pista do Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre, de onde partiu as 6h51. A intenção era fazer o pouso de emergência no sentido contrário ao da decolagem.

Dois minutos depois, às 6h53min57s, ele retomou o contato com os controladores de voo, dizendo, desta vez, que não chegaria à pista e que tentaria pousar na praia de Boa Viagem. O centro de controle do espaço aéreo de Recife perdeu totalmente o contato com o avião e ele sumiu da tela do radar às 6h54min18s, quatro minutos após a decolagem.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou que a aeronave acidentada "estava com a manutenção em dia" e que não irá determinar a suspensão dos voos da empresa. As informações são do G1.

FONTE:ozildo alves

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