sábado, agosto 06, 2011

O MOMENTO MAIS IMPORTANTE DA FESTA DOS VAQUEIROS DE CHORROCHÓ




Redação, chorrochoemfoco, por eloy Netto.
O momento maior da festa dos vaqueiros com certeza é o desfile e missa em homenagem aos guerreiros do sertão o “vaqueiro”. Muitos vaqueiros tiveram presentes no desfile deste dos vaqueiros encourados aos vaqueiros sem couro o importante foi sua presença prestigiando a maior manifestação cultural de Chorrochó.

No momento de devoção todos vaqueiros presentes rezaram e acompanharam a missa celebrada pelo pároco Zé ramalho e seu coral cantando musicas em devoção ao nosso senhor e em homenagem aos vaqueiros, tivemos também a apresentação do coral da cidade Curaçá cantando musicas onde lembrava os guerreiros do sertão.

Na oportunidade esteve presente o representante da secretaria do estado da cultura o estudioso dos vaqueiros da Bahia, o antropólogo washington queiroz membro do conselho nacional de politica cultural do ministério da cultura, que abordou a importância dos vaqueiros para a cultura da Bahia e as ações voltadas para o reconhecimento da sua profissão e do seu patrimônio cultural.

Foi esclarecida por Washington a aprovação do reconhecimento da regulamentação da profissão o do vaqueiro conforme moção do dia 15 de julho de 2011, á comissão de justiça da câmara federal, lei nº2.123\2007 aprovado por unanimidade pelo pleno do conselho nacional de politica cultural

Nenhum comentário: