sábado, setembro 29, 2012

AS URNAS DA 158ª ZONA ELEITORAL QUE ATENDE AS CIDADES DE ABARÉ CHORROCHO MACURURE E RODELAS, JÁ ESTÃO COM AS MIDIAS E URNAS LACRADAS

 

                                                                  cartões de midia


Redação chorrochoemfoco
Na última quarta-feira  26, no cartório eleitoral de Chorrochó na 158ª zona eleitoral. foi gerando as mídias das urnas das próximas eleições do dia 7 de Outubro próximo. As mídias destinadas às urnas, ou seja, todos os dados oficiais necessários para a votação foram inseridos nos cartões de memória e mídias de resultados que serão utilizados pelas urnas nas Eleições 2012. A mídia foi gerada sob o acompanhamento do juiz eleitoral Drº Claudio santos Pantoja e da promotora eleitoral Drª Luciana Khoury, e realizado pela chefe de cartório eleitoral Drª. Rafaela Sampaio, Selma Duarte e pelos técnicos de urnas Edilson Oliveira Maciel, Wilsa Mercia, Cristina e Laura. Tiveram presentes também representantes das coligações de Abaré Chorrochó e Macururé. Devido a suspeita de fraude nas urnas de eleições anteriores o juiz e a promotora para dar mais transparência ao pleito, resolveram gerar as mídias e lacra as urnas na própria sede do cartório eleitoral de chorrocho da 158ª zona que corresponde as cidade de Abaré, Chorrochó Macururé e Rodelas. Pois antes a lacração das urnas era feita na cidade Paulo Afonso  já a geração de mídia, sempre foi feita em Chorrochó.
 
 

E no seguinte dia 27, as urnas foram lacradas, aos olhos também, do juiz e da promotora eleitoral e de todas as coligações da 158ª zona eleitoral. Alguns representantes das coligações tomaram o cuidado e fizeram algumas anotações, a exemplo de anotar os números do lacre das urnas para no dia das eleições conferir e comprovar que as urnas estão seguras e que não houve alteração. Outros anotaram ate o numero do lacre e do numero de patrimônio das urnas de contingencia (urnas reservas) que por uma eventualidade poderão ser utilizadas.
                                                        Urnas Eletronicas
 
 
Diante disso, foi passado para todos presentes,que ate o momento,  todas as 107 urnas que são seguras, e que uma possível fraude esta muito difícil de acontecer. Estão lacradas e guardadas 106 urnas, sendo uma quebrada, e sendo vigiada 24h por policiais na comarca de Chorrochó, como também 08 urnas de lona foram lacradas, a mais conhecida, urnas de papel, caso algumas urnas eletrônicas insistam em dar defeito.
Vamos explicar melhor as urnas eletrônicas de contingencia. As urnas de contingencia  são destinadas a substituir aquelas apresentaram defeitos durante a votação, foram também preparadas e lacradas, e, após o teste de funcionamento foram retirados o cartão de memoria de votação e a mídia de resultado da votação e colocados em lacres devidamente assinados. Em seguida, os cartões de memoria de contingencia que poderão ser utilizados em caso de insucesso na substituição de urnas que apresentarem defeitos serão colocados um a um, em envelopes lacrados assinados pelos presentes. Os cartões de memoria de carga serão também guardados em um envelope lacrado e assinado pelos presentes.  
 
 
 

Agora vamos esperar chegar o dia 7 de outubro e comprova a segurança e transparência do urnas eletrônicas de Chorrochó que deixaram um rastro de suspeita de fraude em eleições passadas, e que de forma democrática ganhe o candidato que o povo escolher.

Agora, em conversa com alguns coordenadores de técnicos de urnas de outros estados e ate do próprio estado da Bahia. Eles explicaram que a fraude nas urnas é muito difícil quase impossível. Mas, o que pode acontecer, e que eles alertam as coligações, é que os mesários podem votar pelas pessoas que não comparecerem para votar. Ai onde ficar o alerta para os fiscais das coligações. Os funcionários dos TRE de outros estados deixaram esse alerta em conversa com a direção desse blog.

Nenhum comentário: