sexta-feira, dezembro 14, 2012

HOMENAGEM DA RADIO EDUCADORA AM DE BELEM DO SÃO FRANCISCO-PE A LUIZ GONZAGA


Redação Chorrochoemfoco,EloyNetto
A Rádio educadora AM de Belém do São Francisco-PE, através dos grandes radialistas Izaurino Brasil e João Jodélio com participação de Gilmar Dantas, ambos pioneiros em comunicação de nossa região, fizeram um programa especial com belas homenagens e muitas revelações sobre a vida de Luiz Gonzaga, o rei do Baião. Luiz Gonzaga completaria 100 anos ontem 13 de Dezembro de 2012. Exu sua terra natal, quase todo estado de Pernambuco lhe fizeram homenagens que se estendeu por todo Brasil, como também vários veículos de comunicação como: tvs, rádios, sites redes sociais e muito mais. Pôde se ver e ouvir as lindas homenagens ao velho “lua” como foi tratado carinhosamente por muitos, onde deixou um legado de fãs e admiradores.



Luiz Gonzaga do Nascimento morreu em dois de agosto de 1989, vítima de parada cardiorrespiratória no Hospital Santa Joana, na Capital Pernambucana. Foi velado em Juazeiro do Norte (a contragosto de Gonzaguinha, que pediu que o corpo fosse levado o mais rápido possível para Exu, irritando várias pessoas que iriam ao velório e tornando Gonzaguinha "persona non grata" em Juazeiro do Norte) e posteriormente sepultado em seu município natal Exú.

E a Rádio Educadora AM, na época, foi uma das poucas emissoras de rádios do sertão nordestino a cobrir o funeral de Luiz Gonzaga. Onde na oportunidade, mais de 56 emissoras de rádio do Brasil se conectaram com a Rádio Educadora de Belém do São Francisco para retransmitir o funeral do Velho Lua. Isaurino Brasil e João Jodélio foram os repórteres que fizeram toda cobertura do sepultamento de Luiz Gonzaga, e nessa viagem a Juazeiro do Norte e Exú, Izaurino e João descobriram muitas curiosidades da vida do Rei do Baião.

 E a primeira curiosidade, é claro que muitos já sabiam, mas para se confirmar “Gonzaguinha” único filho de Luiz, era filho adotivo. Quando Luiz Gonzaga casou-se com Helena sua então mulher. Ela já estava grávida. Outro fato interessante que hoje já está sendo passado no filme “de Pai pra filho”, onde conta a História do Velho Lua quando foi morar no Rio de Janeiro e tocar sanfona, ele não começou tocando forró! E sim, Tango Argentino.

Nas histórias e curiosidades contadas pelos repórteres João Jodélio e Izaurino Brasil, sobre Luiz Gonzaga, a maioria viraram músicas. São fábulas que o próprio Luiz Gonzaga contava e ele mesmo tornava essas fábulas em músicas. E os nobres comunicadores que contavam essas curiosidades e revelações da vida de Luiz Gonzaga, ao mesmo tempo passavam musicas inétidas, músicas estas, do velho Lua com participações também inétidas a exemplo da música asa branca com participação especial de Nelson Gonçalves. Luiz ja tocou até em cima de trio elétrico! Foi em uma participação no carnaval de salvador onde ele, Luiz Gonzaga cantou junto com Dodô e Osmar. “Eita que Luiz tocou forró em tudo que é canto mesmo”. Falando em carnaval, ele foi homenageado e cantou, no carnaval do Rio de Janeiro, na antiga escola de samba “galo de ouro”. Recetemente ele foi homenageado na escola de samba “Unidos da Tijuca”.

E não para por ai as revelações de Izaurino Brasil e João Jodélio. Muitos não sabiam mais Luiz Gonzga do Nascimento afinou por muito tempo sua sanfona em Belém do São Francisco, com o inesquecível Antônio Moreno, pra quem não conheçe, era o pai de um dos grandes sanfoneiros da região Gildo Moreno o “Gildão”. Luiz além de vir a Belém afinar seu acordeon, ele aproveitava para compor algumas de suas músicas com Lula Moreno (Pai de Antônio Moreno). Outra revelação referente à Belém do São Francisco foi que “os maçons” de Belém que carregaram o caixão de Luiz Gonzaga até a cova do Cemiterio da cidade pernambucana de Exú.

 Já suas vestas, as roupas de couro, que usava nas apresentações artísticas, eram feitas por seu Aprigio, na cidade de Ouricuri-Pe. São muitas as histórias contadas por João e Izaurino, uma verdadeira aula de cultura.
 

Você sabia que Lampião já levou uma surra depois de grande? Isso ocorreu em uma de suas visitas a Juazeiro do Norte, terra de Padre Cícero. O velho Lua encontrou-se com Lampião que era afilhado de Padre Cícero e nessa visita Lampião foi com o propósito de pedir sua benção e perdão de algumas coisas erradas que ele tinha cometido, com isso Luiz Gonzaga presenciou Padre Cícero dando três cacetadas em Lampião mandando tomar vergonha e ser um “cabra” direito. Que aula de história, essa nem os diretores do filme sabiam!

Outra grande curiosidade que não poderia deixar de revelar. Foi que Luiz Gonzaga além de ser o pai do forró, o homem também foi quem criou um dos instrumentos musicais que não pode faltar nas bandas de forró, das mais avançadas aos trios de pé-de-serra, o “triângulo”.

Sendo assim, terminamos essa materia não só homenageando o rei do baião Luiz Gonzaga, com tambem os Radialistas Izaurino Brasil e João jodelio, pela bela aula de historia dada exclusivamente ao blog chorrochoemfoco.

 

Nenhum comentário: