quarta-feira, dezembro 26, 2012

Trabalhadores de perímetros irrigados de Rodelas e Glória, na Bahia, se dizem prejudicados e criticam empresa e Codevasf



Numa carta aberta, os funcionários dos perímetros irrigados dos municípios de Rodelas e Glória, no interior da Bahia, criticam a situação precária pela qual estão passando por conta da terceirização dos serviços feitos pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf).

Segundo eles, a empresa contratada está deixando de pagar benefícios trabalhistas, prejudicando moral e financeiramente a categoria.

Confiram a carta, na íntegra:

O intuito desta é tornar público fatos que estão acontecendo no contrato entre a empresa Hidrosondas e a Codevasf nos perímetros irrigados da região de Rodelas e Glória: Atrasos no pagamento dos salários há quase um ano, retendo o pagamento do PIS por vários meses; férias são pagas apenas no retorno destas, ao invés de dois dias antes; nenhuma parcela do décimo terceiro salário foi paga até o momento, vales refeições devidos há dois meses. Além de tudo isto, quatro empregados foram demitidos há meses sem receber suas parcelas rescisórias e nem salários.

As peças de reposição chegam com atraso e são de péssima qualidade, gerando alto custo e prejuízo, os empréstimos consignados não são repassados ao Banco, que nos liga constantemente ameaçando nos incluir no SPC e Serasa, e ainda temos que assumir os juros do atraso desses repasses, verdadeiro dano moral e financeiro. Sequer sabemos se os encargos sociais estão sendo pagos, como FGTS e INSS, embora descontados dos salários, podendo gerar mais prejuízos no futuro. Um verdadeiro descaso com pessoas que trabalham e dependem desses recursos para sobrevivência e de suas famílias.

Além de termos de conviver com uma das piores secas que assola nossa região, sofremos a tortura da necessidade de não podermos honrar nossos compromissos e dívidas. Os pequenos comerciantes já não querem fornecer, e vamos ter que passar fome?

Estes problemas afetam também os agricultores dos perímetros de forma direta, uma vez que a produção é drasticamente reduzida porque dependem do nosso trabalho.

Há a responsabilidade solidária da Codevasf, órgão federal que não tem tomado nenhuma providência para resolver a situação, embora já feitas várias queixas e reuniões e até paralisações, mas ninguém toma providência no sentido de ajudar os empregados, que são as maiores vítimas deste impasse. Ao contrário, renovou o contrato com a referida empresa por mais um ano, como se nada tivesse acontecendo.

O discurso do governo federal vai de encontro a tudo que está acontecendo, pois falam em milhões destinados ao combate à seca, a pobreza e a fome, mas o que temos vivenciado não chega aos gabinetes do Congresso, do Senado e muito menos da nossa presidenta, que prima pela lisura e responsabilidade para com a máquina pública. Queremos que você seja o nosso porta-voz desta mensagem e que nosso clamor possa ser ouvido. Agradecemos pelo espaço e oportunidade e nos dispomos a esclarecer qualquer dúvida.

Com informações de carlos Britto
Trabalhadores dos Perímetros Irrigados de Rodelas e Glória

Nenhum comentário: