O Latin NCAP, entidade
independente de segurança viária, divulgou nesta quarta-feira (27) o resultado
dos testes do mês de novembro e, pela primeira vez, veículos vendidos no Brasil
atingiram a nota máxima de cinco estrelas. Foram três os modelos que foram bem
sucedidos nos crash-tests de proteção para adultos: Volkswagen Jetta (produzido
no México), Ford Focus (produzido na Argentina) e Ford EcoSport (produzido no
Brasil).
O Programa de Avaliação
de Carros Novos da América Latina (Latin NCAP), testou novamente o Hyundai HB20
e Ford EcoSport. O hatch da marca coreana, fabricado no Brasil, foi testado
novamente depois de a Hyundai ter atualizado as características de segurança do
carro, melhorando sua pontuação de três estrelas para a segurança do passageiro
adulto e de uma estrela para a segurança do passageiro-criança. A montadora
melhorou a proteção das pernas e do peito do motorista, revisando a construção
geral do carro e colocando à disposição SRI com dispositivos ISOFIX, como parte
original, usado no teste.
A Ford também fez
melhorias em seu EcoSport fabricado no Brasil, depois de receber uma pontuação
de quatro estrelas para a proteção do ocupante adulto. Para obter cinco
estrelas, a marca incorporou um lembrete de cinto de segurança ao banco do
acompanhante, patrocinando os testes de impacto lateral. A pontuação de três
estrelas para a segurança do ocupante criança da EcoSport não teve alterações.
A terceira geração do
Ford Focus e o VW Jetta também obtiveram um resultado cinco estrelas para a
segurança do ocupante adulto. Os veículos receberam quatro estrelas para a
segurança do ocupante criança, também, usando cadeirinha com isofix.
Já o Chevrolet Malibu,
fabricado nos Estados Unidos, recebeu pontuação de quatro estrelas para o
ocupante adulto e apenas uma estrela para a segurança do ocupante criança. O
veículo testado foi o modelo equipado com dez airbags para a América Latina.
Entenda o teste
Na avaliação do Latin
NCAP quanto mais seguro o carro, mais estrelas ele recebe. Os modelos foram
avaliados em número de estrelas, que vão de cinco, para segurança ideal para
aos ocupantes, a zero, para os mais inseguros.
Nestas avaliações, cada
automóvel é submetido a uma colisão frontal a 64 km/h contra um obstáculo
deformável, que simula outro carro. O programa já testou, nos últimos três
anos, 28 modelos, incluindo a maioria dos carros mais vendidos na região.
Para a proteção dos
ocupantes, um bom carro deve satisfazer a duas condições: em colisão, a
estrutura não pode entrar em colapso; e deve contar com um absorvedor metálico,
em aço ou alumínio, que evita a deformação das longarinas (peças estruturais
atrás do para-choque), conhecido como crash box.
Nenhum comentário:
Postar um comentário