domingo, abril 19, 2015

BELÉM DO SÃO FRANCISCO-PE TEM POTENCIAL PARA IR MAIS LONGE! BELÉM PODE MAIS!

 

Redação Chorrocho em foco, Eloy Netto
Nos últimos 10 anos a cidade pernambucana de Belém do são Francisco, vem se destacando não só na agricultura, como sendo umas das cidades que mais produz e vende cebolas, alem de ter uma enorme quantidade de ilhas fluviais, tem uma empresa que é a maior exportadora de mangas do Brasil!  Destaca-se também, na educação, tendo o centro de ensino superior do vale do são Francisco(CEVASF) e a Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco – FACESF. Consequentemente, tornando a cidade ribeirinha um polo estudantil, se transformando em uma “cidade universitária”! 


Mais notamos ainda, muito poucos investimentos na infraestrutura da cidade, não só pelo poder publico, mais principalmente, pelos empresários. Citamos como  exemplos, Belém só possui uma agencia bancaria, do banco do Brasil, que deixa muito a desejar no atendimento, principalmente aos universitários, e um pequeno posto de atendimento do Bradesco. Cujas agencias, nunca foram assaltadas, ou tiveram seus caixas eletrônicos estourados. Belém do São Francisco também conta com índices e estatísticas de assaltos e roubos, favoráveis a investimentos. Fica ate uma sugestão, que sejam instalados cash 24h dentro das faculdades para facilitar a vida dos estudantes.

 Nota se ainda, falta de restaurantes e lanchonetes bem estruturados, lojas de conveniências, trazer postos de capacitação tipo: SENAR(Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) “ A Escola da Vida no Campo”, que realizar Educação Profissional e Promoção Social das pessoas do meio rural, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e para o desenvolvimento sustentável do país. Com isso dar  oportunidades para homens e mulheres que desejam ampliar seus conhecimentos para impulsionar a produtividade, com preservação ambiental, melhorar a renda e a qualidade de vida.Implantar um posto avançado do SEBRAE(Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), um agente de capacitação e de promoção do desenvolvimento, criado para dar apoio aos pequenos negócios e estimular o empreendedorismo  possibilitar a competitividade e a sustentabilidade dos empreendimentos na cidade.   
  
              
Belém conta com Escolas de Referência em Ensino Médio, com excelentes conceitos em avaliações do país, inclusive umas dessas escolas, é em tempo integral, que ainda conta com o Pré-Vestibular da Universidade de Pernambuco (Prevupe). Mais se referindo a escolas particulares, principalmente para crianças, esta faltando mais investimentos em estruturas escolares e opções, principalmente na oferta de aulas em modalidades esportivas.

Tendo mais investimentos e mais opções, consequentemente, irão atrair mais profissionais e investidores juntamente com suas famílias para a cidade. E com isso, deixará a economia do município mais aquecida e a cidade mais desenvolvida. Belém do são Francisco não pode parar tendo como seu slogan, a “cidade dos bonecos gigantes” cidade do carnaval, Belém tem potencial e material para crescer muito mais.


Imagens: pesquisa Google

Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns pela matéria.

Marlindo Pires Leite. Historiador, artista plástico e professor.