sexta-feira, maio 01, 2015

CODEVASF VEIO A CHORROCHÓ, E LEVOU PRIORIDADES PARA SEREM REALIZADAS NO MUNICÍPIO.



Redação Chorrochoemfoco
Devido a falta de energia nos últimos dias em Chorrochó, essa matéria não foi divulgada antes.

No ultimo dia 28 de Abril, na camara de vereadores de Chorrochó, uma reunião promovida pela Companhia de desenvolvimento dos vales do são Francisco e Parnaíba(CODEVASF), escritório de apoio técnico de Paulo Afonso,6ª EPA, representada por Humberto e Bruno, que teve como direcionamento, representantes de associações, poder publico e demais população. Para debater e identificar as necessidades de infraestrutura e atividade produtivas do município.
Humberto iniciou a palestra esclarecendo as funções e áreas de atuações da Codevasf, a exemplo, que a instituição não tem recursos e sim, gerencia convênios conseguidos pelos municípios. A codevasf atua em 27 municípios na 6ª região.


Depois foi feito um levantamento dos principais problemas de infraestrutura do município, a exemplo de estradas, saneamento básico, abastecimento de água como instalação de poços artesianos equipados e com dessalinizador(que tira a salubridade da água), e construções de barragens, principalmente a construção de barragem do careta. Em seguida, aconteceu uma votação entre os participantes, para definir as obras de prioridade e de urgência para o município.

A ordem das prioridades ficou assim:
1º Construção da barragem do careta.
2º Recuperação de estradas vicinais do município.
3º Implantação de sistemas simplificados de abastecimento de água.
4º continuidade dos serviços de esgotamento sanitário
5º Instalação de poços artesianos.
6º Recuperação de barragens
7º implantação de barragens subterrâneas.
8º Implantação de dessalinizador em poços artesianos.

As atividades produtivas também foram debatidas. As atividades principais lembradas pelos participantes, são: investimentos na caprinocultura apoio a produção e comercialização da carne de caprinos e ovinos.
Investimentos na agricultura irrigadas e pesca, apoio a produção e comercialização, turismo, avicultura, artesanato e apicultura.
Da mesma forma, foi feita uma votação para escolher a prioridade de investimento e apoio. A prioridade ficou dessa forma:

1º Caprinocultura.
2º Agricultura irrigada.
3º Turismo.
4º Artesanato
5º Aquicultura e pesca
6º Apicultura
7º Avicultura.

No encerramento da reunião, o secretario Marcos, falou da Falta de organização social no município e de exploração do turismo. Marcos falou do esforço que a administração esta fazendo para  que será implantado no município, uma pequena fabrica de sabão de lavar roupas com resto de óleo, uma forma de preservar o meio ambiente e gerar emprego e renda, como também, a Rota do conselheiro,orla fluvial da barra, onde será feito um barco para fazer passeio no rio são Francisco, criar uma rota entre tarrachil e praia da Jatubarana. 

O secretario de agricultura do municipio Nilsom Rodrigues, agradeceu a presença dos representantes da codevasf, e falou da importância do apoio dado pela prefeita a secretaria, e lembrou da oportunidade que Rita campos deu a Nilsinho para assumir a secretaria “quero que você  cuide do homem do campo” disse Rita a Nilsinho.Falou da importância do apoio dos deputados, e lamentou dos políticos que vem só de 4 em 4 anos levam o votos do povo e não fazem nada pelo município. Citou  também, de novas cisternas que serão instaladas no município. Comentou  da importância do balcão do milho, que se não tivesse, muitos criadores teriam ficados “doidos”! Lembrou também que o município hoje conta com 21 carros pipas, pois antigamente, toda quarta-feira o povo da zona rural vinha bater na porta da prefeita, e hoje a realidade é outra. Lamentou que o governo federal mandou as maquinas e não mandou o combustível, Nilsinho achou errado mandar tanto maquinário para os pequenos municípios. Ele afirma, que o pacto federativo será uma solução par aliviar as prefeituras.


Depois tomou uso da palavra a vereadora Jane, o tesoureiro do sindicato dos trabalhadores rurais de Chorrocho Tiba, e o presidente Israel.

A prefeita Rita Campos fez o encerramento lembrando da forte seca que atinge o município, mais lembra do esforço feito por ela para conseguir instalar o balcão de milho em Chorrocho, muitos criadores agradeceram pessoalmente a prefeita pelo esforço e lutar para combater a seca em todo município. Agradeceu também o esforço do deputado Eduardo Sales então secretario de agricultura, que foi um “padrinho forte” que indicou Chorrocho para ser sede da entrega de milho.
A Prefeita lembrou das sugestões do blog que serve para ajudar o município, e agradeceu ao blogueiro presente.

Imagens:Chorrochoonline/radio lider do sertao FM


Nenhum comentário: