terça-feira, maio 05, 2015

PREFEITURA DE CHORROCHÓ E ESCOLA LAURO DE FREITAS, REALIZA A 1ª CONFERÊNCIA LIVRE DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES


A Prefeitura Municipal de Chorrochó, por meio da Secretaria de Assistência Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realizou nesta terça-feira (05) na Escola Lauro de Freitas, a 1º Conferência cujo temo foi "Política e Plano decenal dos direitos Humanos de Criança e Adolescente-fortalecendo os Conselhos dos direitos da Criança e Adolescentes".

A conferência municipal teve como objetivo discutir políticas públicas, debater direitos e elaborar propostas. Participaram da conferência o público infanto-juvenil, participa das reuniões instituições e entidades ligadas à rede de proteção de crianças e adolescentes, tais como conselhos setoriais,Articuladora do selo Unicef Chorrochó, Conselho Tutelar, CRAS e Comunidade Escolar.


O objetivo das Conferências Livres é mobilizar e articular crianças e adolescentes quanto ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) no contexto da X Conferência Nacional, cuja temática é "Planos Decenais dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes: Fortalecendo os Conselhos de Direitos". A Presidente do CMDCA de Chorrochó, um dos órgãos responsáveis por mobilizar as instituições envolvidas, Roberta Nalline destacou a importância dos eventos.

"As Conferências Livres são espaços democráticos para a troca de opiniões, de ideias, do diálogo, da sensibilização e do debate participativo e dinâmico, voltados para o fortalecimento da cidadania infanto-juvenil. É o momento no qual se discute o Estatuto da Criança e do Adolescente e as políticas públicas para a construção do Plano Decenal. O objetivo é levantar propostas que tragam melhorias para as crianças e adolescentes, propostas que, posteriormente, serão levadas para a etapa municipal", disse ela.

Os encontros são realizados em escolas municipais,em parceria com a Secretaria de Educação, ou nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).

Durante as Conferências Livres são discutidos temas como o direito à educação; a brincar; ao esporte, à cultura e ao lazer; à convivência familiar e comunitária; prevenção e erradicação do trabalho infantil e proteção do adolescente trabalhador; violação de direitos, dentre outros eixos temáticos norteadores.



Após a realização das Conferências Livres, os resultados das discussões e produções são encaminhados para a comissão organizadora municipal e servirão de subsídios para os debates na Conferência Municipal.

Fonte: Ascom PMC

Nenhum comentário: