Por Gustavo Miller* em
23/06/2015 na edição 856 Observatório da Imprensa/ Reproduzido do Youpix;
título original “O jornalismo está vivão. E a culpa é dos leitores das redes
sociais”
A Reuters divulgou no
começo da segunda metade de junho a edição 2015 de seu Digital News Report. O
documento é sempre interessante para quem se interessa pelo mercado da
comunicação pelo seguinte: traz dados de comportamento dos consumidores de
notícia de 12 países, permitindo cruzar essas infos.
O Brasil (identificado
por “urban Brazil”, que mais parece um nome de loja hispter) tem alguns
destaques de consumo. Vamos a eles:
** a gente é quem mais
consome notícias por redes sociais (70%);
** a gente é quem mais
compartilha notícias por redes sociais/e-mail (47%);
** a gente é quem mais
comenta notícias por redes sociais (44%);
** a gente é quem mais
consome notícias online (72%).
Não querendo ser
Poliana, mas para quem já estava preparando o defunto no meio de tantos
passaralhos (1.084 demitidos entre 2012 e junho de 2015), temos dados
importantes aí. Principalmente quando pensamos em estratégias de conteúdo para
mídias sociais e mobile, que no recorte macro são apontados como a melhor forma
de se entregar conteúdo hoje (OK, nenhuma novidade aí) de acordo com o resumo
do Nieman Lab. Reportagem completa Em: https://www.youpix.com.br/o-jornalismo-est%C3%A1-viv%C3%A3o-f50b41b0b982
*Gustavo Miller é jornalista com especialização em gestão de mídias digitais pela USP. Bate ponto em um grande portal de notícias e também dá aula na pós em jornalismo digital da ESPM
Por Claudio Nunes
Nenhum comentário:
Postar um comentário