segunda-feira, julho 18, 2016

BELÉM DO SÃO FRANCISCO- IMAGEM DA SAGRADA FAMÍLIA PEREGRINA NO BAIRRO DO INOOCOP.



A Pastoral Familiar surgiu da necessidade de atuação da Igreja junto às famílias devido às amplas e rápidas transformações da sociedade e da cultura. A família sempre foi de grande importância para a igreja, pois é através dela que o homem começa sua vida, forma sua base.
A Pastoral Familiar tem como missão ser misericordiosa, acolhedora, valorizadora, defensora da vida e de valores cristãos, valorizados do sacramento do matrimônio e formadora de igrejas domésticas e comunidades de amor.


A Pastoral Familiar destina-se a todos os tipos de pessoas e famílias para ajudá-las e servi-las. Famílias bem constituídas, desestruturadas, futuras famílias, famílias em situação de miséria, distanciadas da Igreja, discriminadas, de migrantes, mães e pais solteiros, pessoas sem família, divorciadas, viúvas e em toda situação familiar que necessite de ajuda e acolhimento.

Imbuído do desejo de ver famílias bem constituídas e verdadeiras igrejas domésticas, capazes de levar a palavra de Deus e de transformar vidas na nossa sociedade, o Pároco de Belém de São Francisco, Padre João Deoclécio sonhou e, contando com a disponibilidade de seus fiéis, conseguiu implantar em sua Paróquia uma Pastoral Familiar bem fundamentada, que agora acolheu a missão de disseminar a exortação do Papa Francisco, verdadeiro amante e zelador das famílias, por todas as comunidades de Belém. A Pastoral Familiar achou por bem iniciar a sua caminhada, que leva consigo esse ano a Imagem Peregrina da Sagrada Família da Diocese, pelo bairro INOCOP, comunidade que tem como Padroeira a Sagrada Família.




Na primeira semana de peregrinação, a Pastoral Familiar já teve a oportunidade de comprovar a necessidade vislumbrada pelo Papa Francisco da Igreja chegar aos mais necessitados, a partir daí percebera que o seu trabalho vai muito além, pois naturalmente surge o desejo de não ficar só na palavra, pois "a fé sem obra é morta" Tiago 2:26.
Esse desejo surgiu justamente com a esperança, ao encontrar na Peregrinação dessa semana um grande número de crianças com sede de participar da obra de Deus.







A Pastoral Familiar de Belém concluiu a primeira semana de sua caminhada com a sensação de dever cumprido de forma satisfatória para Deus, pois proporcionou a participação ativa das crianças daquela comunidade, com o apoio fundamental de seus familiares, os quais abriram as portas de suas casas e dos seus corações para acolher a Pastoral Familiar e a Sagrada Família, representada pela sua Imagem Peregrina Diocesana.

Nenhum comentário: