quarta-feira, abril 12, 2017

ANOTE AI PERNAMBUCO. OS POLÍTICOS CITADOS "NA LAMA" DA CORRUPÇÃO.


Estadão teve acesso, com exclusividade, à lista do relator do STF e nomes de ministros, senadores e deputados pernambucanos estão inclusos na relação.
Após longa espera, a lista do ministro do STF e relator da Operação Lava Jato, Edson Fachin, veio à tona. O Estadão teve acesso com, exclusividade, ao documento e revelou que 83 pessoas são alvos de inquérito. Ao todo, nove ministro do presidente Michel Temer (PMDB) foram citados, além de 29 senadores e 42 deputados federais.

De Pernambuco, sete nomes estão na lista, sendo:
Dois senadores:
Fernando Bezerra Coelho (PSB)
Humberto Costa (PT)

Dois deputados federais:
Betinho Gomes (PSDB) e Jarbas Vasconcelos (PMDB)

O ex-prefeito do Cabo de Santo Agostinho Vado da Farmácia. 

Os ministros:
Bruno Araújo (Cidades)
Roberto Freire (Cultura)

Freire é pernambucano apesar de ter feito a carreira política em São Paulo. Os ex-presidentes Lula e Dilma não aparecem na relação porque não tem mais foro privilegiado.

O grupo faz parte do total de 108 alvos dos 83 inquéritos que a Procuradoria Geral da República encaminhou ao STF com base nas delações dos 78 executivos e ex-executivos da Odebrecht, todos com foro privilegiado no Supremo. Um ministro do TCU, três governadores e 24 outros políticos também estão na relação, apesar de não terem foro privilegiado.
Os crimes mais frequentes descritos pelos delatores são de corrupções passiva e ativa, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica, e há também descrições de formação de cartel e fraude a licitações.


OUTRO LADO
Nota do deputado federal Jarbas Vasconcelos (PMDB)
O deputado federal Jarbas Vasconcelos esclarece que todo o recurso recebido em suas campanhas, proveniente da Odebrecht ou de qualquer outra empresa, foi repassado dentro da lei e estão declarados e aprovados pela Justiça Eleitoral. Todos os valores estão, inclusive, disponíveis no site do Tribunal Superior Eleitoral de forma clara e transparente.
Nota do senador Fernando Bezerra Coelho (PSB)


A defesa do senador Fernando Bezerra Coelho, representada pelo advogado André Luís Callegari, afirma que não foi oficialmente comunicada, tampouco teve acesso à referida investigação. Fernando Bezerra mantém-se, como sempre esteve, à disposição das autoridades a fim de prestar quaisquer esclarecimentos que elas possam necessitar. A defesa do senador observa que nestes 35 anos de vida pública de Fernando Bezerra Coelho não há qualquer condenação em desfavor do parlamentar.

Blog Noticiasemdestaque

Nenhum comentário: