sexta-feira, maio 26, 2017

MAIS SEGURANÇA NO RESULTADO- CHEGA NO CARTÓRIO ELEITORAL DE CHORROCHÓ, VOTO BIOMÉTRICO.


Chega ao Cartório Eleitoral da 158ª ZE, no Fórum Drº Olinto Lopes Galvão Filho os equipamentos para biometria dos eleitores dos Municípios de Abaré, Chorrochó, Macururé e Rodelas.

A biometria permite identificar as pessoas por suas características biológicas únicas. Essa tecnologia passou a ser adotada pela Justiça Eleitoral no ano de 2008 e está sendo gradualmente implementada no país com a finalidade de aumentar a segurança do processo eleitoral.


A obrigação de coleta de dados biométricos, futuramente, deve atingir todos os eleitores dos Municípios. Este ano, vários municípios baianos foram contemplados e entre estes se encontram na cidade de Chorrochó-Ba. O Cartório Eleitoral vai montar uma infraestrutura para atender a todos os eleitores.


O Cartório Eleitoral já está fazendo o cadastramento biométrico, de segunda a sexta das 08:00h às 14:00h. O comparecimento para fazer a coleta de dados biométricos é obrigatório para todo eleitor em situação regular ou liberada, inscrito no município, inclusive os analfabetos, idosos e aqueles que tenham entre 16 (dezesseis) e 18 (dezoito) anos.

Para fazer o cadastramento biométrico, o eleitor deve levar um documento de identificação oficial com foto do qual conste os nomes dos pais e a data de nascimento, título de eleitor (se tiver), e ainda, comprovante de endereço. No caso de eleitores que estiverem fazendo o título de eleitor pela primeira vez, osdo sexo masculino devem apresentar também o comprovante de quitação com o serviço militar obrigatório.

O procedimento do cadastramento biométrico envolve a coleta das impressões digitais de todos os dedos das mãos do eleitor e fotografia, feita no momento do atendimento. No dia da eleição, a identidade será confirmada por meio do reconhecimento da impressão digital pelo leitor biométrico da urna eletrônica, comparando-a com a digital recolhida pela Justiça Eleitoral. Com isso, é garantida a autenticidade do voto.


O Cartório Eleitoral recomenda que todos os eleitores já façam o seu cadastramento biométrico, para votar de modo mais seguro nas próximas eleições e evitar filas no futuro.

Site:Rádio Lider do Sertão FM-1049-Chorrochó-Ba

Nenhum comentário: