sexta-feira, agosto 25, 2017

PARLAMENTARES BAIANOS REIVINDICAM TRATAMENTO ESPECIAL AO SISTEMA HIDROELÉTRICO DO SÃO FRANCISCO EM PRIVATIZAÇÃO DA ELETROBRAS


Os deputados federais baianos José Carlos Aleluia (Democratas), Benito Gama (PTB), Cláudio Cajado (Democratas), Elmar Nascimento (Democratas), Luciano Braga (PRB) e Paulo Azi (Democratas) estiveram com o presidente da República, Michel Temer (PMDB), para conversar principalmente em torno da questão do Rio São Francisco no cenário de privatização da Eletrobras.

Os parlamentares levaram para o presidente, que estava acompanhado dos ministros Henrique Meireles (Fazenda), Antônio Imbassahy (Secretaria de Governo) e Eliseu Padilha (Casa Civil), o desejo de que o processo de privatização da Eletrobras reserve espaço para que seja estabelecido um modelo sustentável de desenvolvimento e de revitalização do São Francisco. Eles querem que fiquem assegurados os investimentos hoje existentes nas usinas hidroelétricas, que passaram a ser de propriedade da União ainda no governo anterior.

Durante a audiência, realizada nesta semana, foi ressaltado que na privatização da Eletrobras o sistema hidroelétrico do São Francisco não pode ter o mesmo tratamento que se está pensando para as outras áreas do país. O São Francisco é um rio de integração nacional e já não pode ser considerado exclusivamente como um rio de geração de eletricidade.


O presidente respondeu de forma bem clara que já tinha conversado com o ministro Fernando Filho (Minas e Energia), o qual também mostrou a mesma preocupação e que está trabalhando para uma solução que possa dar sustentatibilidade, incluindo as Companhias de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) e Hidroelétrica do São Francisco (Chesf). A intenção é que sejam resguardados e que possam operar os projetos já existentes, incluindo a Transposição e o Canal do Sertão Baiano.

Carlos Britto

Nenhum comentário: