segunda-feira, agosto 20, 2018

BELÉM DO SÃO FRANCISCO – PE SEDIARÁ O 1º ENCONTRO DIÁLOGO INTERESTADUAL DO SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES E REDES DE ATENDIMENTO - ETAPA 2 - SERTÃO DO SÃO FRANCISCO.



A FECS - Fórum Empreendedorismo Colaborativo e Social, promove no dia 22 ao dia 24 de agosto, o 1º Diálogo Interestadual do Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes e Redes de Atendimento - Etapa 2 - Sertão do São Francisco, que ocorrerá na cidade de Belém do São Francisco, Sertão de Pernambuco. O evento se dará no Auditório da FACESF – Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco, situado à Rua Coronel Trapiá, 202, Bairro Centro, Belém do São Francisco-PE, contando com as presenças de diversos parceiros e debatedores da política da criança e do adolescente, tanto locais, quanto de outras cidades.

O referido diálogo, trata-se de uma atividade de formação continuada onde Trabalhadores do SUS, SUAS, Educação, Conselhos de Direitos, Conselheiros, Ex Conselheiros Tutelares, Psicólogos, Educadores Sociais, Professores, Enfermeiros, Agentes Comunitários de Saúde, Estudantes das mais diversas áreas, Assistentes Sociais, Pedagogos, Secretários Municipais, Gerentes, Vereadores, Prefeitos e demais órgãos, serviços e indivíduos que tenham interesse na temática da Criança e do Adolescente, inclusive, os acadêmicos de direito, visto que o tema, tem ligações mais diretas, com as várias áreas do direito.

Em outro momento, este mesmo evento foi realizado na Cidade de Igarassu – PE, tendo contado com a participação de diversos órgãos e serviços da rede de atendimento, dentre os quais, Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública, Prefeituras Municipais, Conselhos Municipais Setoriais, OAB, AMUPE e outros; tal evento, foi bastante produtivo, tanto que impulsionou a realização de um novo debate, dessa vez, no Sertão de Pernambuco - divisa com a Bahia, sendo escolhida a Cidade de Belém do São Francisco - PE, pelo histórico de ações em favor das crianças e dos adolescentes e também, por sediar a FACESF, faculdade que dispõe de vários cursos, em especial direito e psicologia. Dá-se ainda nessa cidade, em razão da ausência e de investimentos voltados para o Sertão, o que deixa de ser uma teoria, para se tornar agora em praticidade. No local, serão tratados vários temas ligados a Política da Infância e Adolescência que perpassa, pela Saúde, Educação Assistência Social, Esporte, Cidadania, Legislação. Vários assuntos serão abordados, como por exemplo, as Leis da primeira Infância, Lei que garante a escuta de crianças e adolescentes vítimas e testemunhas de abuso e exploração sexual, Lei do SUAS - Sistema Único da Assistência Social, Lei dos SUS – Sistema Único de Saúde, etc. e outras questões relacionadas ao espaço escolar, à captação de recursos para políticas da infância e adolescência, etc.

Alguns participantes já confirmaram suas presenças, como a Escola de Conselhos de Pernambuco, Aldeias Infantis, SOS Brasil, CEDCA-PE, TJPE, Fórum DCA-PE, AMUPE, OAB/PE, Prefeitura Municipal de Igarassu, Prefeitura de Belém do São Francisco, Prefeitura de Floresta, Associações de Conselheiros Tutelares de Pernambuco, Regionais Sertão, Agreste, Mata Sul, Mata Norte, Região Metropolitana, UNICEPE e outros parceiros como: Agrodan e Agrodan Social, Facesf, Village Hotel, Atel Telecom, Posto Ale, Supergásbras, Casa e Companhia.

Será um evento muito bastante atrativo não só para os atores envolvidos, mas também, para a cidade, que, além de ver impulsionar o turismo e sua economia, vai propiciar inclusive, que muitos estudantes universitários entendam mais profundamente sobre as legislações que são pertinentes a política de defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Além disso, vai trazer à baila, situações práticas vividas pelos diversos órgãos, atores e serviços que trabalham com o público infanto juvenil. Serão 30 palestrantes de 06 (seis) estados diferentes, Doutores, Mestres nas áreas da infância, educação, saúde, assistência social, tendo também, a apresentação de projetos exitosos que foram realizados por alguns municípios e que se relacionam aos temas do dia a dia. Haverá também, entre os debatedores, especialistas em direito penal e civil, que dialogarão sobre crimes cibernéticos, o que é uma novidade nas discussões, visto que, o mundo globalizado, exige tal situação.

Em Belém do São Francisco, as articulações para a realização do evento, ocorreram por intermédio do Conselheiro Tutelar Fernando Bezerra e do Ex Conselheiro Charles Sá, que embora não mais atuando como conselheiro, ainda milita na área da infância e adolescência.

Para garantir sua participação, é necessário o pagamento de uma inscrição no valor de R$ 80,00; no caso de estudantes, será meia inscrição no valor de R$ 40,00. Assim, como há uma grande procura tanto pelo evento como pela reserva na rede hoteleira do município, é importante que, aqueles que desejarem participar da vasta programação de quatro dias, se antecipem e realizem suas inscrições, que culminará com certificação, com 32 horas para todos os participantes. A forma de garantir sua participação, se dá através de um depósito no Banco Caixa Econômica Federal, Agencia 2191, Operação 003, Conta 2362-0. Após realizar sua inscrição, é necessário apresentar comprovante de deposito ou de transferência, prioritariamente original. Em caso de dúvidas, você poderá entrar em contato com os Srs. Fernando pelos fones 81.988286168, 81.994493028, 81.995031854, e, com Charles Sá, pelo fone 87.999957405. Poderá ainda, acessar as páginas do evento, no Facebook: www.facebook.com/fernando.maroano.313 e também pela página: https://www.facebook.com/Diálogo-Interestadual-Interestadual-do-SGD-e-Redes-de-Atendimento-530704530655570/.


Nenhum comentário: