sábado, março 09, 2019

BOLSONARO INSTITUI O PROGRAMA DE DESSALINIZAÇÃO E PURIFICAÇÃO DE ÁGUA DO SEMIÁRIDO NORDESTINO


O Presidente Jair Bolsonaro fez um comunicado em sua conta no twitter, na manhã de sábado, 9, referente a instituição do de Apresentação de Unidades de Dessalinização e Purificação de Águas Salobras e Salinas para Teste e Análise de Desempenho, que funcionará através do Ministério de Ciências e Tecnologias, principalmente absorvendo conhecimento nacional em conjunto com outros ministérios.

A medida foi implantada através da PORTARIA Nº 888, DE 7 DE MARÇO DE 2019.



Com essa medida o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) busca soluções tecnológicas de dessalinização e purificação de águas salobras e salinas para que as populações do Semiárido Brasileiro possam conviver com as severas condições de vida impostas pela seca na região.

Embora haja água disponível em grande parte do Semiárido Brasileiro, a água lá existente não é, em grande parte, apropriada para o consumo humano, e encontra limitações para aplicação em agropecuária familiar, dentre outros usos, por se tratar de água salobra.

Assim, uma das ações em que o MCTIC está engajado é propiciar melhores condições de vida com acesso à água potável por meio da dessalinização e purificação de águas salobras e salinas no Semiárido Brasileiro.

Com essa ação o Governo Federal visa atender especialmente a população dos estados da região Nordeste: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, além do Norte do estado de Minas Gerais, totalizando uma extensão territorial de 1.127.953 km², distribuída em 1.262 municípios, no qual reside uma população estimada de 27.870.241 habitantes.

Portal eusouazul.com.br



Nenhum comentário: