quarta-feira, abril 10, 2019

BELÉM DO SÃO FRANCISCO GANHA CATAMARÃ QUE IRÁ EXPLORAR POTENCIAL TURÍSTICO DAS ILHAS E DO LAGO DE ITAPARICA



Belém do São Francisco além de ser conhecida como a cidade sertaneja que possui um das melhores educação do interior do Nordeste brasileiro, já que oferece inúmeros cursos superiores, também é conhecida por ser uma cidade planejada, com ruas e avenidas largas, de belos casarios, como também pela folia de momo, a ponto de ser conhecida como a pátria mãe dos bonecos gigantes do carnaval pernambucano e de ter sido palco do cenário e enredo das gravações da novela global Senhora do Destino, trama de maior audiência da TV brasileira, além de ser considerado o município brasileiro com maior número de ilhas fluviais, 88 ilhas no total, cujos solos para a produção agrícola são considerados como um dos melhores do mundo. Nelas, em se plantando tudo dá.
  
Além destas qualidades inquestionáveis, e se as ilhas ficam localizadas ao lado poente da cidade, do lado inverso, ou seja, do lado nascente, Belém abriga sobre suas terras grande parte do lago artificial da Usina Hidroelétrica de Itaparica, também conhecida como usina Luiz Gonzaga, sendo na verdade um grande mar de água doce e limpa que mede 110 quilômetros de extensão, com largura que em alguns locais alcança 33 quilômetros. O lago ainda cobre grandes áreas dos municípios de Itacuruba, Floresta e Petrolândia, em Pernambuco e Chorrochó, Rodelas e Glória, no Estado da Bahia. Uma verdadeira riqueza, um grande potencial turístico a ser explorado.



Visando justamente isto, e apostando no futuro, o empresário Tadeu Sá, advogado bastante conhecido na região, acaba de construir e entregar a sociedade um catamarã, cuja finalidade é poder oferecer as pessoas um passeio inesquécivel e espetacular formado pelo encontro da natureza com o arrojo das mãos dos homens, oportunizando com isso um passeio com conforto, completa segurança, de onde cada um poderá vivenciar o espetacular encontro das ilhas, da fauna, do sol e do céu com o mar imenso de lago Itaparica.
  
O catamarã possui dois cascos construídos em chapas de ferro que são entrelaçados entre si e em cada um deles cinco porões. A embarcação possui 16 metros de cumprimento por 06 de largura, e sua altura alcança 5.20 metros, sendo dotado de dois pisos, um na parte inferior e o camarote que fica na parte superior.

Afora isto, possui banheiros masculino e feminino, restaurante, bar, piscina, bica, escadas para pesca esportiva, pequenos apartamentos, redário, mesas com sobrinhas e cadeiras, coletes salvas vidas, deck de acesso ao interior da embarcação, som ambiente, e em funcionamento comporta 50 pessoas confortavelmente sentadas em amplo espaço, já que possui nos dois pavimentos uma área superior a cem metros quadrados.



Além do passeio no segundo maior lago do nordeste, um dos maiores do país, o catamará ainda oferece aos visitantes aos turistas a possibilidade de observar as ruínas da antiga igreja da Fazenda Canabrava. No mesmo trajeto, a oportunidade de avistar Pernambuco de um lado e o estado da Bahia do outro, ambos separados apenas pelas águas do imenso lago, local onde muito se fala na instalação pelo Governo Federal de duas usinas nucleares, e bem ao fundo, no lado pernambucano, a Serra do Arapuá, em Carnaubeira da Penha, local rico em paisagens naturais, de grande visitações, que possui 47 núcleos populacionais denominado pelos indígenas de “aldeias”, entre eles a Serra da Cacaria, que geograficamente se distingue dos demais por ser um relevo independente. Nestas aldeias habitam índios Pankará e uma comunidade quilombola chamada Tiririca dos Crioulos.



O Catamarã Som das Águas irá oferecer quatros roteiros, o primeiro é o percusso que sai da orla da cidade de Belém do São Francisco, defronte a Ilha de Casa e Ilhazinha, e no seu trajeto segue entre a ilhota da Ceasa, ilha de Casa, ilha do Cavalete e ilha da Barra, quando alcança o porto da Barra do Tarrachil, local de travessia entre os dois estados com grandes balsas, e do lado baiano a orla do distrito de Barra do Tarrachil. Após uma visita ao local, o passeio segue adentrando cada vez mais no imenso lago, passando pela Ilha do Cachauí, seguindo até a Fazenda Canabrava, berço dos fundadores das cidades de Belém, Salgueiro e Terra Nova, em Pernambuco e, Chorrochó, na Bahia. Neste ponto, na divisa entre os estados, local com grande profundidade, será oportunizado um mergulho nas abundantes águas do velho Chico, um verdadeiro mar de água doce, e daí o passeio segue na sua parte final até o Balneário Som das Águas, local dotado de excelente estrutura, com bar, restaurante, piscinas, chalés, pedalinhos, toboágua, playground molhado com piscina com ilha, cogumelos, pelicano, baleia, cavalo-marinho, bengala e lapis, pesque pague, campo de futebol e diversos outros atrativos.

 

O segundo roteiro, assim com os demais, será iniciado apenas no segundo semestre e vai explorar o trecho Balneário Som das Água em Belém, até a praia do Araticun, via Serrote da Pedra, local de grandes criatórios de peixes em gaiolas.

O terceiro roteiro por sua vez irá explorar o trecho entre a cidade de Rodelas – BA, até a praia de Surubabel, passando sobre as ruinas da antiga cidade, bem ao lado da antiga caixa d’água, da Ilha do Serrote.

O quarto e último roteiro serão realizados no trecho que fica entre a Barra do Tarrachil – Bahia, ilha do Cachauí, e o Balneário Som das Águas, mas como dito, estes três últimos somente serão no segundo semestre.

O passeio, no caso o primeiro roteiro, custa R$ 35,00, e aos que desejarem almoçar a bordo R$ 50,00. O número mínino de pessoas para o passeio será de 20 pessoas. No pacote, somente haverá apresentação ao vivo do Forró Pé de Serra quando o número de tripulantes for superior igual ou superior a 30 pessoas.

Para melhores informações, os interessados poderão entrar em contato através dos telefones Telefone: (087) 9.9804.9910 – Zap, (087) 99.666.1111, (075) 9.8888.0001, (075) e (075) 99857.2662. (Clique no vídeo abaixo e confira o passeio de inauguração)


Nenhum comentário: