A
Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aplicou nesta terça-feira uma
multa de R$ 3,9 milhões à Telefônica/Vivo por descumprimento de metas de
qualidade. De acordo com decisão publicada no “Diário Oficial”, se a operadora
abrir mão do direito de entrar com recurso contra a decisão, ela terá um
desconto de 25%, o que levará a sanção para R$ 2,9 milhões.
Na
semana passada, a Anatel multou a Oi em R$ 34,2 milhões também por
descumprimento de metas de qualidade. Os problemas vão desde as reclamações à
central de atendimento aos clientes até ligações não completadas e quedas de
chamadas. A agência também analisa a taxa de resposta aos pedidos de
informações dos usuários, taxa de atendimento pessoal ao usuário e quantidade
de erros em conta.
Ontem,
a agência também multou a Oi em R$ 4,6 milhões por descumprimento do prazo para
instalação de linhas de telefone em residências, que deve se dar em, no máximo,
duas semanas após o pedido. Segundo a Anatel, esse processo começou em 2003 e
não cabe mais recurso na esfera administrativa.
Procurada,
a Vivo informou que os motivos que levaram à instauração do processo administrativo
ocorreram em 2011 e já foram superados, devido aos investimentos realizados
desde então. A empresa acrescentou que continua atuando para oferecer mais
qualidade aos consumidores e que grande parte dos investimentos que realiza se
destina à expansão e modernização de sua infraestrutura de rede e sistemas.
A
Oi informou que está analisando o teor da medida e que deverá recorrer
judicialmente da decisão.
Na
semana passada, a Anatel multou a Oi em R$ 34,2 milhões também por
descumprimento de metas de qualidade na telefonia celular. A prestadora não
cumpriu os 12 indicadores de qualidade nos três horários medidos durante o dia,
em todo o ano de 2009. Os problemas vão desde as reclamações à central de
atendimento aos clientes até ligações não completadas e queda de chamadas.
Também são analisadas a taxa de resposta aos pedidos de informações dos
usuários, taxa de atendimento pessoal ao usuário e quantidade de erros em
conta. Os problemas ocorreram nos estados de Rio Grande do Sul, Acre, Goiás,
Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Tocantins, Distrito Federal, Paraná
e Santa Catarina.
Fonte: o globo
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