segunda-feira, novembro 25, 2013

MACURURE E CHORROCHO SÃO AS CIDADES QUE MAIS COMERCIALIZAM CABRAS E OVELHAS NA REGIÃO E O ABATEDOURO VAI PARA OUTRA LOCALIDADE.


Redação Chorrochoemfoco
A caprinocultura  é a segunda economia mais forte de nossa região, o no semiárido baiano onde fica localizada as cidades de Abaré, Chorrochó, Macurure e Rodelas. A maioria dos criadores e açougueiros tem a criação de caprinos e ovinos como sua principal fonte de renda. 


No dia 09 de julho de 2011 o blog com exclusividade a época, acompanhou  uma reunião entre Associação de pequenos açougueiros de Chorrocho(APAC) com representantes da caixa Econômica Federal , para ser discutido os novos rumos para os açougueiros de Chorrochó referente as mudanças na nova forma como devem ser abatidos os caprinos, ovinos, bovinos e suínos. Esse projeto será uma parceria entre o Ministério do desenvolvimento agrário (MDA), caixa econômica federal, secretaria da agricultura do estado (SEAGRI) e Secretaria municipal de agricultura. Essa foi a primeira reunião, para hoje, ser instalado no distrito da barra do tarrachil/Chorrocho-BA da construção do abatedouro público de caprinos e ovinos do consórcio público do território de Itaparica.

Há muitas reclamações e questionamentos sobre o local onde será  construído abatedouro Publico. Nada contras a localidade atual, mais poderia te sido feito um estudo, pesquisas  mais aprimorado e aprofundado,por exemplo, quais são as cidades que mais comercializam a carne bode na região? O blog fez um levantamento e comprovou que a cidade de Macurure é o município que mais tem criatório de caprinos e ovinos seguindo pelo município de Chorrocho, e onde mais se comercializa a carne de bode, como é mais conhecida regionalmente.

MACURURE
CABRINOS- 62.167
OVINOS- 36.658

CHORROCHO
CABRINOS- 25. 985
OVINOS- 25.482

ABARE
CABRINOS- 24.788
OVINOS- 18.884

RODELAS
CABRINOS- 11.153
OVINOS- 8.144.

Esses dados foram adquiridos no Instituto Brasileiro geográfico e estatístico (IBGE).
O que será que faltou ao município de Macurure a não ter conseguindo trazer essa obra de suma importância para os criadores de caprinos e ovinos daquele município? As localidades de Chorrocho, Macurure e os povoados do são Francisco, Caraíbas e Várzea da ema, são os polos da carne de bode da região. Localidades estas, que ficaram bem distantes do abatedouro publico, dificultando para os criadores seu deslocamento para fazer os abatimentos dos animais.


Em uma entrevista cedida com ao blog chorrrochoemfoco, o secretario municipal de agricultura Nilson Rodrigues(Nilsinho) nos informou que todo estudo e escolha do local para construção do novo abatedouro, foi feito pelo Território Itaparica BA/PE. Nos próximos dias estaremos publicando alguns benefícios que a SMA de Chorrochó estará trazendo para os criadores de caprinos e ovinos, como também aos demais agricultores do município. Aguardem.


Veja o video da atual realidade, como são abatidos os bodes e ovelhas em nossa região.


Fonte: do video Juniro Vermelho no Youtube.

Nenhum comentário: