terça-feira, novembro 19, 2013

SEGUNDO DIA DA 4ª EXPO-FERIA DO BODE EM CHORROCHO-BA







Redação Chorrochoemfoco
A 4ª Expo-feira de caprinos e ovinos visa dar uma grande oportunidade de melhoramento e venda de animais, além de fortalecer os caprinos e ovinos em nossa região, o evento contou com diversos parceiros como ADAB, EBDA, Secretária Municipal de Agricultura, dentre outros.











No segundo dia da Expo-Feria aconteceu diversas palestras e capacitações com diversos profissionais. O representante da EBDA  Afonso Cordeiro de Menezes começou falando da historia de nosso município  do bioma caatinga, rios, produtividade baixa, falta de alimentação, foi discutido também medidas que auxiliem a convivência com a seca, histórico das secas, e as plantas da caatinga que podem ser utilizadas no semi arido.





Um dos criadores o Sr° Manu de Silvino, trouxe para a feria do bode, uma maquina
que fazia de tosa, uma maquina que serve para fazer cortes dos pelos dos carneiro ação esta, que foi mais uma novidade e sucesso na 4ª expo-feria do bode. 



Já o representante da secretaria municipal de agricultura, o técnico agrícola Icaro kinarde, falou sobre a saúde animal e deu algumas dicas no manuseio de animais com certas doenças, por exemplo, das limpezas dos currais que devem ser feias pelo menos de oito em oito dias, para que não se prolifere doenças ligadas a vermes. Outra dica importante foi o manuseio com animais que estejam com algum tipo de doença infecciosa, que seja esse animais separado dos demais, e o os produtores e criadores sempre facão uma boa higienização antes e depois de aplicar remédios em seus animais doentes.






Marcelo do BNB Banco do Nordeste agradeceu a Secretária municipal de  Agricultura e a Adriana Araújo pelo convite, e disse que este já é o terceiro ano que participa, em seguida chamou as pessoas que estavam com os contratos aprovados do Agro amigo para assinar as folhas de pagamento.





O representante da CONAB Carioca passou informações sobre o balcão de milho da CONAB. Que,Para ter direito ao milho os produtores rurais e criadores devem procurar a EBDA ou a Secretária Municipal de Agricultura para fazer seus cadastros e ter direito ao programa.
Os procedimentos devem passar pela ADAB eles falam a quantidade de animais que você tem e depois lá em Salvador eles fazem um cálculo de quanto você tem direito a comprar de milho, a Secretaria emite a nota fiscal. O Carioca lembrou as pessoas que procurem os órgãos competentes, as pessoas que realmente foram instruídas para dar atendimento.



O Secretário do Municipio de Agricultura José Nilson divulgou uma lista com 28 nomes de pessoas que irão receber pela 1ª vez o milho e disse que chegou a marca de 1500 criadores inscritos no Programa Balcão do Milho de Chorrochó, e citou que a secretaria estará sempre a disposição da Associação dos vaqueiros de Chorocho, pois questões políticas não podem atrapalhar o desenvolvimento do município e esse tipo de parceria sempre agradará a comunidade que mais precisa, e  que nesse momento de grande estiagem todas as forças devem se unir para o bem de todos.



A Presidenta da Associação dos Vaqueiros Adriana Araújo disse: que está sempre buscando coisas novas para melhorar o conhecimento e a qualidade de vida do produtor rural, que sobrevive da criação do bode e do carneiro. A proposta da 1ª Exposição foi melhorar a qualidade de vida das pessoas através do seu ganha pão que é a venda do animal, e uma das novidades esse ano foi a palma sem espinho que foi distribuída para as pessoas que assistiram as palestras e fizeram cadastros.






Produtos da terra-Mauricio fala ao site CHORROCHOONLINE sobre a fábrica de mel e de uma máquina que ele mesmo construiu com as instruções de um treinamento na Cidade de Casa Nova. Na fabricação do MEL CHORROCHÓ da Associação dos Meliponicultores e Apicultores de Chorrochó ele disse que estão usando o derretedor de cera de fabricação caseira e não precisa de energia, a associação fabrica mel e já faz a venda em frascos de 500ml e 1 litro.







O artesanato foi outra grande novidade na 4ª Expo-feria. Produtos feitos na comunidade do Cipo, zona rural da cidade Macurure-BA pela família de seu Hermes. Lindos objetos decorativos feito a mão estavam presente no segundo dia da feria do bode.



A secretaria municipal de saúde tambem esteve presente na 4ª Expo-feira do bode. Muito bem representada por Pryscila Carliana,  e por estarmos na campanha "Novembro azul" contra o câncer de próstata.Pryscila fez orientações aos homens sobre a importância da fazer o exame de próstata a parti dos 40 anos, alem das orientações ela distribui panfletos informativos e fitas azuis da campanha.

Associação dos vaqueiros de chorrocho atraves da presidenta Adriana Araujo e seu vice Irma Cipriano organizadores do evento junto aos seus demais parceiros, distribuirão mudas de palmas sem espinho.









No final da noite após as competições de animais foi realizada a entrega dos troféus para os donos dos animais que ganharam a competição.



















Nos proximos dias ainda teremos mais materia falando sobre a feria do do bode.Inclusive entrevistas exclusivas com o Secretário Municipal de Agricultura Nilson Rodrigues, onde foi abordados assuntos referente a 4ª expo-feria entre outros questionamentos feito pelo blog a Nilsinho referente a crise do governo municipal, falta de agua em alguns povoados e sobre politica. Tambem teremos uma entrevista com o representante da CONAB Carioca referente ao balcão do milho em chorrocho e falaremos sobre algumas denuncias sobre venda de milho.Aguardem.

Com informações do Chorrochoonline.
Imagens exclusivas de Eloy Netto

Nenhum comentário: