quarta-feira, janeiro 08, 2014

BALANÇO DA CIPE/CAATINGA NO SERTÃO DA BAHIA.

policia4

O objetivo principal do policiamento preventivo é atuar na eliminação da crença de que a oportunidade faz o ladrão. Se não existir oportunidade de delinqüir, então o crime também não existirá. Nunca será possível eliminar todas as oportunidades de delinqüir, mas pela atuação eficaz da polícia preventiva, com o policiamento ostensivo bem planejado e executado, estas podem ser extremamente minimizadas e diminuídas, muito mais pela sensação de presença, do que de efetiva ações repressivas. Deste modo, as ações desenvolvidas no ano de 2013, por esta Especializada, com a finalidade de inibir ações criminosas, resultaram os seguintes números: 238.560 pessoas abordadas, 25.456 veículos de quatro rodas abordados, 24.895 veículos de duas rodas abordados, 1.776 ônibus abordados, além de 9.360 bares abordados.

DSC02158

DSC02158Contudo, ainda tornam-se necessárias ações repressivas, realizadas com técnicas específicas e de forma legal, pois servem de apoio à prevenção, visto que atuarão como fator de inibição à prática de delitos e restabelecimento imediato da ordem pública, afinal, o próprio criminoso, conhecedor da preparação adequada, satisfatória e suficiente, por parte dos grupamentos especializados, certamente ficará, no mínimo, preocupado em praticar ação criminosa onde estas Unidades atuem. Desta forma, as ações desenvolvidas no ano de 2013, por esta Especializada, com a finalidade de reprimir ações delituosas, resultaram em números de produtividade operacional, que geraram ocorrências policiais, destacando-se: 3.000 Kg de maconha pronta para o consumo apreendida, aproximadamente, 400.000 pés de maconha erradicados nas diversas diligências e operações desenvolvidas, 153 armas de fogo apreendidas, sendo retiradas de circulação, além de 172 pessoas conduzidas à delegacia para lavratura de prisão em flagrante ou de termo circunstanciado.

Portanto, são números que expressam o desempenho operacional assim como o empenho dos policias desta Unidade Especializada, que há doze anos trabalham a fim de manter a ordem pública e a tranqüilidade do povo baiano e, atualmente, atuam, diuturnamente, em 38 municípios do norte do Estado.


Fonte:ASCOM/CIPE-Caatinga BLOG VELHO CHICO MARCOS OLIVEIRA

Nenhum comentário: