terça-feira, janeiro 14, 2014

BONS COSTUMES, VOCÊ AINDA USA E VALORIZA?


Redação chorrochoemfoco.Eloy Netto
A importância dos bons costumes. E o que são bons costumes? Acredito que são práticas cotidianas que nos levam a viver bem e construir uma vida melhor. O filósofo grego Sócrates acreditava que os bons costumes são necessários para a felicidade. Creio que sim. Afinal, quem pode ser feliz vivendo sob as regras dos maus costumes?


O bom costume pode ser manifestado em quase tudo que se faz na vida. Na convivência com a família dentro de nossas casas, no dia a dia por exemplo:
Bênção mãe!
Bênção pai!
Bênção tio(a)...

...Você toma a benção a sua mãe, pai ou familiar? Você trata seu pai, mãe ou familiar chamando-os de senhor ou senhora? Ou ate mesmo a uma pessoa mais velha de forma respeitosa? Tem gente que faz isso ainda, até por telefone! Mais isso é a minoria que faz. Nos filhos de hoje é raro a gente ver esse tipo de tratamento, o mau exemplo você pode ver nas telenovelas na maioria das canais, ninguém respeita nem se dar respeito mais, lamentável. Mais também não vamos só culpar os filhos de hoje,como dizia um velho ditado “ os bons costumes e educação, a gente leva de casa”. Os pais também tem que cobrar e exigir de seus filhos o respeito e valorizar os bons costumes que lhes foram ensinados. Muitos jovens da atualidade acham isso uma besteira, mais não sabem eles, que seus avos e pais foram ensinados e criados dessa forma. Por isso que antigamente era raro você ouvir falar que filho matou pai e mãe ou pai matar filho, naquela época existia o respeito e os bons costumes.

Por isso que os mais velhos tem uma educação bem diferente das crianças, adolescentes e jovens dos dias atuais.Sinceramente, não sei o que esta acontecendo, não sei qual é o motivo ou ate dificuldade, das pessoas de idade mais avançada, de não ensinar ou passar para os jovens de hoje a educação dadas a eles quando jovens.


 
Imagens ilustrativas.
Outra coisa que me chame muito atenção, são as roupas de hoje, principalmente das jovens(mulheres) de hoje. Não quero que pensem que minha opinião ou expressão seja levada pelo lado “machista” mais sim, uma visão de preocupação no que pode acontecer mais na frente. Se você andar em qualquer evento durante o dia ou ate mesmo em algum shopping, pode observa os shorts das garotas que não são pequenos ou curtos, e sim são uns “microsshorts”. As meninas se expõem sem nenhum tipo de cerimônia ou censura. No meu ponto de vista, sei que as meninas querem esta na moda e chamarem atenção, só que esses tipo de roupas, chamam mais atenção também, dos estrupadores.

Sabemos que a cidadania se constrói diariamente, nas pequenas ações, gestos que fazemos para com os outros, e ate das opiniões diversas que gera a discussão sobre o tema falado.


Nenhum comentário: