domingo, abril 13, 2014

EX ADVOGADO DE LULA SERÁ O NOVO PRESIDENTE DO TSE.

A (Esquerda) Dias Toffoli, no meio Lula a (Direita) irmao de Toffoli

O Ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi eleito nesta terça-feira o novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (STF). Natural de Marília, no interior de São Paulo, ele substituirá o ministro Marco Aurélio Mello no mais alto posto da Justiça Eleitoral pelos próximos dois anos e comandará as eleições presidenciais de outubro. A posse será realizada no mês que vem.
Membro efetivo da Corte Eleitoral desde maio de 2012, Toffoli recebeu seis votos e Gilmar Mendesum. Os votos dos ministros do TSE foram dados em urna eletrônica. A eleição de Dias Toffoli era aguardada uma vez que, tradicionalmente, assume a presidência o integrante mais antigo. Gilmar Mendes será o novo vice-presidente do tribunal.
Aos 46 anos, Toffoli é ministro do STF desde 2009. Antes disso, foi advogado-geral da União, posto ao qual foi indicado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, subchefe para Assuntos Jurídicos da Casa Civil, quando a pasta era comandada pelo então ministro José Dirceu, além de advogado do Partido dos Trabalhadores e do próprio Lula. Nessa função teve uma atuação intensa no TSE.
O TSE é composto por sete membros, com mandatos de dois anos. Três deles são eleitos entre os membros do STF. Outros dois são eleitos entre os membros do Superior Tribunal de Justiça (STJ). E dois são nomeados pela presidente da República, escolhidos entre seis advogados indicados pelo Supremo. Cada titular tem um substituto da mesma procedência. Os titulares do STF hoje são os ministros Marco Aurélio (atual presidente da Corte), Gilmar Mendes e o próprio Dias Toffoli. Como suplentes, atuam os ministros Luiz Fux, Rosa Weber e Teori Zavascki.

O primeiro turno das eleições será no dia 5 de outubro e o segundo turno, no dia 26.

Fonte: site terra

Nenhum comentário: