segunda-feira, junho 09, 2014

PESCADORES DE BARRA DO TARRACHIL SÃO BENEFICIADOS COM CANOAS.


Na tarde deste sábado (07) na cidade de Gloria-BA, aconteceu o 1º seminário de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para a pesca e aquicultura, onde a colônia dos pescadores do Distrito de Barra do Tarrachil foi contemplada com 15canoas do Projeto Renovar da Bahia pesca. As embarcações de fibra de vidro e alumínio beneficiarão dezenas de famílias do distrito de Barra do Tarrachil. Todos os barcos estão equipados com motor de popa, kit salvatagem e passaram pela vistoria da Capitania dos Portos.
O evento foi, realizado pelas secretarias de Desenvolvimento e Integração Regional e da Agricultura, por meio da Bahia Pesca, onde reuniu mais de 480 pessoas dos Municípios de Glória, Paulo Afonso, Chorrochó, Abaré, Rodelas entre outros municípios na Chácara Fernandes.
Participaram do evento o Deputado Estadual Mário Negromonte Filhos(PP), a Prefeita Rita Campos, Secretário de Governo Humberto Gomes, Secretário de Administração Marcus Vinicius, Secretária de Finanças Ana Celecy Campos, as Vereadoras Rosely Nery, Eliete Conceição, Jane Edla e os Pescadores da colônia do Distrito de Barra do Tarrachil.
 "A entrega dos barcos faz parte do Projeto Renovar, que visa substituir as embarcações obsoletas atuais por barcos mais leves e seguros, dando mais conforto aos pescadores e contribuindo para o aumento de sua produtividade e renda", complementa o gestor da Bahia Pesca.
Durante o Seminater a Bahia Pesca também apresentou aos pescadores da região o programa de micro crédito produtivo orientado da Caixa Econômica Federal. O programa beneficia os pescadores que recebem assistência técnica da Bahia Pesca e estão cadastrados no sistema CadCidadão - módulo do Programa Vida Melhor - com empréstimos iniciais de até mil reais. "Mas à medida que estes profissionais forem expandindo sua produção, o volume de crédito ofertado também crescerá. Os recursos serão direcionados para a aquisição de matérias primas e insumos, máquinas e equipamentos ou melhorias nos empreendimentos", explicou Cássio Peixoto.

A pesca na região
O território de Itaparica é responsável atualmente por cerca de 85% da produção de peixes cultivados no Estado e é um dos maiores produtores do Brasil, com uma produção de cerca de 10 mil toneladas de peixes por ano, empregando direta e indiretamente três mil pessoas.  Nos últimos sete anos a Bahia Pesca vem investindo fortemente na região, com a reforma e ampliação da Estação de Piscicultura Caiçara II, da Unidade de Processamento de Pescado de Xingozinho e das Unidades Modulares de Beneficiamento de Pescado no Município de Glória. Por meio do fomento, a empresa implantou ainda projetos de piscicultura nos municípios de Rodelas, Chorrochó e Glória.


"Na nova visão da Bahia Pesca, o momento agora é para garantir a qualificação técnica dos produtores da região, por meio de intensificação das ações de Ater, focada principalmente na garantia de condições que permitam aos produtores caminharem com mais autonomia", diz o presidente da Bahia Pesca. "A partir de agora os escritórios regionais da empresa, unidades produtivas, terminais e estações experimentais terão uma maior interface com o produtor, tornando-se o local de referência para que estes profissionais possam se apoderar de novos conceitos e de novas tecnologias", finaliza.

Fonte: site prefeitura municipal de Chorrocó

Nenhum comentário: