sexta-feira, julho 25, 2014

FESTA DOS VAQUEIROS DE CHORROCHO E AS NOVIDADES DESSE MEGA EVENTO TÃO AMADO E PERSEGUIDO.


Eloy Netto-Hoje 25, e vai ate o dia 27, a 28ª edição da maior manifestação cultural do município de Chorrocho, a "Festa dos Vaqueiros"!Devido à forte estiagem (seca) nos últimos dois anos, a festa ficou reduzida apenas em dois dias, hoje com o fim da estiagem a tradicional festa dos vaqueiros retorna aos seus três dias de festa em homenagem aos vaqueiros. Esse ano com varias novidades por parte da organização da festa. Por exemplo, a divulgação da programação bem antecipada(terá sido a concorrência?), E no domingo 27, totalmente gratuito a comunidade e aos vaqueiros, apesar de que no sábado a associação dos vaqueiros distribui ingressos para os vaqueiros encorados. Outra novidade será a homenagem que a prefeita Rita Campos fará a festa, e aos vaqueiros, demonstrando respeito e valorização a festa, e aos vaqueiros. Não poderia deixar de falar da festa chapéu de couro, que nos últimos dois anos vem batendo de frente com a festa dos vaqueiros e com a justiça. Mais esse ano, a justiça foi feita e foi parcialmente embargada pelas autoridades judiciais.
E será somente realizada um dia, com horário fracionado, no dia 27 de julho das 19h00m as 23h00. Festa esta, que no seu inicio era somente realizada em um dia somente, e em horários que não prejudicava as homenagens aos vaqueiros nem aos donos de bares. Pois os donos de bares também reclamavam muito desse evento. Ressalva-se que, os  momento dos donos bares e barracas faturarem melhor em suas vendas, era justamente na hora da festa chapéu de couro, onde o povo deixava as ruas de Chorrochó praticamente vazia, e só iam prestigiar a festa particular de um único dono “chapéu de couro”. Nos últimos dois anos a organização da festa mudou de cara, mais a perseguição continuou a mesma, com isso o desgaste pessoal dele, também. E é bom frisar, que Chorrochó não tem porte para duas festas desse porte, nem segurança para garantir a tranqüilidade da comunidade. Se quiserem compará com a cidade Curaçá, nem se compara! Veja o publico de Curaçá e compare com o de Chorrochó, quer dizer, não é nem para se comparar! Mais no meu ponto de vista querem trazer a disputa política para a festa maior e melhor do municipio, e quem sai perdendo são os organizadores de ambas festas, e principalmente os vaqueiros e a sociedade.
No entanto, vamos curti as festas na tranqüilidade e paz como sempre foi. Aguardem na próxima semana todos os bastidores do final de semana festivo em Chorrocho, aqui no blog chorrochoemfoco.


Nenhum comentário: