quarta-feira, agosto 06, 2014

POR FALTA DE DIAGNOSTICO PRÉVIO DE MÉDICOS DE RODELAS- JOVEM TEVE SUA VIDA INTERROMPIDA- "Drº PORQUE A MENINA CONTINUA GEMENDO? ELA DEVE ESTA SONHANDO" DISSE O Drº DANTE.


Nesta quarta-feira, 6, uma adolescente  de Rodelas, BA,  morreu na cidade de Paulo Afonso, no Hospital Nair Alves de Sousa. Trata-se de  Tamires Silva de Oliveira.  

Acionado pela família da adolescente, este blog foi ao velório de Tamires.  
            
D. Neide, mãe de Tamires, residente no bairro da Caixa d´Água, em Rodelas, BA, desabafou dizendo que sua filha morreu por erros médicos e à míngua,  pois a Prefeitura não fez simplesmente nada a seu favor.

D. Neide fez o seguinte relato:

“Ela (Tamires) começou assim, crescendo a barriga, tossindo, gemendo a noite toda.  Acordava gemendo e vomitando. Aí eu levei pra Dr. Dante em junho. Aí ele passou um xarope, um remédio pra rinite alérgica e nebulização. Aí eu pedi a ele pra passar um exames. Ele passou  de fezes, urina, sangue. Aí eu fiz . Quando recebi, não deu nada. Eu fui lá levar. Já tinha terminado o xarope e continuava na mesma a menina, do mesmo jeito. Aí eu perguntei: doutor, porque a menina continua gemendo?  Doutor Dante: ela deve está sonhando. A noite a gente num mastiga, dormindo? Foi o ele disse. Aí eu disse: e o vômito dela que não corta, tudo que ela come ela bota pra fora? Aí Dr. Dante disse: é alergia ao remédio, mas que remédio que ela estava tomando só o xarope? E já tinha acabado. Aí passou de novo nebulização. Aí eu disse: Doutor, passe um abdome total pra ela. Ele passou, eu fui fazer aqui em Rodelas, na clínica, com Dra Socorro, médica de Belém do São Francisco. Dra. Socorro disse que ela tinha um cisto no útero e uma quantidade de líquido, por isso que a barriga tava grande,  tava enorme, que era pra mim mostrar de novo a ele e pedir pra passar um tomografia. Ai eu fui na segunda, 5 horas da manhã lá pro posto.  Fiz a ficha. Ele não veio porque estava doente. Já não  tinha médico aqui nem na sexta, nem no sábado, nem no domingo e na segunda não chegou. Na terça, não teve de novo. Quando veio aparecer foi doutor Caio,  quarta- feira, quase meio-dia. Aí eu levei lá. Dr.  Caio fez a mesma coisa, igual a Dr. Dante. Não olhou, porque eles não olham na criança, nem bota o aparelho na criança pra escutar o coração, não bota o aparelho de jeito nenhum. Dr. Caio fez a mesma coisa. Escreveu e passou uma tomografia. Aí eu disse: Doutor, coloque urgente porque eu faço amanhã mesmo e trago amanhã mesmo, pois eu ia fazer pago em Salgueiro-PE. Aí o Dr. Caio disse: não precisa não. Se você vai fazer pago, você vai receber no mesmo dia. E eu disse: não recebe não. Por favor, coloque urgente. E o doutor respondeu: se eu estou dizendo que recebe é porque recebe. Aí eu fui a Paulo Afonso e fiz a tomografia. Como ele não botou urgente até hoje não recebi. Paguei oitocentos e trinta reais. Aí, quando foi no ultimo domingo, ela estava mais inchada e ficando roxa. Aí ela veio e me mostrou: mainha, olhe como está ficando roxo.  Aí eu pedi a uma irmã pra que fosse no posto ver se tinha médico pra levar ela lá. Dr. Dante estava lá. Levei ela lá e mostrei a ele. Aí mostrei a barriga dela inchada e as manchas. Ele estava sentado e não chegou perto e disse: eu vou prescrever aqui pra o menino levar você em Paulo Afonso e mandou levar. Minha filha foi em uma ambulância velha, batendo e nem  oxigénio botaram. Quando chegou lá, a menina já chegou com os lábios todo roxo e vomitando dentro da ambulância e as unhas toda roxa. Segunda, na médica do Nair Alves de Sousa, quando contei o que acontecia com ela, ela colocou o aparelho no coração e disse que a menina estava com o coração muito acelerado. Chamou um cirurgião. Veio, olhou e  no mesmo instante fui fazer o raio X e descobrimos que a menina estava com o coração enorme, a válvula fechando e o coração crescendo. O médico do Nair Alves de Sousa pediu que ela viajasse  em uma UTI móvel, pois tinha que ir a Petrolina-PE, pro IMIP, e pediram a prefeitura de Rodelas, mas a ambulância que chegou foi a mesma que nos trouxe até aqui, e a médica não deixou viajar naquela ambulância, pois não estava em condições alguma de viajar. A prefeitura garantiu que a UTI móvel chegaria terça de manhã, mais até hoje quando saí com minha filha morta não tinha chegado, pois o secretário disse que a secretaria de saúde não tem fundos e o prefeito disse que não tinha condições de pagar e a UTI móvel custava oito mil reais. A prefeitura não me ajudou em nada, e o carro que foi me buscar foi o da SECOF. O médico do Nair Alves de Sousa disse que ela só precisava só de uma cirurgia e trocar a válvula  do coração que estava fechando, que ela teria uma vida normal, sem precisar tomar remédio. Minha filha morreu pela madrugada. “

O Blog Velho Chico  apresenta condolências À família de Tamires e pede que Deus dê força a todos para superar a dor dessa  perda.

FONTE:Depoimento gravado em áudio. BLOG VELHO CHICO-MARCOS OLIVEIRA


Nenhum comentário: