O Instituto Veritá
confirmou ao jornal Folha de S. Paulo que uma pesquisa de intenção de votos
feita pela entidade foi divulgada pela propaganda do candidato derrotado Aécio
Neves (PSDB) com os dados equivocados. A informação infudada seria a liderança
de Aécio em Minas Gerais, com 14 pontos de vantagem sobre Dilma Rousseff (PT).
A pesquisa o mostrava com 57%, ante 43% da petista. A pesquisa nacional para
presidente contou com 5.161 entrevistas, sob o registro BR-01067/2014 no
Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Apesar do total de entrevistados em Minas
serem o suficiente para compor o quadro nacional, era insuficiente para
retratar a realidade local, pois foram ouvidos somente 561 eleitores na região.
Mesmo assim, a campanha usufruiu dos dados, mesmo sendo pontuado pelo próprio
Instituto que não necessariamente o índice representava a intenção de votos de
Minas Gerais. De acordo com registro no TSE, o Instituto seria tanto o
contratado como o contratante da pesquisa.
Fonte: BN
Nenhum comentário:
Postar um comentário