segunda-feira, março 23, 2015

ATENÇÃO EMBASA! COMUNIDADE DO IBÓ MORA PRATICAMENTE DENTRO DO RIO, E FICA SEM AGUA!


A comunidade distrito de Ibó no município de Abaré tem enfrentado dias de transtornos no que diz respeito ao fornecimento de água. A praticamente 1 (um ) ano o serviço que era de responsabilidade da prefeitura passou a ser exercido pela Empresa Baiana de Água e Saneamento S. A. – EMBASA que, inclusive passou a cobrar o que até então não era feito. A promessa de qualificação no serviço com tratamento adequado e garantia da frequência da água nas residências animou os iboenses, porém, imediatamente após a assunção da EMBASA tudo se tornou um pesadelo e o que parecia a redenção das águas passou a ser um cotidiano caótico onde a reclamação virou rotina nas esquinas, afinal não há se quer um escritório da empresa onde os consumidores possam se dirigir e realizar suas reclamações obtendo respostas concretas sobre as dúvidas que surgem.
O fato é que a empresa estruturou o quadro pessoal no sentido de promover a imediata instalação de medidores e cadastrar os domicílios efetuando cobranças abusivas e promovendo desordem social.
Para piorar a situação o fornecimento da água não tem regularidade e muito menos um controle de horário. Apesar de residirem a poucos metros da margem do Rio São Francisco a população não sabe quando pode contar com a agua para o consumo e utilização nas atividades higiênicas do lar. Ultimamente o quadro agravou-se de tal forma que já são mais de 6 (seis) dias sem chegar água nas torneiras das famílias e as explicações não chegam ás residências deixando as pessoas apreensivas e transtornadas.
A EMBASA, por sua vez não se pronuncia através de nenhum meio de comunicação que possa levar de forma massiva a informação do que verdadeiramente está ocorrendo sendo este um direito do consumidor. Todos aguardam uma previsão que seja para a normalização do serviço, porém não se ouve uma mensagem em rádio ou carro de som que possa dirimir dúvidas que a quase uma semana pairam sobre as cabeças das pessoas, que, diga-se de passagem, não podem se quer ser devidamente higienizadas pela falta do bem precioso que é a água.
O caso está se tornando um problema de saúde pública, pois sem outra opção, os moradores estão se dirigindo ao leito do rio e colhendo a água bruta para consumo sem o tratamento adequado possibilitando a transmissão de doenças através do contato com bactérias ali existentes.
Contudo, a população clama nas esquinas e aguarda ansiosa, providências que possam sanar ao menos este que um dos MUITOS problemas básicos do dia a dia do povo de ibó.

Por Espedito Novaes

Morador Indignado

Nenhum comentário: