quinta-feira, março 12, 2015

MUITAS DEMANDAS NA REUNIÃO DA CAMARA DE VEREAODORES DE CHORROCHO NA ULTIMA TERÇA FEIRA 10.


Na ultima terça-feira 10, na reunião do poder legislativo de Chorrochó, o que não faltou foi demandas para os vereadores.
Um pouco antes de dar inicio oficialmente a reunião, observamos os vereadores Silvady(PSB) e Luiz Alberto(PT), comentarem sobre a ausência de vereadores tanto desta reunião, como de outras. Os vereadores deveriam ter mais um pouco de compromisso, pois só tem apenas uma reunião por semana. Mais eles entendem Bady e Beto, que caso aja uma necessidade muito grande, que justifique a ausência, ai tudo bem. Relataram os vereadores.

No entanto, as pautas do dia foram: homenagem ao dia internacional das mulheres, saúde, educação,  infraestrutura do município, ISS e ICMS do município e aprovação de alguns requerimentos.
O presidente da casa, vereador Tercius de Fafá(PRTB), inicio a sessão lendo uma linda mensagem dedicada a todas as mulheres do município. Em seguida a vereadora Jane de bento, falou um pouco de sua particularidade feminina, e comentou das dificuldades e preconceitos que ainda existem referentes às mulheres.



Em seguida, deu se inicio aos debates na casa. Por ordem, a vereadora Rosely Nery(PP) usou da palavra, e relatou sobre uma mãe de família residente no distrito de Barra do Tarrachil, que procurou a vereadora para denunciar de um medico conhecido por Drº Leonardo,  onde o mesmo se recusou a fazer atendimento a sua filha dias atrás no posto medico de chorrocho. Onde a jovem chegou ao posto com hemorragia e dores no abdome, aparentemente um caso de urgência. Depois de muito apelo, o medico fez o atendimento. Mesmo assim, a mãe preocupada com a situação de sua filha, foi ao município de Rodelas, onde foi muito bem atendida. Rosely então juntamente com a mãe da jovem procuraram a secretaria de saúde do município e relataram o fato a secretária Raquel Ferraz. Preocupada com o relato da mãe, Raquel sugeriu que a mesma procurasse o ministério publico da cidade. Pois, o que a secretaria do município poderia fazer era abrir uma reclamação ao medico citado.

A vereadora Rosely também pediu a presença de alguns secretários nas reuniões para esclarecer a sociedade, os problemas que os munícipes estão levando aos vereadores. Rosely ainda clamou que a prefeita coloque a patrol do município para trabalhar! Principalmente na estrada mais movimentada do município, onde liga a sede Chorrocho ao distrito de barra do tarrachil.
Falando ainda de saúde, a vereadora Eliete conceição(PDT), aproveitou para denunciar das dificuldades que vem passando para conseguir exames e cirurgias no hospital regional de Juazeiro. Segundo a vereadora, o hospital vem passando por um abandono e desorganização, prejudicando não só, os pacientes de Chorrochó, como de toda região. Eliete propôs aos seus colegas vereadores, união referente a esse caso, que vem prejudicando drasticamente a sociedade chorrochoense. A vereadora sugeriu ate, se unir a outras câmara de vereadores da região, e fazer uma manifestação fechando a BR 116, para chamar atenção do governo do estado,no intuito de ser tomado alguma providencia por parte do governo. O vereador Beto achou melhor inicialmente, fazer um comunicado formal  e oficial a secretaria estadual de saúde e o governador Rui Costa.



Dando continuidade a sua fala, o vereador Luis Alberto, usou de seu tempo, para relatar de uma denuncia gravíssima, que esta no ministério publico, referente a Professora Simone Ferreira de Carvalho falecida em julho de 2014. E que segundo o vereador, o salário da mesma ainda estava sendo depositado em sua conta bancaria. Beto relembrou o caso do senhor Marcelino de “Zé miguim” já falecido também, que teve seu veiculo locado a prefeitura na gestão de Humberto Gomes,no qual o mesmo assinou o contrato, ou seja, o senhor já morto assinou o contrato de locação? No recente caso da professora Simone, o vereador mostrou a todos presentes, o protocolo assinado pelo pai da professora da denuncia já feita no MP. Beto ainda acrescento que na denuncia diz que, o secretario de educação do município Joacir Campos e o ex vereador Antonio Jose(chefinho), foram na casa do pai da professora, para pedir ao mesmo que assinasse alguns documentos, onde seu Manoel iria receber o valor de dois mil reais, e que mais tres mil reais seria devolvido a prefeitura.



O vereador também comentou sobre uma licitação de transporte “muito suspeita” que estava tendo em plena segunda feira de “carnaval” no mês anterior na sede do centro administrativo de Chorrochó. Luis Alberto ainda denuncio de um suposto empresário de nome “Marcinho” que sempre vem ganhando as licitações de transportes de Chorrochó, e só aparece no município nos dias das licitações ou só uma vez por mês para vim pegar o dinheiro dos contratos dos veículos locados. O petista reclama que Marcinho, ganha as licitações e vai embora, e não deixa ninguém da empresa para dar suporte aos veículos, principalmente os transportes escolares. Beto ainda acrescentou em sua fala, sobre os impostos que serão arrecadados pela prefeitura com a vinda de uma grande obra na BR 116. Ele disse que ficará de olho nesses impostos, pois em gestões passadas quase nada foi feito no município com essa arrecadação.



A vereadora Jane de Bento(PP) em sua fala rebateu o vereador Beto referente ao caso dos salários da professora Simone ainda estarem sendo depositado em sua conta. Jane explicou que foi um erro administrativo, igualmente acontece em grandes órgão públicos, a exemplo do INSS. Ela ainda acrescentou que o responsável pelo setor financeiro da prefeitura, Pacheco Filho, virá a camara para dar mais detalhes desse erro aos vereadores e a sociedade. A vereadora inclusive apresentou a todos os presentes, copias dos contra cheques da professora e justificou que todos os salários depositados por engano na conta de Simone, estão “intactos” onde ninguém o sacou ate o momento. E que o numerário pode ser devolvidos aos cofres públicos ou repassados a família, se assim a justiça decidir.Jane de Bento citou também que será instalada uma comissão para investigar o fato, onde terá como presidente dessa comissão a professora Iara Alves.

Vereadores presentes: Pascoal Tercius, Rosely Nery, Beto de Arnobio, Eliete conceição, Jane de Bento, Bady e Ciel Jerico.
Faltosos: Rafaela Araujo e Etevaldo.

Aguardem mais informações sobre os requerimentos aprovados e outros detalhes sobre a reunião da ultima terça-feira 10.

O blog esta a disposição das pessoas citadas nessa matéria, para qualquer esclarecimento, só é nos procurar.





Nenhum comentário: