terça-feira, abril 14, 2015

FALA RUI COSTA!

O anúncio do pagamento da Gratificação de Atividade Policial (GAP 5) é feito por Rui Costa no programa Digaí, Governador!, que vai ao nesta terça-feira (14). Ele também divulga a redução de quase 9% no número de homicídios na Bahia durante os primeiros três meses de 2015. Agora em abril os policiais civis e militares vão receber a GAP 5, que representa, em média, 11% de ganho salarial.

Para o governador, os resultados apresentados até agora ainda estão longe das suas pretensões e são reflexo do esforço de todos que trabalham no Pacto pela Vida – programa estadual que combina ações sociais, prevenção e combate ao crime. “Haveremos de construir um estado com baixos índices de ocorrências criminais”, acrescenta Rui.

OUÇA O PROGRAMA ABAIXO


Na mesma edição, ele cita o encontro com o ministro da Cultura, Juca Ferreira, nesta segunda (13). “Nós tivemos a oportunidade de apresentar ao ministro todas as ações em curso na área cultural, que envolvem as obras da Concha Acústica do Teatro Castro Alves, as obras do PAC Cidades Históricas, [além do] que está projetado para o PAC 3, o projeto da Colina Sagrada do Senhor do Bonfim”.

Confira o vídeo do programa desta terça-feira (14)

 

Outro assunto abordado é a aula inaugural do Programa Jovem Aprendiz, realizada nesta segunda-feira (13). O governador destaca a sua paixão “em abrir oportunidades para a juventude mais vulnerável das periferias das nossas cidades” e pontua os benefícios que o programa oferece aos participantes na vigência do contrato de dois anos - salário, assistência médica e a chance de dar os primeiros passos no mundo do trabalho.

No programa, que é disponível no Blog Digaí, Governador!, Rui fala ainda sobre a ida, nesta terça, ao bairro do Uruguai onde acompanha o atendimento do Odontomóvel na Base Comunitária de Segurança, e das visitas, durante a semana, aos municípios de Ubaí para inaugurar um laticínio voltado para a agricultura familiar; a Conceição da Feira, onde assina ordem de serviço do sistema de abastecimento de água; e a Uruçuca para entrega do Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep).

O Digaí, Governador! é produzido pela Secretaria de Comunicação Social (Secom), veiculado toda terça-feira, às 7h30, pela Rádio Educadora FM 107,5 MHz e reproduzido por vários veículos de comunicação. Está disponível na internet e pelo telefone 0800-071-7328.

CONFIRA FOTOS DA GRAVAÇÃO DO PROGRAMA
  
 

LEIA, NA ÍNTEGRA, O TEXTO DA SÉTIMA EDIÇÃO DO PROGRAMA "DIGAÍ, GOVERNADOR!"

Edmundo Filho:
Olá! Tudo bem? Eu sou Edmundo Filho e este é o nosso encontro semanal com o governador Rui Costa.

Edmundo Filho:
Governador Rui Costa, é com alegria e satisfação que voltamos a conversar, em uma semana em que o senhor recebeu a visita do ministro da Cultura, Juca Ferreira. Tudo bem, governador?

Rui Costa:
Tudo bem. Prazer, mais uma vez, estar batendo um papo aqui com todos os amigos e amigas, e nós tivemos a oportunidade de apresentar ao ministro todas as ações em curso que envolve a grande obra da Concha Acústica, do Teatro Castro Alves, as obras do PAC Cidades Históricas, o que está projetado para o PAC 3, a proposta e o projeto da Colina Sagrada do Senhor do Bonfim. Falei com o ministro também da ideia dos centros culturais nossos, uma proposta de implantação da Bahia Filmes, e eu receberei, nas próximas semanas, a proposta estruturada de uma empresa ou uma agência responsável pelo apoio e pelo incentivo do cinema aqui em nosso Estado.

Edmundo:
E essa semana, governador, começou com uma aula inaugural do projeto Jovem Aprendiz, uma importante ação do Estado em parceria com as Voluntárias Sociais...

Rui Costa:
Olha, eu diria que aqui é a minha paixão, é a paixão de abrir oportunidades para a nossa juventude. A juventude mais vulnerável das periferias das nossas cidades. É a renovação, a aula inaugural de uma nova turma e que visa dar um contrato de dois anos a jovens, que vão receber um salário, vão receber assistência médica, plano de saúde. Eu diria que é uma grande oportunidade para esses jovens, que daí eles vão dar o primeiro passo para a vida profissional, e hoje tivemos o depoimento, bastante emocionado, de um dos jovens, o jovem George, que ao falar demonstrou o quanto aquilo ali serviu de incentivo a ele: o pai e a mãe não tinham concluído os estudos, não tinham nem o segundo grau, a exemplo do meu pai e da minha mãe, e que, portanto, ele hoje tinha ingressado na universidade, começou a fazer a Ufba este ano, e deu um depoimento para os outros jovens que iniciam o programa, o quanto foi importante para a vida dele, sugerindo, incentivando que esse jovem abrace esse programa.

Edmundo:
E a sua visita ao Odontomóvel, na Base Comunitária do Uruguai, nessa semana faz parte de uma série de ações do Estado na área da Segurança Pública. São ações sociais, destacadas pelo secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Geraldo Reis. Vamos acompanhar, governador?

Rui Costa:
Vamos sim!...

Geraldo Reis:
Nós estamos preparando um kit de serviços itinerantes a serem ofertados em todas as Bases Comunitárias.

Rui Costa :
Ah, sim, eu diria que no governo Jaques Wagner nós tivemos um grande avanço, que ajudou e muito a reduzir os indicadores de violência em várias comunidades. Algumas chegando a zero de homicídios nessas comunidades. Mas, por enquanto, ficou o trabalho da Polícia Militar e da Polícia Civil. E nós estamos chegando agora com os outros serviços: o tratamento odontológico, Saúde em Movimento, SAC, Procon, enfim, é o Estado chegando com os serviços. Eu já fui na do Bairro da Paz, na Fazenda Coutos e estou indo visitar o bairro do Uruguai, porque a ideia é esta de levar o Estado e a área social, a área cultural, educacional, de saúde, enfim, todos os serviços públicos para próximo dessas comunidades, somando o esforço, junto com a Polícia Militar e a Polícia Civil, da cidadania, dos direitos das pessoas e levando paz e acesso ao bem público que a população merece e precisa.

Edmundo:
Governador, nesse mês de abril agora temos uma boa notícia para os policiais Civis e Militares do Estado da Bahia, também?

Rui Costa:
Sim. Continua o processo de valorização dos nossos policiais. Será efetivado e pago, agora no mês de abril, que é a chamada GAP 5. E, portanto, vai ser pago esse mês, o que dá, em média, o valor em torno de 11, 12% de variação salarial para o policial Militar e Civil. E eu quero aqui agradecer a cada um dos policiais, porque nesses 90 dias, nós conseguimos reduzir em quase 9% o número de homicídios em nosso Estado. Ainda estamos longe do que queremos, mas estamos dando passos largos, e haveremos, com o Pacto pela Educação, com o investimento em cultura e esporte e com o trabalho dos nossos policiais, haveremos de construir um Estado com baixos índices de ocorrências criminais, e que tenhamos paz, tranquilidade para os baianos e baianas. Então, eu quero anunciar mais esta valorização dos nossos policiais e, ao mesmo tempo, agradecer e parabenizar o seu empenho, a sua dedicação.

Edmundo:
Governador, esta semana o senhor vai a três cidades, levando mais de R$ 5 milhões em investimentos para a população. É o governo cada vez mais perto do nosso povo?

Rui Costa:
Ah, com certeza! E eu brinco sempre, as pessoas dizem que eu sou um bom gestor, que eu sou um bom gerente, mas eu gosto mesmo é de estar perto das pessoas e conhecer os problemas e ajudar a levar soluções. Eu vou na cidade de Uibai levar um importante equipamento: inaugurar um laticínio voltado para a agricultura familiar, para alavancar e crescer a produção de leite. Vou na sexta-feira no município de Conceição da Feira dar ordem de serviço em sistema de abastecimento de água. E no sábado, eu vou no município de Uruçuca para inaugurar um novo departamento, o departamento da Polícia Militar e da Polícia Civil chamado Disep, que são as novas unidades que vão reunir a Polícia Civil e a Polícia Militar para levar mais segurança para Uruçuca e toda região, que nós vamos inaugurar vários ao longo do ano.

Edmundo:
Governador Rui Costa, mais uma vez obrigado pela participação em nosso programa, e até o nosso próximo encontro. Um abraço.

Rui Costa:
Um abraço. É um prazer. Espero que vocês continuem participando aí nas redes sociais e no site Diga Ai, Governador, deixando a sua sugestão, para que possamos bater esse papo semanal. Forte abraço.

Fonte: secom/BA

Nenhum comentário: