sábado, maio 30, 2015

MOSTRA CULTURAL: TRANSFORMANDO O LIXO EM CULTURA ACONTECE DIA 31 NO PARQUE BELVEDERE


A AGAPPA - Associação do Grupo de Artesãos e Produtores de Paulo Afonso, através do Edital de culturas Identitárias 10/2013 Secretária de Cultura | Centro de Culturas - Populares e Identitárias | Fundo á Cultura e apoio da Prefeitura Municipal de Paulo Afonso, realizou oficinas de artesanato e  teatro. O projeto surgiu como um diferencial no uso do lixo, pois trabalha com a conscientização do uso responsável e com a preocupação com oMeio Ambiente, de modo a oferecer uma alternativa proveitosa para o aproveitamento de materiais que seriam jogados fora, como é o caso dos restos da tilápia, peixe beneficiado pelas empresas NETUNO e AAT, que em seu processo de criação, manejo e aproveitamento, na extração do filé, grande parte do peixe, sobretudo aquilo que não serviria para nada , é aproveitado pelo grupo de artesãos, que já estão produzindo material de artesanato e aproveitando tanto o couro quanto as escamas, além de outros materiais como: garrafas pet´s, CD/DVDs velhos, bucha vegetal, caixas de leites, etc,de forma a reduzir o desgaste ambiental.


E neste domingo 31 de Maio será realizad a Mostra Cultural: Transformando o Lixo em Cultura resultado das oficinas que irão até o final do mês de junho. A Mostra iniciará a partir das 14h no Parque Belvedere que contará com o Trio Dona FlorindaBanda de Pífano de Santa Brígida, e apresentações de dança e teatro do grupo da terceira idade, além da mostra de artesanato dos materiais produzidos durante as oficinas.



A peça "Pedido de Socorro" é centrada em diálogos entre os planetas, o Sol e a Lua, preocupados com a situação da Terra, com tanta poluição e degradação. Quem narra essa aventura é um cientista. A peça tenta trazer uma mensagem de conscientização de reutilização e descarte consciente do lixo no planeta.

Fonte: Blog Cultura Territorial Itaparica


Nenhum comentário: